Wrong deck landing na aviação de helicópteros no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Machado, Alexandre

Orientador

Oliveira, Marcos Fernando Severo de

Coorientador

Resumo

This research aims to analyze the contributing factors in the occurrences of wrong deck landing in aviation of helicopters in Brazil. Due to the significant expansion in oil exploration in the country and the discovery of the pre-salt, the number of offshore platforms and support vessels equipped with helideck has increased, so the helicopter has become the most widely used mode for transporting people and equipment due to its efficiency and safety. However, this increase in flight demand has led to an increase in the number of landings on the wrong platform that is considered by CENIPA to be an aeronautical incident and poses major security risks in offshore operations. For this reason, it is necessary to describe what a wrong deck landing is, to justify how human factors can be determinant in the occurrence of the wrong deck landing, and to identify mitigating actions that can minimize the risks of the wrong deck landing. Therefore, knowing and understanding the preconditions for its occurrence are at least desirable. An exploratory research, with a bibliographical and documentary procedure and with a qualitative approach, is carried out exclusively through the collection of information through the Internet, since there is still little specialized literature on the subject. In the light of this based on statistical data obtained worldwide, it has been shown that, in recent years, human factors are always related to this type of occurrence in offshore aviation. This research seeks to demonstrate this correlation and presents mitigating actions to minimize the risks of a wrong deck landing.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores contribuintes nas ocorrências de wrong deck landing na aviação de helicópteros no Brasil. Em razão da expansão significativa na exploração de petróleo no país e da descoberta do pré-sal, ampliou-se o número de plataformas marítimas e navios de apoio equipados com helideck, dessa forma, o helicóptero se tornou o modal mais utilizado para o transporte de pessoas e equipamentos por ter maior eficiência devido à sua rapidez e segurança. Entretanto, este aumento na demanda de voos ocasionou a expansão no número de pousos na plataforma errada que é considerado pelo CENIPA um incidente aeronáutico e traz grandes riscos à segurança nas operações offshore. Por esse motivo, faz-se necessário descrever o que é um wrong deck landing, justificar como os fatores humanos podem ser determinantes na ocorrência do wrong deck landing e identificar ações mitigadoras que possam minimizar os riscos do wrong deck landing. Sendo assim, conhecer e entender as pré-condições para a sua ocorrência são, no mínimo, desejáveis. Realiza-se então, uma pesquisa exploratória, com procedimento bibliográfico e documental e com abordagem qualitativa, feita exclusivamente por meio de levantamento de informações via internet, pois, há ainda pouca literatura especializada no assunto. Diante disso, verifica-se que, baseado em dados estatísticos obtidos em âmbito mundial revelam que, nos últimos anos, fatores humanos estão sempre relacionados a esse tipo de ocorrência na aviação offshore. Esta pesquisa busca demonstrar esta correlação e apresenta ações mitigadoras para minimizar os riscos de um wrong deck landing.

Palavras-chave

Pouso em plataforma errada, Helicópteros, Fator humano, Operações offshore

Citação