Sistema de help-desk em empresas de ERP: implantação de sistema help-desk na empresa ERP Alfotec S.A

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Alfonso, Fabiano da Silva

Orientador

Fernandes, Roberto Fabiano

Coorientador

Resumo

O Help-Desk é um termo em inglês que significa “Balcão de Ajuda”, em outras palavras ele é um software criado pela equipe de Tecnologia da Informação da empresa, com o intuito dos usuários relatarem problemas ou solicitações relacionas a TI via software. O serviço de Help- Desk centraliza o recebimento das solicitações dos usuários, o que facilita as respostas e resolução dos problemas. Este serviço pode ser realizado tanto dentro de uma empresa, quanto externamente com a prestação de serviços aos usuários através de um sistema de gerencia-mento de ocorrências. O intuito desta implantação é agilizar, centralizar e criar uma base de dados que sirva também para resoluções de problemas futuros, bem como prever possíveis falhas no gerenciamento de problemas/incidentes relacionados a infraestrutura de TI de em-presas de ERP, neste caso a ERP ALFOTEC. O Objetivo é colocar os serviços relacionados aos softwares da empresa, em funcionamento em um mínimo possível de prazo respeitando o SLA oferecido aos clientes. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar um estudo de caso sobre a implantação e os pós implantação do software de Help-Desk nas tarefas cotidianas das resoluções de chamados, sua usabilidade, a experiência dos usuários com esta nova metodologia, bem como seu ganho de tempo e resolução satisfatória. Para realizar a pesquisa forma enviados questionários via e-mail, utilização e instalação da ferramenta pelo próprio autor, e pesquisas de satisfação e sugestões dos usuários envolvidos. A pesquisa foi elaborada em uma empresa com 47 anos de existência, o nome ALFOTEC é fictício devido a guardar o sigilo da empresa pesquisada, ao qual faço parte do grupo a mais de 14 anos e fui o responsável pela implantação da ferramenta.

Palavras-chave

Help Desk, TI, Implantação, ERP

Citação