Modelagem de negócios de canvas na Deore Corretora de Seguros
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Data
2019
Tipo de documento
Relatório de estágio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silveira, Mariana Folster da
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
The general objective of this work was to apply the steps of the modeling of Canvas in
the company Deore insurance broker, located in Palhoça - SC. Theoretically, topics
such as: management, entrepreneurship, business plan and canvas business
modeling were addressed. Methodologically, it was an applied, qualitative, descriptive
and case study, with the use of bibliographical research, documentary research,
application of interviews and use of participant observation. The study made it possible
to identify the perceptions of the organization's managers, customers and competitors
about the dimensions defined by Canvas modeling (value proposition, customer
segment, activities, partners and key resources) applied to the business in question.
In addition, as the company did not have a structured strategic direction, a detailed
SWOT analysis was developed. The main opportunity found is the increase in
household consumption and the greater flow and accessibility of information. As a
more critical threat, the economic crisis and informal competition were observed. As a
strong point, the company has a low cost of operation and, also, the technical
qualification of the insurance broker. As a weak point, the organization has the lack of
personal management and the overload of the manager. A plan of action was also
developed, having as strategies the purchase of management software and the hiring
of a new employee. Finally, the framework of the canvas business modeling was
presented, and the main result is the explanation of the broker's value proposition,
which is convenience, agility, safety, ethics and innovation.
O objetivo geral deste trabalho foi aplicar as etapas da modelagem de Canvas na empresa Deore Corretora de Seguros Eireli, localizada em Palhoça – SC. Teoricamente, foram abordados temas como: administração, empreendedorismo, plano de negócios e modelagem de negócios de Canvas. Metodologicamente, tratouse de uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso, com utilização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de entrevistas e utilização de observação participante. O estudo possibilitou identificar as percepções do gestor da organização, dos clientes e dos concorrentes sobre as dimensões definidas pela modelagem de Canvas (proposta de valor, segmento de cliente, atividades, parceiros e recursos-chave) aplicadas ao negócio em questão. Além disso, como a empresa não tinha um direcionamento estratégico estruturado, foi desenvolvida uma análise SWOT detalhada. A principal oportunidade encontrada é o aumento do consumo das famílias e o maior fluxo e acessibilidade das informações. Observou-se, como ameaça mais crítica, a crise econômica e a concorrência informal. Como ponto forte, a empresa tem um baixo custo de operação e, também, a qualificação técnica do corretor de seguro. Como ponto fraco, a organização tem a falta de uma gestão pessoal e a sobrecarga do gestor. Foi desenvolvido, ainda, um plano de ação tendo como estratégias a compra de um software de gestão e a contratação de um novo colaborador. Por fim, foi apresentado o framework da modelagem de negócios de Canvas, sendo que o principal resultado é a explicitação da proposta de valor da corretora, que é a comodidade, agilidade, segurança, ética e inovação.
O objetivo geral deste trabalho foi aplicar as etapas da modelagem de Canvas na empresa Deore Corretora de Seguros Eireli, localizada em Palhoça – SC. Teoricamente, foram abordados temas como: administração, empreendedorismo, plano de negócios e modelagem de negócios de Canvas. Metodologicamente, tratouse de uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso, com utilização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de entrevistas e utilização de observação participante. O estudo possibilitou identificar as percepções do gestor da organização, dos clientes e dos concorrentes sobre as dimensões definidas pela modelagem de Canvas (proposta de valor, segmento de cliente, atividades, parceiros e recursos-chave) aplicadas ao negócio em questão. Além disso, como a empresa não tinha um direcionamento estratégico estruturado, foi desenvolvida uma análise SWOT detalhada. A principal oportunidade encontrada é o aumento do consumo das famílias e o maior fluxo e acessibilidade das informações. Observou-se, como ameaça mais crítica, a crise econômica e a concorrência informal. Como ponto forte, a empresa tem um baixo custo de operação e, também, a qualificação técnica do corretor de seguro. Como ponto fraco, a organização tem a falta de uma gestão pessoal e a sobrecarga do gestor. Foi desenvolvido, ainda, um plano de ação tendo como estratégias a compra de um software de gestão e a contratação de um novo colaborador. Por fim, foi apresentado o framework da modelagem de negócios de Canvas, sendo que o principal resultado é a explicitação da proposta de valor da corretora, que é a comodidade, agilidade, segurança, ética e inovação.
Palavras-chave
Empreendedorismo, Modelagem de negócios de canvas, Corretora de seguros