Desenvolvimento de módulo de RPG (Roleplaying game) para material didático

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silvano, Fabiano Valdele

Orientador

Castiñeira, Maria Inés

Coorientador

Resumo

This project presents the process of producing a module or manual for Role Playing Game, with the intention of being used as didactic material by teachers of various disciplines. One of the intentions is an attempt to approach the teaching staff with the students' daily life, since in some cases they see the teaching institution as antagonistic to their needs. The set of rules used is already exists, but it has been adapted for teachers who have never had contact with RPG before, easily understood by students and to create a dynamic classroom environment. The Bruce Archer diagram was used as the basis of design methodology, and some adjustments were necessary to be more focused on editorial design. There are three important phases in methodology: analytical, creative and executive. In the analytical phase, a briefing is made regarding the profile of the target audience and their daily reality, an analysis of similar products in the national market and finally the design strategies for the production of the content are defined. In the creative phase, the graphic structuring is done, elements such as typography, illustrations and grids are tested and produced structural alternatives and the entire content hierarchy is planned. In the executive phase, the layout, file closing, prototype production and a feasibility analysis of the material are done. Through the use of analysis and design techniques, the creation of the manual follows a hierarchy of information from a standard RPG manual, with a focus on production that is easy to access and handle.
Este projeto apresenta o processo de produção de um módulo ou manual para RPG (Role Playing Game), com o intuito de ser utilizado como material didático por professores de variadas disciplinas. Uma das intenções é uma tentativa de aproximação do corpo docente com o cotidiano dos alunos, já que estes, em alguns casos veem a instituição de ensino como antagonista às suas necessidades. O conjunto de regras desenvolvido já é existente, porém foi adaptado para profissionais que nunca tiveram contato com o RPG, visando a ser de fácil entendimento para os professores e também para os alunos, além de criar um ambiente dinâmico em sala de aula. O diagrama de Bruce Archer foi escolhido como base da metodologia projetual, com algumas adaptações para estar mais voltado ao design editorial. Existem três fases importantes na metodologia: analítica, criativa e executiva. Na fase analítica, é feito um briefing a respeito do perfil do público-alvo e de sua realidade do cotidiano, uma análise de produtos similares no mercado nacional e, por último, são definidas as estratégias de design para a produção do conteúdo. Na fase criativa, é feita a estruturação gráfica, elementos como tipografia, ilustrações e grids foram testados, além de terem sido produzidas alternativas de estrutura e planejada toda a hierarquia do conteúdo. Na fase executiva, é realizada a diagramação, o fechamento do arquivo, a produção do protótipo e, ainda, uma análise de viabilidade do material. Por meio da utilização de análises e técnicas de design, a criação do manual segue a uma hierarquia de informações de um manual de RPG padrão, com o foco para uma produção de fácil acesso e manuseio.

Palavras-chave

RPG, Design editorial, RPG no ensino

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