Análise do conhecimento dos alunos de graduação em odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina sobre avulsão dentária

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Tagliari, Leticia

Orientador

Schuldt, Daniela Peressoni Vieira

Coorientador

Resumo

Introduction: Dental avulsion is one of the most complex dental situations in terms of diagnosis, treatment and follow-up, since the approach must always be well planned. Aim: To analyze the knowledge among undergraduate dentistry students from the University of the South of Santa Catarina (UNISUL), about the management in cases of dental avulsion. and to verify if there is a positive association between the semester and the knowledge. Materials and methods: This study was accepted in the Ethics Committee in research with human beings of UNISUL, number: 3,076,968. The undergraduate who agreed to participate in the research answered a questionnaire adapted from Reynard et al (2016). The questionnaire was divided into three parts: the first part with questions about demographic data, the second with questions about dental trauma experience and the third with questions about avulsion. The research was applied to 164 undergraduates during the first half of 2019. The data collected were analyzed descriptively and statistically through the chi-square test. Results: The majority of the students who participated in the study were 17 to 21 years old (57.1%), female (78.7%). 70,1% had no previous training for dental trauma and 93,9% never had contact with dental trauma. Among the students who had already been taught about dental avulsion, 81.3% would immediately reimplant the tooth, 93.9% would store in a liquid medium when necessary, where milk was the most found answer (89.8%) Conclusion: The course semester was positively associated with the greater knowledge of undergraduate students about dental avulsion
Introdução: A avulsão dentária é uma das situações odontológicas mais complexas em questão de diagnóstico, tratamento e acompanhamento, pois a abordagem deve ser sempre bem planejada. Objetivo: Analisar o conhecimento dos graduandos de Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), sobre a conduta em casos de avulsão dentária, e verificar se há uma associação positiva entre o semestre cursado e o conhecimento sobre o assunto. Materiais e métodos: Este estudo foi aceito no Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da UNISUL sob o parecer: 3.076.968. Os acadêmicos que aceitaram participar da pesquisa responderam um questionário adaptado de Reynard et al (2016), dividido em três partes: a primeira parte com questões sobre dados demográficos, a segunda com questões sobre experiência com trauma dental e a terceira com perguntas de conhecimento sobre avulsão. O questionário foi aplicado a 164 graduandos durante o primeiro semestre de 2019. Os dados coletados foram analisados descritivamente e estatisticamente, através do teste qui-quadrado. Resultados: A maioria dos graduandos que participaram do estudo encontrava-se na faixa etária de 17 a 21 anos (57.1%), eram do sexo feminino (78.7%), não tinham treinamento prévio para casos de traumatismo dentário (70.1%) e nunca tiveram contato com trauma dental (93.9%). Dentre os alunos que já haviam participado de aula sobre o assunto, 81.3% reimplantariam imediatamente o dente, 93,9% armazenariam em meio líquido quando necessário, sendo leite a resposta mais encontrada (89,8%) Conclusão: Os alunos que cursavam os últimos semestres detinham maior conhecimento sobre avulsão dentária, portanto, o período do curso foi positivamente associado ao maior conhecimento dos graduandos sobre o assunto.

Palavras-chave

Avulsão dentária, Conhecimento, Educação, Injúrias dentárias

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