A presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de avião
Carregando...
Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Oliveira, Matheus Amaral Mendes de
Orientador
Kindermann, Conceição Aparecida
Coorientador
Resumo
O presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos
digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta
pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento
bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de
entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a
participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a
tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois
oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos
métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram
que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna
muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses
profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscos
Palavras-chave
Formação de pilotos, Tecnologia aeronáutica, Ensino-aprendizagem, Aviação civil, Piloto de avião