Aerodinâmica: o desenvolvimento de dispositivos hipersustentadores e seus benefícios à segurança operacional

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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Sampaio, Ícaro Marcolin
Orientador
Tavares, Angelo Damigo
Coorientador
Resumo
This work had as objective to describe the advancements in aerodynamics to development of highlift devices and its benefits to flight safety. It is a descriptive research, with bibliographic collected data e qualitative conclusion, by information found in books, printed media, magazines, movie and internet. Is explained basics about flight aerodynamics, the main forces that affects flight, Newton’s Third Law in aviation, how acts the Bernoulli’s Principle on the airfoil, how an aircraft flies, the phenomenon of lift loss known as stall and its relation with lift and drag, then typification and differences of highlift devices as trailing edge flaps, leading edge flaps, slats, slots and its benefits. In sequence, are exposed the critical flight phases, when are applied the highlift devices and effects in aircrafts performance, fuel economy, reduction of crew workload and better use of airspace due to traffic. Through the research, reckoned due to the application of aerodynamics notions, were brought forth benefits by the development and improvement of the highlift devices, enhancing performance of aircrafts, pilots and increasing the operational safety.
Este trabalho teve como objetivo descrever os avanços na aerodinâmica voltados para o desenvolvimento dos dispositivos hipersustentadores e seus benefícios à segurança operacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com coleta de dados bibliográficos e conclusão qualitativa, através de informações em livros, impressos, revistas, filme, sites e blogs da internet. Explica-se aerodinâmica básica de voo, as principais forças atuantes, a Terceira Lei de Newton na aviação, como age o Princípio de Bernoulli no aerofólio, como uma aeronave voa, o fenômeno de perda de sustentação conhecido como estol e sua relação com a sustentação e o arrasto aerodinâmico, seguindo com a tipificação e diferenças dos dispositivos de hipersustentação, como flaps de bordo de fuga, flaps de bordo de ataque, slats, slots e seus benefícios. Em sequência, são expostas as fases críticas do voo, momentos da aplicação dos dispositivos hipersustentadores e seus efeitos na performance das aeronaves, juntamente aos efeitos positivos na economia de combustível, redução da carga de trabalho de tripulantes e organização do tráfego aéreo. Ao término da pesquisa verificou-se que devido aplicação dos conceitos aerodinâmicos, foram gerados benefícios por meio do desenvolvimento e aprimoramento dos dispositivos hipersustentadores, permitindo assim o aumento na performance de aeronaves, pilotos e nos índices de segurança operacional.

Palavras-chave
Dispositivos hipersustentadores, Aerodinâmica, Flaps, Segurança operacional, Performance
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