Prevalência dos erros radiográficos durante o tratamento endodôntico realizados por alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Schlosser, Ariana
Orientador
Rossetto, Beatriz Serrato Coelho
Coorientador
Resumo
Introduction: During academic training, even in constant training and evaluation, many radiographic errors are still made by students. Since radiology is an essential requirement for the training of dental surgeons. Objective: To determine the prevalence of errors in periapical radiographs during endodontic treatments performed by dentistry students at the University of Southern Santa Catarina - Campus Grande Florianópolis. Materials and methods: 2211 digital periapical radiographs of 226 medical records of patients who underwent endodontic treatment in the period of the second semester 2017 and the first and second semester of the years 2018 and 2019 were evaluated by undergraduate students of the institution. The following radiographic errors were analyzed: incorrect positioning of the film, vertical angulation, horizontal angulation, appearance of a half moon or halo, cut of dental structure, dissociation error and error in the use of positioner. It was also recorded, which region and tooth treated, stage of treatment in which the radiography was performed and stage of the student. Data were tabulated, descriptive analysis and association tests using Pearson's Chi-square were performed using Stata software version 13.0, with a 5% significance level. Results: Of the radiographs analyzed, 64.7% (1431) were considered inadequate, that is, they had at least one radiographic error; the most prevalent error was 41.9% incorrect vertical angulation, followed by 38.5% dental structure cut. No statistical differences were found for radiographic errors between 6th and 9th grade students. Conclusion: Obtaining periapical radiographs during endodontic treatments is a procedure that is difficult to perform for all students who are taking clinical disciplines, therefore, it is necessary to constantly reinforce the techniques and provide greater training on the part of academics, with a view to that more than half of the sample had radiographic errors.
Introdução: Durante a formação acadêmica mesmo em constante treinamento e avaliação, muitos erros radiográficos ainda são cometidos por alunos. Sendo a radiologia, um requisito essencial para a formação de Cirurgiões-Dentistas. Objetivo: Determinar a prevalência de erros em radiografias periapicais durante os tratamentos endodônticos realizados pelos acadêmicos de Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Grande Florianópolis. Materiais e métodos: Foram avaliadas 2211 radiografias periapicais digitais de 226 prontuários de pacientes que realizaram tratamento endodôntico no período do segundo semestre 2017 e primeiro e segundo semestre dos anos de 2018 e 2019 por alunos de graduação da instituição. Foram analisados os seguintes erros radiográficos: posicionamento incorreto do filme, angulação vertical, angulação horizontal, aparecimento de meia lua ou halo, corte de estrutura dental, erro de dissociação e erro no uso de posicionador. Foi registrado também, qual a região e dente tratado, etapa do tratamento em que a radiografia foi realizada e fase do aluno. Os dados foram tabulados, a análise descritiva e testes de associação através do Qui-quadrado de Pearson foram realizadas pelo software Stata versão 13.0, nível de significância de 5%. Resultados: Das radiografias analisadas, 64,7% (1431) foram consideradas inadequadas, ou seja, possuíam pelo menos um erro radiográfico; o erro mais prevalente foi angulação vertical incorreta 41,9%, seguido pelo corte da estrutura dental 38,5%. Não foram encontradas diferenças estatísticas dos erros radiográficos entre os alunos de 6ª e 9ª fase. Conclusão: A obtenção de radiografias periapicais durante os tratamentos endodônticos é um procedimento de difícil realização para todos os alunos que estão cursando disciplinas clínicas, sendo assim, necessário fazer um reforço constante das técnicas e um maior treinamento por parte dos acadêmicos, tendo em vista, que mais da metade da amostra apresentavam erros radiográficos.

Palavras-chave
Endodontia, Radiografia, Acadêmicos
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