Adequação da instrução de voo inicial à modernização dos métodos de navegação, procedimentos e estrutura do espaço aéreo no Brasil

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Data
2016
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Muzzi, Vitor
Orientador
Abreu, Hélio Luis Camões de
Coorientador
Resumo
The aim of this study was to describe the process of adaptation of the initial flight instruction to the needs of the aviation market in general, in a context of rapid modernization of the navigation methods, procedures and structure of the airspace. Additionally, explaining the difficulties of adapting the education system to this context, in what concerns aircraft and other teaching platforms, instructional programs and bureaucratic barriers. This is characterized as a descriptive research, with documental procedure through documents, regulations and laws. The approach used was qualitative. The analysis of data was based on the procedure of data content analysis, and the data was collected by documentary and bibliographic review. Analyzing the results obtained in the research, one can conclude that the current flight instruction system does not support the adaptations necessary to update the current instruction model. It is necessary to change the structure of the system, seeking alternatives compatible with the characteristics of Brazilian educational institutions, such as MPL (Multiple Crew License), already regulated in Brazil. It was also possible to observe during the work process, that the approached theme lacks of literature, and a greater number of researches about the modernization of the flight instruction system is primordial to the adoption of measures to this end by the competent authorities.
Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de adequação da instrução aérea inicial às necessidades do mercado da aviação em geral, em um contexto de rápida modernização dos métodos de navegação, procedimentos e estrutura do espaço aéreo. Além de explicitar as dificuldades de se adaptar o sistema de instrução a esse contexto, referentes às aeronaves e demais plataformas de ensino, programas de instrução e barreiras burocráticas. Esta se caracteriza como uma pesquisa descritiva, com procedimento documental por meio de documentos, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados, feita com base no procedimento de análise de conteúdo de dados coletados por revisão documental e bibliográfica. Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que o atual sistema de instrução aérea não comporta as adaptações necessárias à atualização do atual modelo de instrução. É preciso mudar a estrutura do sistema, buscando alternativas compatíveis com as características das instituições de ensino brasileiras, como a MPL (Licença de Tripulação Múltipla), já regulamentada no Brasil. Também pode-se observar no decorrer do trabalho, que o assunto abordado carece de literatura, e a realização de um maior número de pesquisas que abordem a modernização do sistema de instrução aérea é primordial para que medidas nesse sentido sejam adotadas pelas autoridades competentes.

Palavras-chave
Instrução aérea, Performance based navigation, Aviação comercial
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