Concessão de aeroportos: uma análise do processo implantado no Brasil na última década

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Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Souza, Kalleb Ambrósio

Orientador

Garcia, Cléo Marcos

Coorientador

Resumo

This paper discusses how the concessions of airports in Brazil in the last decade. The Brazilian and Brazilian subsidiary, and its Brazilian, Brazilian, Brazilian, Brazilian, Brazilian and Brazilian subsidiary, and, consequently, the company improve access to air transportation in Brazil. The service quality services for them, based on the international plans, are those that have the concession contracts, are managed and supervised by ANAC. The objective of this work is: To identify the results of Brazilian airport concessions in the last decade. The specific objectives are: To identify as differences between privatizations and concessions; present Brazilian concession models and airports successfully over the last decade; Identify and replace the regulations granted to the capital invested in the airport infrastructure and provide users. The research methodology has as exploratory and explanatory task, with bibliographical and documentary procedures and with the qualitative as well as quantitative approach. It is also intended to contribute to this work so that the benefits for the population with the airports granted are clear, the results point to a high investment in the airport infrastructure, generating aeronautical and non-aeronautical revenues and more comfort and satisfaction of the passengers.
Este trabalho vem discorrer sobre as concessões dos aeroportos no Brasil na última década. A concessão de aeroportos tem como objetivo atrair investimentos para ampliar, aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira e, consequentemente, promover melhorias no atendimento aos usuários do transporte aéreo no Brasil. Os níveis de qualidade dos serviços determinados para esses aeroportos, baseados em padrões internacionais, estão previstos nos contratos de concessão, que são geridos e fiscalizados pela ANAC. O objetivo geral deste trabalho é: Identificar os resultados obtidos com as concessões dos aeroportos brasileiros na última década. Os objetivos específicos por sua vez são: Identificar as diferenças entre privatizações e concessões; apresentar os modelos de concessões e os aeroportos brasileiros concedidos na última década; identificar as melhorias dos aeroportos concedidos quanto ao capital investido na infraestrutura aeroportuária e comodidade aos usuários. A metodologia de pesquisa proposta caracteriza-se como exploratória e explicativa, com procedimento bibliográfico e documental e com abordagem tanto qualitativa, quanto quantitativa. Pretende-se ainda, contribuir com este trabalho para que fique claro os benefícios para a população com os aeroportos concedidos, conclui-se que os resultados das concessões apontam para um elevado investimento na infraestrutura aeroportuária, gerando receitas aeronáuticas e não aeronáuticas e mais comodidade e satisfação dos passageiros.

Palavras-chave

Aeroportos, Concessões, Passageiros, Infraestrutura aeroportuária, Investimentos, Receitas aeronáuticas e não aeronáuticas

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