Análise da contribuição do SGSO para elevação do número de reportes relacionados ao risco de fauna no aeródromo de Santa Maria-RS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Custódio, Rozangela Chaves

Orientador

Garcia, Cleo Marcus

Coorientador

Kindermann, Conceição Aparecida

Resumo

This study aimed to evaluate the extent to which the Operational Safety Management System (SGSO) contributed to increase the number of reports related to wildlife risk at the Santa Maria Aerodrome, in Rio Grande do Sul. For this purpose, a documentary and bibliographical research methodology was employed with the finality of clarifying important concepts and performing the analysis of data collected on the site of the Center for Research and Prevention of Aeronautical Accidents (CENIPA). The methodology used was descriptive with qualitative character (relationship SGSO Vs Reports) and quantitative (data collection and analysis). The presentation of the data was done through graphs and tables, respecting the current legislation and principles used by CENIPA, National Civil Aviation Agency (ANAC), specific Manuals of Fauna Management, among others, which reinforced the thesis of several authors duly referenced in this work. The theoretical framework was based on James Reason's Organizational Accident Theory, which comprises a chain of events aligned and influenced by human error as the source of accidents and aerial incidents, exemplifying the importance of a well-structured SGSO in Organizations. Based on the results obtained, it was possible to identify to what extent the incentive to report events contributed to raise safety awareness in Santa Maria. It was observed that whenever there was a closer contact between users of the service (aviation) and agents responsible for disseminating the concepts of the SOS, the number of voluntary reports increased considerably. This causes the problem to be perceived by the aerodrome management, initiating the mitigation of the risk. Since the beginning, wildlife has always been a concern, since sharing the same physical space could have irreparable consequences. Currently, with the exponential increase of the aeronautical fleet, the problem has become more notorious, since the number of events related to wildlife risk followed the growth of this mode (flights Vs occurrences). Knowing how catastrophic can become an occurrence involving animals and aircraft on a collision course, it is concluded that operational safety should always be exalted and referenced as a goal by all users of the System.
Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar em que medida o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) contribuiu para elevar o número de reportes relacionados ao Risco de Fauna no Aeródromo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para tal fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com a finalidade de esclarecer conceitos importantes e realizar a análise de dados coletados no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A metodologia utilizada foi a descritiva com caráter qualitativo (relação SGSO vs Reportes ) e quantitativo (levantamento e análise de dados). A apresentação dos dados foi feita por meio de gráficos e tabelas, respeitando a legislação vigente e princípios utilizados pelo CENIPA, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Manuais específicos de Gerenciamento de Fauna, entre outros, o que reforçou a tese de diversos autores devidamente referenciados nesse trabalho. O referencial teórico se baseou na Teoria do Acidente Organizacional de James Reason, que compreende uma cadeia de eventos alinhados e influenciados pelo erro humano como a fonte causadora de acidentes e incidentes aéreos, exemplificando a importância de um SGSO bem estruturado nas Organizações. Com base nos resultados obtidos, foi possível identificar em que medida o incentivo ao reporte de eventos contribuiu para elevar a conscientização da segurança operacional em Santa Maria. Observou-se que sempre que houve um contato mais estreito entre usuários do serviço (aviação) e agentes responsáveis por difundir os conceitos do SGSO, o número de reportes voluntários aumentou consideravelmente. Isso faz com que o problema seja percebido pela administração do aeródromo, dando início à mitigação do Risco. Desde os primórdios, a avifauna sempre foi uma preocupação, visto que dividir o mesmo espaço físico poderia ter consequências irreparáveis. Atualmente, com o aumento exponencial da frota aeronáutica, deu-se mais notoriedade ao problema, uma vez que a quantidade de eventos relacionados ao Risco de Fauna acompanhou o crescimento desse modal (voos Vs ocorrências). Sabendo-se o quão catastrófico pode se tornar uma ocorrência envolvendo animais e aeronaves em rota de colisão, conclui-se que a segurança operacional deve ser sempre exaltada e referenciada como meta por todos os usuários do Sistema.

Palavras-chave

Risco de fauna, Sistema de gerenciamento da segurança operacional, Prevenção de acidentes, Conscientização

Citação