Despressurização de cabine: o perigo da hipóxia para tripulação e passageiros
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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Lucas Aparecido de
Orientador
Campos, Antônio Carlos Vieira de
Coorientador
Resumo
With the evolution of the aviation system, the aircraft were able to perform flights at increasingly higher altitudes. The distance traveled to high altitudes are marked by changes in external conditions, which lead to changes in the human body. One of these changes is characterized by a reduction in the oxygen rate due to rarefaction of the air layers. In order to correct this problem, the aircraft are equipped with pressurizing systems that aim to guarantee flight above the layers of clouds, under favorable conditions for the human organism. Some cases may lead to cabin depressurising, resulting in hypoxia for crew and passengers. This research had as general objective to understand about the depressurising of the cabin and the danger of the hypoxia through a scientific approach emphasizing the importance of the training of the team to be able to deal with this situation. The research has as characteristics the description, with bibliographic and documentary procedure. The approach included a survey of the databases of scientific archives on the subject, with the use of books, articles, regulations, standards, magazines and websites, all available in the digital medium, with a qualitative approach. From the review carried out, it is possible to highlight the importance of the theme in front of the everyday of the aviation teams, emphasizing their role in case of a depressurising event. At the end of the research, it is concluded that the lack of more specific knowledge about the consequences of depressurising and lack of information and training can contribute to cases of depressurisation not being adequately resolved. In this way, the team plays a fundamental role in this process, avoiding that the hypoxia compromises the physiological system of the crew.
Com a evolução do sistema de aviação, as aeronaves foram habilitadas a realizar voos em altitudes cada vez mais altas. A distância percorrida até elevadas altitudes são marcadas por alterações nas condições externas, que levam á alterações no organismo humano. Uma dessas alterações é caracterizada por um quadro de redução na taxa de oxigênio devido à rarefação das camadas de ar. A fim de corrigir esse problema, as aeronaves são dotadas de sistemas de pressurização que visam garantir voos em níveis acima das camadas de nuvens, em condições favoráveis para o organismo humano. Alguns casos podem levar a despressurização da cabine, e gera como consequência um quadro de hipóxia para tripulação e passageiros. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender sobre a despressurização da cabine e o perigo da hipóxia por meio de uma abordagem científica ressaltando a importância do treinamento da equipe para poder lidar com essa situação. A pesquisa tem como características a descrição, com procedimento bibliográfico e documental. A abordagem incluiu levantamento nas bases de dados de arquivos científicos sobre o tema, com a utilização de livros, artigos, regulamentos, normas, revistas e sites, todos disponíveis no meio digital, com abordagem qualitativa. A partir da revisão realizada é possível destacar a importância do tema frente ao cotidiano das equipes de aviação, ressaltando o papel dos mesmos casos uma despressurização venha acontecer. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o a falta de conhecimento mais específico sobre as consequências da despressurização e a falta de informação e treinamento pode contribuir para casos de despressurização não sejam resolvidos de maneira adequada. Dessa forma, a equipe desempenha papel fundamental nesse processo, evitando que a hipóxia comprometa o sistema fisiológico da tripulação.
Com a evolução do sistema de aviação, as aeronaves foram habilitadas a realizar voos em altitudes cada vez mais altas. A distância percorrida até elevadas altitudes são marcadas por alterações nas condições externas, que levam á alterações no organismo humano. Uma dessas alterações é caracterizada por um quadro de redução na taxa de oxigênio devido à rarefação das camadas de ar. A fim de corrigir esse problema, as aeronaves são dotadas de sistemas de pressurização que visam garantir voos em níveis acima das camadas de nuvens, em condições favoráveis para o organismo humano. Alguns casos podem levar a despressurização da cabine, e gera como consequência um quadro de hipóxia para tripulação e passageiros. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender sobre a despressurização da cabine e o perigo da hipóxia por meio de uma abordagem científica ressaltando a importância do treinamento da equipe para poder lidar com essa situação. A pesquisa tem como características a descrição, com procedimento bibliográfico e documental. A abordagem incluiu levantamento nas bases de dados de arquivos científicos sobre o tema, com a utilização de livros, artigos, regulamentos, normas, revistas e sites, todos disponíveis no meio digital, com abordagem qualitativa. A partir da revisão realizada é possível destacar a importância do tema frente ao cotidiano das equipes de aviação, ressaltando o papel dos mesmos casos uma despressurização venha acontecer. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o a falta de conhecimento mais específico sobre as consequências da despressurização e a falta de informação e treinamento pode contribuir para casos de despressurização não sejam resolvidos de maneira adequada. Dessa forma, a equipe desempenha papel fundamental nesse processo, evitando que a hipóxia comprometa o sistema fisiológico da tripulação.
Palavras-chave
Despressurização, Hipóxia, Oxigênio, Segurança de voo