Desenvolvimento do pensar na primeira infância: do zero aos três anos contribuições da educação em saúde na relação de interagência na concepção de naturólogos atuantes na Grande Florianópolis
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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Bonacina, Marcus Vinicius
Orientador
Roman, Joana Anschau
Coorientador
Resumo
This study aimed to understand the contributions of health education in the therapeutic practice used by natural professionals. It is a qualitative, exploratory and descriptive research in which 5 naturologists trained at Unisul participated, who had been practicing in clinical practice for at least one year. Semi-structured interviews were used to collect data. Data analysis was performed through thematic content analysis and the results were organized into empirical categories. The Interagency relationship by its nature is a configuration that allows actions based on the dialogic model, promoting listening, welcoming, valuing the subjects' experiences and exchanging these experiences. Most professionals do not call themselves health educators since this aspect is intrinsic to their performance in the interagency relationship and not a denomination to be adopted.
Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições da educação em saúde na prática terapêutica utilizada pelos profissionais naturólogos. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva no qual participaram 5 profissionais naturólogos formados na Unisul, que estivessem atuando na prática clínica há pelo menos um ano. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi estruturadas. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo temático e os resultados foram organizados em categorias empíricas. A relação de Interagência por sua natureza é uma configuração que permite ações baseadas no modelo dialógico, promovendo a escuta, o acolhimento, a valorização de experiências dos sujeitos e a troca dessas experiências. A maioria dos profissionais não se intitula como educadores em saúde uma vez que esse aspecto é uma característica intrínseca a sua atuação na relação de interagência e não uma denominação a ser adotada.
Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições da educação em saúde na prática terapêutica utilizada pelos profissionais naturólogos. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva no qual participaram 5 profissionais naturólogos formados na Unisul, que estivessem atuando na prática clínica há pelo menos um ano. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi estruturadas. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo temático e os resultados foram organizados em categorias empíricas. A relação de Interagência por sua natureza é uma configuração que permite ações baseadas no modelo dialógico, promovendo a escuta, o acolhimento, a valorização de experiências dos sujeitos e a troca dessas experiências. A maioria dos profissionais não se intitula como educadores em saúde uma vez que esse aspecto é uma característica intrínseca a sua atuação na relação de interagência e não uma denominação a ser adotada.
Palavras-chave
Educação dialógica, Prática naturológica, Educação em saúde, Relação de interagência