Dificuldade do uso da tecnologia pelos docentes no ambiente escolar: desafios contemporâneos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Odemes Silva

Orientador

Fernandes, Roberto Fabiano

Coorientador

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em um contexto escolar específico com a finalidade de compreender e analisar os possíveis obstáculos encontrados por professores do Ensino Fundamental (Anos finais), que atuam em uma escola da rede privada, na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como recurso de ensino-aprendizagem. Sabemos que as TIC, aliadas a serviço das propostas de aprendizagem, tra-zem grandes benefícios na forma de ensinar e de aprender. Embora se tenha ciência da impor-tância desses recursos, ainda existem inúmeros fatores que impedem ou dificultam sua utilização, mesmo por professores da rede privada. Para investigar algumas dessas dificuldades, foi utilizada uma pesquisa qualitativa e essencialmente descritiva, na forma de estudo de caso como forma de aprofundar a compreensão da problemática abordada. Buscou-se na literatura pressupostos teóricos que servissem de aporte para discussão da forma como as escolas lidam com as TIC no processo ensino-aprendizagem. Visando a ampliação das informações obtidas, foi realizada uma observação direta com professores dessa escola a fim de coletar dados referentes às dificuldades encontradas por eles no âmbito da formação inicial e continuada, assim como da utilização das TIC no espaço escolar. Após análises, constatou-se que além da necessidade de infraestrutura e de formação continuada é preciso criar uma cultura de uso das TIC entre todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, incluindo também alunos e a família. Ou seja, toda a instituição precisa acreditar na eficácia do seu uso, conhecer suas diferentes especificidades e lançar mão daquelas que poderão melhor contribuir para eficácia do trabalho pedagógico.

Palavras-chave

Tecnologia da informação, Tecnologia educacional, Formação continuada, Educação, Ensino

Citação