Viabilidade de implantação do sistema de Runway Status Lights (RWSL) no combate a incursão em pistas nos aeródromos públicos brasileiros
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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Moura, Marcelo
Orientador
Tavares, Angelo Damigo
Coorientador
Garcia, Cléo Marcus
Resumo
The purpose of this paper is to show how using the new technology system track (RWSL) status lights can serve as the last barrier to eventual human system failure avoiding a runway incursion. For years, a series of events has demonstrated the potential risk and severity of such an occurrence. Preventive measures have been taken throughout the international aviation community to improve cabin and traffic control procedures and airport resources. Through a descriptive research with biographical and documentary procedure through websites, scientific articles and accident data that provided a better understanding of the real need for implementation of the RWSL. Through statistics and technical information or this work visa, it is possible to gain a better understanding of the potential risk of runway incursion and the importance of mitigating these security threats. It will demonstrate how technology can quickly and accurately deliver clear information that restores the driver or driver's situational awareness prior to a potential accident. Will comment on the resources needed to use this tool and discuss the feasibility of deployment in Brazil. Concluding a survey, conclude that the benefits offered by the RWSL are quite acceptable, as their deployment is being expanded at major airports around the world.
O objetivo deste trabalho é mostrar que o uso da nova tecnologia de sistema runway status lights (RWSL) pode servir como ultima barreira para a eventual falha humana no sistema evitando uma incursão de pista. Durante anos uma série de eventos demonstrou o potencial risco e a gravidade de uma ocorrência deste tipo. Medidas preventivas têm sido adotadas por toda a comunidade aeronáutica internacional visando o aperfeiçoamento dos procedimentos de cabine e de controle de tráfego, e recursos aeroportuários. Através de uma pesquisa descritiva com procedimento bibiográfico e documental por meio de sites, artigos científicos e dados de acidentes ocorridos, que proporcionam um melhor entendimento da real necessidade de implantação do RWSL. Por meio de estatísticas e informações técnicas o presente trabalho visa proporcionar um melhor entendimento do potencial risco de uma incursão em pista e a importância de se mitigar estas ameaças em prol da segurança. Irá demonstrar como a tecnologia consegue de forma rápida e precisa disponibilizar informações claras que restauram a consciência situacional do piloto ou controlador antes de um potencial acidente. Irá comentar os recursos necessários para utilizar esta ferramenta e discutir a possível viabilidade da implantação no Brasil. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que os benefícios proporcionados pelo RWSL tem um custo bastante aceitável tendo em vista que sua implantação vem sendo ampliada nos principais aeroportos do mundo.
O objetivo deste trabalho é mostrar que o uso da nova tecnologia de sistema runway status lights (RWSL) pode servir como ultima barreira para a eventual falha humana no sistema evitando uma incursão de pista. Durante anos uma série de eventos demonstrou o potencial risco e a gravidade de uma ocorrência deste tipo. Medidas preventivas têm sido adotadas por toda a comunidade aeronáutica internacional visando o aperfeiçoamento dos procedimentos de cabine e de controle de tráfego, e recursos aeroportuários. Através de uma pesquisa descritiva com procedimento bibiográfico e documental por meio de sites, artigos científicos e dados de acidentes ocorridos, que proporcionam um melhor entendimento da real necessidade de implantação do RWSL. Por meio de estatísticas e informações técnicas o presente trabalho visa proporcionar um melhor entendimento do potencial risco de uma incursão em pista e a importância de se mitigar estas ameaças em prol da segurança. Irá demonstrar como a tecnologia consegue de forma rápida e precisa disponibilizar informações claras que restauram a consciência situacional do piloto ou controlador antes de um potencial acidente. Irá comentar os recursos necessários para utilizar esta ferramenta e discutir a possível viabilidade da implantação no Brasil. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que os benefícios proporcionados pelo RWSL tem um custo bastante aceitável tendo em vista que sua implantação vem sendo ampliada nos principais aeroportos do mundo.
Palavras-chave
RWSL, Incursão em pista, Procedimentos de cabine, Controle de tráfego, Recursos aeroportuários