Relação entre marketing interno e engajamento de funcionários: estudo em uma cooperativa de crédito

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Data

2019

Tipo de documento

Relatório de Estágio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Kuhnen, Ana Roberta de Abreu

Orientador

Sarquis, Alessio Bessa

Coorientador

Resumo

O estudo analisou a relação entre os constructos marketing interno e engajamento de funcionários, no contexto de uma cooperativa de crédito no Brasil. Trata- se de estudo quantitativo, descritivo, com uso de levantamento de campo e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário auto administrado, disponibilizado na plataforma Google Forms, e analisados com auxílio de técnicas estatísticas descritiva e regressão múltipla. Os resultados apontam que, no contexto da cooperativa estudada, o engajamento dos funcionários é influenciado pelas três dimensões de práticas de marketing interno analisadas; que a comunicação interna tem influência positiva sobre a conexão emocional dos funcionários; que o treinamento de pessoal está positivamente relacionado com a retenção e recomendação de funcionários; revelou também que a dimensão pesquisa interna tem influência positiva sobre retenção de funcionário e sobre a conexão emocional de funcionários. O estudo contribuiu para a literatura de marketing interno, confirmando a relação estatística sinalizada em pesquisas anteriores entre marketing interno e engajamento de funcionários, a partir de evidências empíricas coletadas no contexto de uma cooperativa de crédito no Brasil.

Palavras-chave

Marketing interno, Práticas de marketing interno, Engajamento de funcionários, Cooperativa de crédito

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