Consciência de risco e situacional, fadiga e o impacto na segurança em comissários de voo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Algieri, Jean Jacques

Orientador

Oliveira, Alessandra de

Coorientador

Resumo

This graduation conclusion essay presents the elements that cause air fatigue to flight attendants, the impact on situational and risk awareness and their consequences on the implementation of security procedures for possible emergencies. This paper consists of an exploratory research as well as documentary and bibliographic procedures. The data analysis was based on studies, articles, air regulation and bibliographic content, in accordance with the theoretical foundation. The approach applied was a qualitative one. The research analyses demonstrates that the occurrence of fatigue in flight attendants is an inevitable component of the air activity, nevertheless, this can be manageable by means of certain practices suggested by the Fatigue Risk Management System (FRMS) recommended by the International Civil Aviation Organization (ICAO), which tackles the problem of fatigue with a new methodology and handles it in a scientific and systemic manner.
Este trabalho de conclusão de curso apresenta os elementos que causam fadiga aérea em comissários de voo, o seu impacto sobre a consciência situacional e de risco, o seu reflexo na aplicação dos procedimentos de segurança em situações de emergência e o Sistema de Gestão de Risco de Fadiga. O presente trabalho consiste de uma pesquisa exploratória com procedimento documental e bibliográfico. A análise de dados foi feita com base em estudos, artigos, regulamentação aérea e conteúdos bibliográficos, de acordo com a fundamentação teórica. A abordagem foi qualitativa. Após a apreciação da pesquisa, observa-se que a fadiga em comissários de voo fica evidenciada como componente inevitável da atividade aérea, mas gerenciável por meio de práticas sugeridas no Sistema de Gestão de Risco de Fadiga (FRMS) recomendado pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) em uma nova metodologia, observando a fadiga de forma científica e sistêmica.

Palavras-chave

Fadiga, Comissários de voo, Segurança de voo, Gestão da fadiga

Citação