Proposta de aulas lúdicas com o auxílio da tecnologia Kahoot! no ensino da matemática
Carregando...
Arquivos
Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Nascimento, Franciele Martins Leonida
Orientador
Zilli, Carlos Augusto
Coorientador
Resumo
Unsurprisingly, the way math subjects are addressed in elementary and high school does not raise student interest. In general, much is due to traditional teaching methodologies. This paper aims to present an alternative to the teaching of mathematics in high school through a playful activity with the help of Kahoot technology. The methodology employed in this work was the applied qualitative research with bibliographical revision and as regards its objectives is propositive, because it aims to generate knowledge for practical application, directed to the qualification of the teaching action. It is noticed that when working with play activities the teacher promotes a better integration of the students, develops the initiative, interest, curiosity, analysis capacity and reflection of the mathematical concepts, being an excellent pedagogical support for the teacher.
Não é novidade que a maneira com que são abordados os assuntos de matemática no ensino fundamental e médio não desperta o interesse por parte dos alunos. Em geral, muito se deve às metodologias tradicionais de ensino. Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa para o ensino da matemática no ensino médio por meio de uma atividade lúdica com auxílio da tecnologia Kahoot. A metodologia empregada nesse trabalho foi a pesquisa qualitativa aplicada com revisão bibliográfica, e quanto aos seus objetivos é propositiva, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à qualificação da ação docente. Percebe-se que ao se trabalhar com atividades lúdicas o professor promove uma melhor integração dos alunos, desenvolve a iniciativa, interesse, curiosidade, capacidade de análise e reflexão dos conceitos matemáticos, sendo um excelente apoio pedagógico para o professor.
Não é novidade que a maneira com que são abordados os assuntos de matemática no ensino fundamental e médio não desperta o interesse por parte dos alunos. Em geral, muito se deve às metodologias tradicionais de ensino. Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa para o ensino da matemática no ensino médio por meio de uma atividade lúdica com auxílio da tecnologia Kahoot. A metodologia empregada nesse trabalho foi a pesquisa qualitativa aplicada com revisão bibliográfica, e quanto aos seus objetivos é propositiva, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à qualificação da ação docente. Percebe-se que ao se trabalhar com atividades lúdicas o professor promove uma melhor integração dos alunos, desenvolve a iniciativa, interesse, curiosidade, capacidade de análise e reflexão dos conceitos matemáticos, sendo um excelente apoio pedagógico para o professor.
Palavras-chave
Matemática, Ensino, Kahoot!