Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática por Autor "Carvalho, Dalmo Gomes de"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Aplicações matemáticas na exploração espacial: alguns desafios envolvidos na missão do Telescópio Espacial James Webb(2022-06-28) Souza, Jhonatan Nunes; Sabino, Fabrício MedeirosO James Webb Space Telescope (JWST) foi construído para ser o grande sucessor do telescópio Hubble lançado em 1990, dando início a nova era da observação espacial. O telescópio espacial James Webb está em um ponto do espaço conhecido como Ponto de Lagrange L2 no sistema Terra-Sol, que está a aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros da Terra, posição a qual não está prevista qualquer manutenção. A partir disso, este trabalho pretende apresentar o cálculo do posicionamento do James Webb no espaço, as forças envolvidas no cálculo da posição de Lagrange L2 no sistema Terra-Sol, atribuindo expressões matemáticas para referenciado ponto, a física envolvida no lançamento de foguetes e o porquê de lançar o foguete Ariane 5 na faixa equatorial do planeta Terra. Para isso, foi considerado o estudo da gravitação de Newton, enfatizando o problema restrito de três corpos (Sol-Terra-Telescópio) envolvendo grandes massas, considerando a massa do telescópio como desprezível comparados aos demais, ainda foi abordado a Mecânica Clássica Newtoniana e a equação de Tsiolkovsky para estudar o lançamento de foguetes, além de fazer uma breve revisão histórica sobre os estudos antecedentes da gravitação clássica. Com este trabalho demonstra-se uma das aplicações da mecânica clássica de Newton no lançamento de foguetes, bem como a demonstração do cálculo da distância do telescópio James Webb no ponto L2 no sistema Sol-Terra, com isto, espera-se servir de estímulo para futuros trabalhos envolvendo lançamento de foguetes e outros sistemas de corpos celestes.Monografia Acesso aberto Discalculia: superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem(2018) Silveira, Cristiane dos PassosFaced with the various learning difficulties found in the classroom, especially in mathematics, the inability to develop calculations began to be studied, mainly to avoid the labeling of children who could present some disorder, both in the questions of calculations and interpretations of mathematical statements. In this way, the present study approaches the learning disorder in mathematics called dyscalculia, presenting concepts, definitions, and the investigation of possible ways of overcoming in discalculic children. The work consists of a bibliographical research based on authors such as: Palácios (1996); Falcão (2003); Cool (1996); Morais (1997); Brito (2001); Boyer (1996); Pozo (1998); Duarte (1987); Dante (2005) and others. Thus, the pretension is to expand the studies about dyscalculia, taking the theme into the school not as a matter of time, but as a permanent discussion, contemplating the various dimensions of the student's life, since the learning difficulties are not only caused by a factor.Monografia Acesso aberto Educação financeira: o uso do Excel no ensino de conceitos da matemática financeira para estudantes do ensino médio(2022-12-09) Joaquim, Sabrina Pereira; Marcolino, Natália EgerA educação financeira é de grande importância para se ter uma melhor qualidade de vida como cidadão. Aprender a lidar com o dinheiro, ter controle das finanças, consumir de uma forma mais consciente e saber que é necessário ter planejamento e disciplina para conseguir alcançar as metas e os objetivos traçados é extremamente necessário para se tomar as decisões corretas, tanto no contexto pessoal quanto profissional. O propósito deste trabalho foi apresentar os conceitos de matemática financeira, citar a importância da educação financeira na vida das pessoas e os benefícios de ter hábitos conscientes. Apresentou-se também sugestões de propostas didáticas para estudantes do ensino médio, tendo a tecnologia como uma importante aliada à educação. Para tal, apresentaram-se as possibilidades de trabalhar com o software Excel para as resoluções das atividades, trabalhando conceitos de matemática financeira: porcentagem, descontos, acréscimos, juros simples e compostos. Considera-se que as propostas didáticas se mostram interessantes para uma melhor conscientização a aprendizagem sobre educação financeira.Monografia Acesso fechado Educação financeira: propostas de atividades para docência no ensino médio(2022) Campos, Rafaela Rosa deEste estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção da educação financeira para discorrer sobre como ela pode repercutir na formação de um cidadão mais consciente e preparado em relação a administração da sua vida financeira e social. Consequentemente, este trabalho tem como objetivo sugerir propostas didáticas para o ensino médio. Foi apresentado conceitos de matemática financeira levando para sala de aula exemplos do nosso cotidiano com intuito de ajudar os cidadãos a se tornarem mais conscientes. Os temas abordados para obter hábitos que controlem o orçamento doméstico e evitem o desperdício foram o planejamento financeiro, a receita e a despesa; a análise do crédito nas compras a prazo e também financiamentos. As propostas didáticas com este enfoque se mostram adequadas para um melhor processo de ensino e aprendizagem de forma a conduzir os estudantes a um comportamento mais desejável sobre sua organização econômico-financeira.Monografia Acesso aberto A importância da matemática: uma análise dos conceitos matemáticos da educação básica no Setor Pessoal da Prefeitura Municipal de São Martinho(2021) Selhorst, Isabela da RosaEste trabalho objetiva a análise da utilização Matemática no Setor Pessoal da Prefeitura Municipal de São Martinho em contexto com as habilidades desenvolvidas na Educação Básica segundo a Base Nacional Comum Curricular. Verificadas as implicações legais e teóricas para compreender e calcular as variáveis que envolvem a folha de pagamento, analisa-se minuciosamente os cálculos utilizados nos holerites de um Servidor, cedidos pelo mesmo, visando a identificação de habilidades abordadas na educação formativa. A partir das informações obtidas, considera-se de extrema importância o uso da matemática apreendida com a elaboração de folhas de pagamento para a formação de indivíduos à face do exposto nas diretrizes da BNCC. Ademais, verifica-se as vantagens de compreender seus vencimentos como trabalhador assalariado e como essa instrução auxilia nas atribuições do Departamento.Monografia Acesso embargado Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio(2018) Rafael, Thayná Fernandes; Souza, Bianca Maria InêsEsta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.Monografia Acesso embargado Modelagem Matemática: o uso das funções na evolução da transmissão da Covid-19(2020) Jesus, Hiago Alves de; Camargo, Leila da Silva NunesThe motivation for the construction of this work came with the current situation experienced by the whole world. The COVID-19 pandemic presented us with countless possibilities for learning mathematics. From this, this work aims to propose didactic situations for basic education involving mathematical modeling with the use of functions in the evolution of COVID-19. It is always a great challenge for the teacher to take mathematics related to real situations to the classroom and propose something different. In this context, it is known that the content of functions is directly linked to various activities of daily life and therefore its study is extremely important. In addition, the use of mathematical modeling as a facilitator of this learning instigates the student to investigate, research and be more critical. In this way, we believe in the relevance of this type of didactic proposal that can contribute to the study of functions with high school students. Keywords: Mathematical modeling. Functions. COVID-19.Monografia Acesso aberto Quatérnions: conceitos, propriedades e aplicações(2022-12-09) Costa, Fernando PassareliEste projeto de pesquisa tem como objetivo reunir informações acerca do conjunto dos números quaternários, ou quatérnions. Tais informações consistem no contexto histórico da sua formulação, de sua definição formal, de suas propriedades aritméticas e algébricas e algumas de suas aplicações. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo, buscando em artigos nacionais e estrangeiros as informações necessárias para tal propósito. Dentre os resultados encontrados, destacam-se a não-comutatividade da multiplicação entre quatérnions, fator que implica na sua principal aplicação: a representação de rotações em três dimensões.Monografia Acesso aberto Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya(2018) Moreira, Gabriel AndradeEste estudo teve como principal objetivo a ser alcançado, analisar as questões relacionadas a função nas provas do Enem de 2016 e 2017 através do método de resolução de problemas proposto por George Polya. Buscando alcançar o objetivo proposto, fizemos um breve estudo histórico de Polya, as principais características e o funcionamento do método a ser utilizado, a presença da resolução de problemas nos documentos oficiais que regem a educação no país, características das provas do Enem e suas competências e habilidades, além da análise das cinco questões chave obtidas. Dessa forma, através do tratamento dos dados da pesquisa, verificamos que o método contribui de forma significativa para a resolução de problemas de função, e que pode ser tratado como um método de ensino, embora algumas dificuldades dos professores possam fazer desse processo um caminho mais difícil, o engrandecimento a personalidade e ao conhecimento dos alunos será notório.Monografia Acesso embargado Smartphones e geometria: a utilização dos aplicativos calculadora gráfica GeoGebra 3D e A.R. Platonic Solids no processo de ensino e aprendizagem dos sólidos de Platão no terceiro ano do ensino médio(2019) Corrêa, Luciane da Silva; Coelho, MarianyEste trabalho possui uma temática voltada ao uso de dois aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis que podem ser muito úteis quando usados como recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática. Tendo como maior motivação as novas tecnologias, apresentamos um estudo referente ao uso dessas dentro da sala de aula, relacionando práticas de ensino com inovações tecnológicas. O projeto visa à exploração de novas formas de interação com o conteúdo matemático e para isso, utiliza a tecnologia de realidade aumentada no ensino dos sólidos de Platão. Isso porque, acreditamos que educação e tecnologia se complementam e, a partir disso, surge uma infinidade de novas possibilidades que podem contribuir significativamente na melhoria do ensino. Ressaltamos ainda que este trabalho foi baseado em vivências e experiências adquiridas no estágio supervisionado e, além disso, ele foi fundamentado em pesquisas bibliográficas. Os aplicativos Calculadora Gráfica GeoGebra 3D e A.R. Platonic Solids usados neste material, possuem a tecnologia de realidade aumentada, um moderno mecanismo que utiliza a câmera do dispositivo móvel para fazer projeções diretamente no espaço real. É relevante salientarmos que neste trabalho propomos sequências didáticas com o intuito de mostrar uma das inúmeras possibilidades em estar fazendo uso desse recurso tecnológico durante uma aula de matemática. Acreditamos, assim, que a realidade aumentada é uma tecnologia encantadora que explora a imaginação do ser humano, mantendo-o ativo no mundo real.Monografia Acesso aberto Sólidos de revolução: sequências didáticas para o ensino superior utilizando a metodologia proposta por George Polya(2020) Duart, Andreza Modolon; Silva, Marcelo dos SantosThe purpose of this Course Conclusion Work is to prepare Didactic Sequences referring to Solids of Revolution, elaborated using differential and integral calculus for Higher Education, contemplating the Problem Solving method proposed by George Polya. To elaborate the sequences, a study was initially carried out on teaching methodologies and solids of revolution, seeking to bring methods for solving problems related to the theme. With the elaboration and construction of didactic sequences, we conclude at last, that the applied method can be effective and useful in the teaching-learning process of solids of revolution for higher education.