Análise do acidente com o voo 447 da Air France quanto ao tubo de pitot: contribuições para melhorias na segurança operacional

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Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Rank, Luciane

Orientador

Kindermann, Conceição Aparecida

Coorientador

Resumo

The purpose of the analysis is to analyze the outcome of Flight 447, a flight safety arbitration process. As a methodology of data collection, it was a bibliographical and documentary research with a qualitative approach. The whistle tube was the largest in the indication of any of the aircraft's plates, and this left the pilots very confused about the parameters. Air France, the United States and the United States have verified that safety is part and parcel of all the pilot's work. The theoretical basis was an official report on the subject of the contract, also some related articles as an event as well as the National Civil Aviation Agency of ANAC, a BEA Bareau d'Eneaktes et d'Analyzes pour la Sécurité Civil Aviation Agency, Handbook Operational Safety Management (MGSO), International Civil Aviation Organization (ICAO), Bureau of Civil Aviation Investigations and Analyzes, and the DECEA (Airspace Control Department) website that addresses operational safety. From the analysis of the data, it was possible to have a greater degree of understanding about what happened with the Air France aircraft as an important whole for the safety of operations around the world. In this way, the aviation professional should always be focused on the flight and always observe a standardization imposed by the aircraft manufacturer, manuals, company bulletins.
O objetivo geral da pesquisa é analisar o acidente com o voo 447, a fim de trazer contribuições à segurança operacional. A metodologia usada quanto a coleta de dados, foi a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O tubo de pito foi o grande responsável pela má ou nenhuma indicação nos painéis da aeronave, e isso deixou os pilotos muito confusos em relação aos parâmetros. Foi observado vários acontecimentos que também fizeram parte do acidente da Air France, e esses mesmos também analisamos e verificamos a fim de agregar cada vez mais, que a segurança faz parte de todo o tempo do trabalho do piloto. A base teórica usada foi a partir do relatório oficial final do acidente ocorrido, também alguns artigos relacionados a este fato como também em sites como o da Agência Nacional de Aviação Civil a ANAC, a BEA Bareau d’Enquêtes et d’Analyses pour la Sécurité de l’Aviation Civile (Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil) agência do governo francês que tem a missão de investigar acidentes aéreos, documentos da OACI Organização de Aviação Civil Internacional, Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (MGSO), e site do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) que aborda a segurança operacional. A partir da análise dos dados, foi possível ter um maior entendimento não só sobre o ocorrido com o avião da Air France como também compreender o quão importante é a segurança nas operações das aeronaves em todo o mundo. Desta forma, o profissional da aviação deve estar sempre em boas condições para o voo e sempre observar a padronização imposta pelo fabricante das aeronaves, manuais, boletins da empresa.

Palavras-chave

Tubo de pitot., Segurança operacional, Aeronave, Aviação

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