Desenvolvimento do pensar na primeira infância: do zero aos três anos contribuições da educação em saúde na relação de interagência na concepção de naturólogos atuantes na Grande Florianópolis

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Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Bonacina, Marcus Vinicius

Orientador

Roman, Joana Anschau

Coorientador

Resumo

This study aimed to understand the contributions of health education in the therapeutic practice used by natural professionals. It is a qualitative, exploratory and descriptive research in which 5 naturologists trained at Unisul participated, who had been practicing in clinical practice for at least one year. Semi-structured interviews were used to collect data. Data analysis was performed through thematic content analysis and the results were organized into empirical categories. The Interagency relationship by its nature is a configuration that allows actions based on the dialogic model, promoting listening, welcoming, valuing the subjects' experiences and exchanging these experiences. Most professionals do not call themselves health educators since this aspect is intrinsic to their performance in the interagency relationship and not a denomination to be adopted.
Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições da educação em saúde na prática terapêutica utilizada pelos profissionais naturólogos. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva no qual participaram 5 profissionais naturólogos formados na Unisul, que estivessem atuando na prática clínica há pelo menos um ano. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi estruturadas. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo temático e os resultados foram organizados em categorias empíricas. A relação de Interagência por sua natureza é uma configuração que permite ações baseadas no modelo dialógico, promovendo a escuta, o acolhimento, a valorização de experiências dos sujeitos e a troca dessas experiências. A maioria dos profissionais não se intitula como educadores em saúde uma vez que esse aspecto é uma característica intrínseca a sua atuação na relação de interagência e não uma denominação a ser adotada.

Palavras-chave

Educação dialógica, Prática naturológica, Educação em saúde, Relação de interagência

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