Implementação do modelo de plano de marketing de McDonald (2006) na empresa Bali House Comércio de Bens Eireli

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Gonçalves, Tainah

Orientador

Cordioli, Luiz Alberto

Coorientador

Resumo

The study verified the applicability of McDonald's (2006) planning model in a small company in the imported furniture retail business. This is a qualitative study, in the form of case study, with data collected through semi-structured personal interview and documentary survey, and analyzed with the help of content analysis techniques. It was observed that the model used has a structure of easy understanding and application, even in cases where there are no specific professionals in the area. The proposed model is complete and covers all stages of the marketing planning process. The results indicate that the marketing planning model is applicable in the imported furniture retail trade. Finally, it is clear that planning, besides being flexible, requires low operation costs and is viable in different small companies.
O estudo verificou a aplicabilidade do modelo de planejamento de McDonald (2006) em uma pequena empresa do ramo de comércio varejista de móveis importados. Trata-se de estudo qualitativo, na forma de estudo de caso, com dados coletados por meio de entrevista pessoal semiestruturada e levantamento documental, e analisados com auxílio de técnicas de análise de conteúdo. Observou-se que o modelo utilizado possui uma estrutura de fácil compreensão e aplicação, mesmo em casos onde não há profissionais específicos da área. O modelo proposto é completo e abrange todas as etapas do processo de planejamento de marketing. Os resultados indicam que o modelo de planejamento de marketing é aplicável no ramo de comércio varejista de móveis importados. Por fim, percebe-se que o planejamento além de flexível, requer baixo custo de operacionalização e apresenta viabilidade em diferentes empresas de pequeno porte.

Palavras-chave

Modelo de planejamento de marketing, Plano de Marketing, Marketing

Citação

Coleções