Emissão de gases de efeito estufa pela aviação civil: biocombustíveis no Brasil

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Azevedo, Juliana Prado

Orientador

Garcia, Cleo Marcus

Coorientador

Henkes, Jairo Afonso

Resumo

This research aimed to nurture the world population awareness about climate changes and global warming, in addition to informing the environmental impacts generated by the airline industry and showing its active participation in the intensification of the greenhouse effect, considering that it is a sector in accelerated development. The increase in GHG emissions from burning aviation kerosene, combined with its high cost and the imminent scarcity of fossil fuel sources, have driven the adoption of mitigating measures, among them, the development and use of alternative and renewable energy sources. Sustainable Aviation Fuel (SAF) has been an excellent option to reduce GHG emissions from Civil Aviation. It is an exploratory research with bibliographic and documentary procedure, based on reading articles, virtual encyclopedias, publications, newspapers, books, magazines, virtual documents, reports, regulations and specific laws. The approach used was qualitative. Data analysis was performed using graphics, analyzed according to the theoretical foundation. At the end of the research, it was concluded that the development and use of SAF represent strategic advantages in the socioeconomic and environmental spheres, as it generates jobs in its production chain, can reduce dependence on fossil fuels and reduces the sector's GHG emissions. However, its continuous use depends on government incentives and technological evolution of large-scale production, with a market price similar to that of traditional aviation fuel, making it competitive and attractive to airlines.
Esta pesquisa teve o intuito de fomentar a conscientização da população mundial quanto às mudanças climáticas e ao aquecimento global, além de informar os impactos ambientais gerados pelo setor aéreo e evidenciar sua participação ativa na intensificação do efeito estufa, considerando que é um setor em desenvolvimento acelerado. O aumento nas emissões de GEE pela queima do querosene de aviação, juntamente com seu alto custo e a iminente escassez das fontes de combustíveis fósseis, têm impulsionado a adesão de medidas mitigadoras, dentre elas, o desenvolvimento e o uso de fontes de energias alternativas e renováveis. O bioquerosene tem sido uma excelente opção para reduzir as emissões de GEE pela Aviação Civil. Trata-se de uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental, fundamentada através da leitura de artigos, enciclopédias virtuais, publicações, jornais, livros, revistas, documentos virtuais, reportagens, regulamentos e legislações específicas. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos, que foram analisados de acordo com a fundamentação teórica. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que o desenvolvimento e o uso do bioquerosene representam vantagens estratégicas no âmbito socioeconômico e ambiental, pois gera empregos em sua cadeia produtiva, pode diminuir a dependência em relação aos combustíveis fósseis e reduz as emissões de GEE do setor. Porém, a sua utilização contínua depende de incentivos governamentais e evolução tecnológica de produção em larga escala, com preço de mercado similar ao do querosene de aviação tradicional, tornando-o competitivo e atraente para as companhias aéreas.

Palavras-chave

Efeito estufa, Aviação civil, Biocombustíveis, Mudanças climáticas, Bioquerosene

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