WHATSAPP™ no ambiente de trabalho: aliado no relacionamento com o cliente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Rosa, Rodrigo da

Orientador

Fernandes, Roberto Fabiano

Coorientador

Resumo

Este estudo de caso tem a intenção de demonstrar que o WhatsApp™ pode se fazer presente no ambiente de trabalho como um aliado no relacionamento da empresa com o cliente. O WhatsApp™ é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. O estudo é necessário pelo crescente uso desse aplicativo no ambiente de trabalho. Por ser algo usado por muitos hoje em dia, ele se torna um excelente aliado para a resposta de demandas e negociações com a base de clientes de uma empresa. Visando a descrição das ideias no estudo, o trabalho recorre ao método dedutivo, analisando uma empresa de pequeno porte que vende cursos e treinamentos. Dessa empresa foi extraída a rotina de uso do aplicativo nas áreas de suporte e vendas, bem como o que os colaboradores pensam sobre isso através de um questionário. A bibliografia utilizada, através de blogs na Internet e Ebooks, serviu de complemento para a descrição da realidade do uso do WhatsApp™ no relacionamento com o cliente. Os documentos analisados estão informados nas referências, tendo origem em sites e Blogs. Após a aplicação do questionário, foi possível partir para uma melhor compreensão dessa realidade e possíveis melhorias a serem efetuadas, desde a parte operacional até uma homogeneidade de ideias entre todas as áreas da empresa. Além dos desafios para futuras melhorias, pontos positivos também foram identificados.

Palavras-chave

WhatsApp™, App, Aplicativo, Relacionamento

Citação