Os riscos da exposição ao estresse e à fadiga na aviação civil

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Furlan, Fernando Henrique Esteves

Orientador

Kindermann, Conceição Aparecida

Coorientador

Resumo

This study aimed to know the risks of exposure to stress and fatigue in civil aviation pilots and measures in order to minimize them. In order to do so, he approached varied contents referring to conceptual, historical, structural, legal and functional knowledge about the subject. The research methodology in its elaboration was bibliographical and documental based on printed and electronic material, which was selected, read, quoted and analyzed in order to achieve what was proposed in the objective. The central focus of the research deals with two pathologies that most threaten this activity: stress and fatigue. Among the authors used to carry out the research, the following stand out: Albuquerque; Ramos (2018), Brazil (s / d) Cardoso (2016) Celestino (2017), Feijó; Chamber; Luiz (2014), Ferreira (2017), Itani (2009), Masci (2013) Pellegrino; Marqueze (2019), and others. The results achieved at the end of this study were beyond expectations. The details found in the different authors consulted clarified essential points for the knowledge proposed in the general objective and in the specific ones, adding these with the practice and maintaining the updating of new studies that are emerging, many of them with foundations in the daily practice of the pilots, has the possibility of better results achieved in flight safety. The risks are of accidents, which can be mitigated, since full security does not exist, with the selection of pilots with possible family health histories and train them with the rigors that the profession requires, keeping them in constant behavioral controls.
Este estudo teve o objetivo de conhecer os riscos da exposição ao estresse e à fadiga nos pilotos da aviação civil e medidas a fim de minimizá-los. Para tanto abordou conteúdos variados referentes aos conhecimentos conceituais, históricos, estruturais, legais e funcionais a respeito do tema. A metodologia de pesquisa em sua elaboração foi bibliográfica e documental alicerçada em material impresso e eletrônico, que foi selecionado, lido, citado e analisado com a finalidade de alcançar o que foi proposto no objetivo. O foco central da pesquisa trata de duas patologias que mais ameaçam esta atividade: estresse e fadiga. Entre os autores utilizados para a realização da pesquisa, destacam-se: Albuquerque; Ramos (2018), Brasil (s/d) Cardoso (2016) Celestino (2017), Feijó; Câmara; Luiz (2014), Ferreira (2017), Itani (2009), Masci (2013) Pellegrino; Marqueze (2019), além de outros. Os resultados alcançados ao final deste estudo foram além das expectativas. Os detalhes encontrados nos diferentes autores consultados esclareceram pontos essenciais para os conhecimentos propostos no objetivo geral desta pesquisa, somando-se isso com a prática e, mantendo-se atualizado com novos estudos que vão surgindo, muitos deles com alicerces na prática cotidiana dos pilotos, tem-se a possibilidade de melhores resultados alcançados na segurança de voo. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que os riscos são acidentes, que poderão ser amenizados segurança plena não existe com a seleção de pilotos com possíveis históricos familiares de saúde e treiná-los com os rigores que exige a profissão, mantendo os em constantes controles de comportamentos.

Palavras-chave

Riscos, Estresse e fadiga, Aviação civil

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