Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Buss-Simão, Márcia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Formação docente para a infância: configuração curricular do curso de pedagogia da Unisul(2018) Martins, Karine MadalenaO presente artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, teve como problema investigar qual a configuração curricular do Curso de Pedagogia da Unisul referente a incorporação da categoria infância proposta nas DCNCP-2005/2006. Para compreender tal problemática definiu-se como objetivo analisar a configuração curricular do Curso de Pedagogia da Unisul referente a incorporação da categoria infância proposta nas DCNCP-2005/2006. Buscando alcançar esse objetivo geral foram delimitados os seguintes objetivos específicos: localizar a apropriação e a incorporação de conteúdos relativos a infância e as crianças na formação inicial para a articulação da docência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; analisar se as configurações curriculares apresentam ainda uma formação mais consistente para a docência no Ensino Fundamental em detrimento de uma formação para a docência na Educação Infantil. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental do currículo do Curso de Pedagogia da UNISUL, bem como entrevista com a coordenadora do curso. Para a análise dos dados optou-se pelo Técnica de Análise de Conteúdos a partir de Minayo (2009), na qual buscou-se no currículo as unidades de aprendizagem que abordavam a infância. Para as análises, recorreu-se à interlocução com diferentes autores, tais como: Albuquerque (2013), Cerisara (1999, 2002), Goodson (2012), Kramer (2006, 2007, 2011) Kiehn (2007), Sacristán (1998), Silva (1999), Vianna (2011) e Vieira (1998, 2011). Também utilizou-se documentos como a Constituição (1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (Brasil 1999, 2009) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia (Brasil 2005/2006). Nesse processo de análise, buscou-se no currículo e na entrevista, indicativos para responder os objetivos da pesquisa. Os dados revelaram a presença de unidades de aprendizagem específicas para a docência na infância, bem como a existência de uma disparidade entre a formação para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. Essas constatações indicam a necessidade do Projeto Político-Pedagógico e o currículo do curso buscarem a equidade no que diz respeito a formação para a docência na educação básica.Artigo Científico Acesso embargado Tempos e espaços para creche nas orientações e diretrizes do departamento nacional da criança – DNCr(2018) Bona, Karoline Cargnin deO presente artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso, teve como problema de pesquisa investigar quais as indicações referentes à organização de tempos e espaços para creche nos documentos produzidos pelo DNCr, órgão criado no Governo de Getúlio Vargas para efetivar em todo território nacional, a política de proteção à maternidade e à infância. Para compreender tal problemática definiu-se como objetivo geral: reunir a lógica temporal, espacial e material instituída no processo de constituição da creche nas orientações e diretrizes do departamento nacional da criança – DNCr. Ainda buscando alcançar esse objetivo geral foram delimitados os seguintes objetivos específicos: identificar os modos de organização do tempo a partir das rotinas definidas nos documentos; localizar as indicações referentes aos espaços prescritos nos documentos; buscar elementos para compreensão da historicidade da lógica temporal, espacial e material instituída no processo de constituição da creche. Para realização desta pesquisa histórica e documental buscou-se localizar e analisar, nos documentos do Departamento Nacional da Criança – DNCr (Creche - Organização e Funcionamento - dos autores Dr. Odilon de Andrade filho; Dr. Sebastião Barros Filho e Maria Bernadette Pereira Hirth e o documento Creche de Gastão de Figueiredo), indicações referentes a organização de espaços e tempos para creche. Para análise dos documentos históricos, utilizou-se como metodologia a Técnica de Analise de Conteúdo. Para as análises, recorreu-se à interlocução com documentos e diferentes autores, tais como: Agostinho (2005); Batista e Rocha (2015); Batista (2013, 2008); Brasil (1989, 1996, 2010); Broering (2014); Buss-Simão (2012); Cerisara (1999); Corsaro (2011); Escolano (1998); Forneiro (2011); Frago (1998); França (1994); Francisco (2011); Gondra (2002); Kramer e Souza (1991); Kulhmann (2000); Vieira (1988, 2011); Santos (2006). Nesse processo de análise, buscou-se nos documentos do Departamento Nacional da Criança – DNCr indicativos para responder os objetivos da pesquisa. A análise dos dados nos documentos do Departamento Nacional da Criança – DNCr revelam significados socioculturais de uma época em que as configurações dos espaços e a organização dos tempos, bem como, as indicações referentes as materialidades, alinham-se as concepções e preceitos de um modelo “higienizador” de educação.