Reportes de ocorrências de risco aviário na ATZ Jundiaí para aeronaves em instrução

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Data

2017

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Escudero, Lucas

Orientador

Kindermann, Conceição Aparecida

Coorientador

Abreu, Hélio Luis Camões de

Resumo

The present research had as general objective to analyze the factors that lead the pilots not to report the sightings with birds in the operations and to stimulate them to proceed correctly in these cases. It was carried out through a field survey with qualitative and quantitative nature, in relation to the objectives the procedures, it is a descriptive research. The data were obtained from a questionnaire with closed questions, applied to Flight Instructors who work at the Jundiaí-SP Airport. The analysis of the data was done by means of graphs, analyzed according to the basic rationale. For this base, information was mainly used by CENIPA and DAESP. At the end of the work, it was concluded that a) the presence of thermals in the vicinity of the airport increase the Aviary Risk; b) pilots do not report bird sighting correctly because they are focused on the learning, attention and maintenance of flight of their students; c) sometimes the congestion of the communication also disrupts the possible reports; and d) lack of information and encouragement for flight instructors to report after flights.
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores que levam os pilotos a não reportar os avistamentos com pássaros nas operações e estimular os mesmos a proceder corretamente nesses casos. Foi realizada através de um levantamento de campo com natureza qualitativa e quantitativa, em relação aos objetivos os procedimentos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Os dados foram obtidos a partir de um questionário com perguntas fechadas, aplicado a Instrutores de Voo que atuam no Aeroporto de Jundiaí-SP. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos, analisados de acordo com a base fundamentação. Para essa base, foram utilizadas, principalmente, informações do CENIPA e DAESP. Ao finalizar o trabalho, concluiu-se que a) a presença de térmicas nas proximidades do aeroporto aumentam o Risco Aviário; b) os pilotos não reportam corretamente o avistamento com pássaros por estarem focados na aprendizagem, atenção e manutenção do voo de seus alunos; c) por vezes, o congestionamento da fonia também atrapalha os possíveis reportes; e d) falta informação e incentivo para os instrutores efetuarem os reportes após os voos.

Palavras-chave

Risco aviário, Instrução de voo, Aeroporto de Jundiaí

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