Prototipação de aplicativo para comunicação entre médicos e pacientes para a clínica Pró Cuore

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Benitez, Liz Michely Silva

Orientador

Silva, Cláudio Henrique

Coorientador

Resumo

When the patient goes to the doctor for answers about their illness and treatment, and all the emotional burden, they need to deal with a wealth of information about their health problem, what they can and cannot do, among other things. This generates many doubts, especially outside the consultation, sometimes fear or insecurity. But doctors need to take care of many patients at the same time, repeat the same guidelines over and over, always seeking the best for patients, but not having so much time to follow up with all cases with quality. This project's goal is bring empowerment to the patient and agility to the doctor, making their relationships closer, beyond the consultation. Used the Design Thinking methodology (model proposed by the Hasso-Plattner Design Institute in Stanford of five steps: empathise, definition, ideation, prototype and test), the UX Design approach and tools such as: Personas, Empathy Map, User Journey, Insights Cards, Requirements List, Mind Map, Brainstorming, Ideal User Journey, Blueprint, Content Inventory, Sitemap, User Flow, Sketch, Wireframes and Workflows, generating a prototype of a mobile application, where the patient can make their appointments, follow up their treatment, send their questions to chat at any time with your doctor, forward exam files, etc. - and where the doctor can manage their schedule, track each patient's steps, determine how many exams or returns will be needed, clear small questions and avoid having your patient travel long distances unnecessarily. It is a way to improve people's quality of life without losing the most important thing: their personal relationship.
Quando o paciente vai até o médico em busca de respostas sobre sua doença e tratamento, além de toda a carga emocional, ele precisa lidar com uma série de informações sobre seu problema de saúde, o que pode ou não fazer, entre outras coisas. Isso gera muitas dúvidas, principalmente fora da consulta, às vezes medo ou insegurança. Já os médicos precisam cuidar de muitos pacientes ao mesmo tempo, repetir várias vezes as mesmas orientações buscando sempre o melhor para os pacientes, mas não dispondo de tanto tempo para acompanhar todos os casos com qualidade. O objetivo desse projeto é de trazer empoderamento ao paciente e agilidade para o médico, fazendo com que as relações entre eles fiquem mais próximas, a além da consulta. Utilizou-se a metodologia de Design Thinking (modelo proposto pelo Instituto Hasso-Plattner de Design em Stanford de cinco etapas: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste), a abordagem de UX Design e ferramentas como: Personas, Mapa de Empatia, Jornada do Usuário, Cartões de Insights, Lista de Requisitos, Mapa Mental, Brainstorming, Jornada Ideal do Usuário, Blueprint, Inventário de Conteúdo, Sitemap, Fluxo do Usuário, Sketch, Wireframes e Workflows, gerando um protótipo de um aplicativo móvel, onde o paciente pode marcar suas consultas, acompanhar seu tratamento, enviar suas dúvidas a qualquer momento, conversar pelo chat com seu médico, encaminhar arquivos de exames e etc. – e onde o médico possa gerenciar sua agenda, acompanhar os passos de cada paciente, determinar quantos exames ou retornos serão necessários, tirar pequenas dúvidas evitando que seu paciente se desloque de grandes distâncias sem necessidade. É uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas sem que elas percam o mais importante: a relação pessoal.

Palavras-chave

Aplicativos médicos, UX Design, Design Thinking

Citação

Coleções