Reportes de ocorrências de risco aviário na ATZ Jundiaí para aeronaves em instrução
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Data
2017
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Escudero, Lucas
Orientador
Kindermann, Conceição Aparecida
Coorientador
Abreu, Hélio Luis Camões de
Resumo
The present research had as general objective to analyze the factors that lead the pilots not to
report the sightings with birds in the operations and to stimulate them to proceed correctly in
these cases. It was carried out through a field survey with qualitative and quantitative nature,
in relation to the objectives the procedures, it is a descriptive research. The data were obtained
from a questionnaire with closed questions, applied to Flight Instructors who work at the
Jundiaí-SP Airport. The analysis of the data was done by means of graphs, analyzed
according to the basic rationale. For this base, information was mainly used by CENIPA and
DAESP. At the end of the work, it was concluded that a) the presence of thermals in the
vicinity of the airport increase the Aviary Risk; b) pilots do not report bird sighting correctly
because they are focused on the learning, attention and maintenance of flight of their students;
c) sometimes the congestion of the communication also disrupts the possible reports; and d)
lack of information and encouragement for flight instructors to report after flights.
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores que levam os pilotos a não reportar os avistamentos com pássaros nas operações e estimular os mesmos a proceder corretamente nesses casos. Foi realizada através de um levantamento de campo com natureza qualitativa e quantitativa, em relação aos objetivos os procedimentos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Os dados foram obtidos a partir de um questionário com perguntas fechadas, aplicado a Instrutores de Voo que atuam no Aeroporto de Jundiaí-SP. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos, analisados de acordo com a base fundamentação. Para essa base, foram utilizadas, principalmente, informações do CENIPA e DAESP. Ao finalizar o trabalho, concluiu-se que a) a presença de térmicas nas proximidades do aeroporto aumentam o Risco Aviário; b) os pilotos não reportam corretamente o avistamento com pássaros por estarem focados na aprendizagem, atenção e manutenção do voo de seus alunos; c) por vezes, o congestionamento da fonia também atrapalha os possíveis reportes; e d) falta informação e incentivo para os instrutores efetuarem os reportes após os voos.
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores que levam os pilotos a não reportar os avistamentos com pássaros nas operações e estimular os mesmos a proceder corretamente nesses casos. Foi realizada através de um levantamento de campo com natureza qualitativa e quantitativa, em relação aos objetivos os procedimentos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Os dados foram obtidos a partir de um questionário com perguntas fechadas, aplicado a Instrutores de Voo que atuam no Aeroporto de Jundiaí-SP. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos, analisados de acordo com a base fundamentação. Para essa base, foram utilizadas, principalmente, informações do CENIPA e DAESP. Ao finalizar o trabalho, concluiu-se que a) a presença de térmicas nas proximidades do aeroporto aumentam o Risco Aviário; b) os pilotos não reportam corretamente o avistamento com pássaros por estarem focados na aprendizagem, atenção e manutenção do voo de seus alunos; c) por vezes, o congestionamento da fonia também atrapalha os possíveis reportes; e d) falta informação e incentivo para os instrutores efetuarem os reportes após os voos.
Palavras-chave
Risco aviário, Instrução de voo, Aeroporto de Jundiaí