Educação Física - bacharelado
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Navegando Educação Física - bacharelado por Autor "FIGUEIRA JUNIOR, Aylton"
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Artigo Científico Acesso aberto A importância do treinamento funcional para grupos especiais com ênfase em indivíduos portadores de fibromialgia(2023-12) SANTOS, Alexsandro Roque dos; ANDRADE, Lucas Lima deAtualmente a fibromialgia se destaca por ser uma doença crônica que afeta principalmente sexo feminino, sendo atingido cerca de 2 a 8% da população. Por ser uma patologia de difícil detecção por fatores socioeconômicos e psicológicos, os profissionais da saúde acabam demorando para diagnosticar o indivíduo tornando uma descoberta de longo prazo. O treinamento funcional visa restabelecer ao indivíduo a capacidade de melhorar e/ou devolver a qualidade de vida, pois dentro da modalidade pode-se ser encontrados treinos de flexibilidade, alongamento e força. Dessa forma ajudando na prevenção de lesões e agindo diretamente contra os sintomas causados pela fibromialgia como a dor, cinesiofobia, depressão, ansiedade e entre outros. O estudo consiste em uma revisão integrativa de caráter qualitativo, por meio da busca de artigos nas bases de dados Scielo, Pubmed, BVS e Google Acadêmico, tendo como direcionamento a pergunta norteadora: Como o treinamento funcional pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para indivíduos portadores de fibromialgia?. Diante do achado, foi obtido como resultado que o treinamento funcional ajuda diretamente na prevenção e no tratamento da fibromialgia, combatendo os sintomas principais e agravantes que a doença pode acabar causando com o passar do tempo.Artigo Científico Acesso aberto A influência do programa de treinamento funcional na terceira idade: uma perspectiva dos seus benefícios(2023-12) FRAGA, Lucas Souza; JESUS, Reidson Silva deO presente estudo visou analisar os pontos positivos do treinamento funcional na terceira idade, buscando relatar uma perspectiva da importância desse tipo de treino para o público-alvo, treino funcional se destaca pelo planejamento de treino de um grupo de exercícios dinâmico, com objetivo de desenvolver capacidades funcionais realizadas durante o cotidiano dessas pessoas, assim o treinamento funcional é amplo e pode ser realizado em todas as idades visando as limitaçõesArtigo Científico Acesso aberto Exercício físico e doenças crônicas em crianças e adolescentes.(2023-12) FREITAS, Maria Andreilde Santos; SANTOS, Ana Lara Mateus; SANTOS, Iara SilvaO presente artigo reflete sobre o Exercício Físico e as Doenças crônicas em Crianças e Adolescentes, abordando as relações entre os dois contextos. Desta maneira, foi feita uma pesquisa Bibliográfica, em Livros e artigos científicos, nas plataformas Scielo e Google acadêmico, com estudos em até 10 anos de publicação, mediante a teóricos renomados para concretização da pesquisa e obter resultados satisfatórios. Assim, apresenta o crescimento de crianças e adolescentes com doenças crônicas, e a ideia de que o Exercício Físico tem grande importância e funcionalidade, pois pode possibilitar melhoria no quadro de enfermidade, reduzindo as morbidades, além de ser uma ferramenta importantíssima, para prevenção de doenças e qualidade de vida dos indivíduos no contexto social. Palavras-chaves: Exercício Físico, Doenças Crônicas, Crianças e Adolescentes.Artigo Científico Acesso aberto Funcional kids: contribuições para a saúde de crianças e adolescentes.(2023-12) JESUS, Millena Soane Almeida deO presente estudo tem por objetivo geral analisar os benefícios do treinamento funcional para promover a saúde e a qualidade de vida em crianças e adolescentes. Diante do exposto, tem-se a seguinte problemática: De que forma o treinamento funcional pode contribuir para melhorar a saúde física, habilidades motoras e bem-estar geral de crianças e adolescentes, levando em consideração seus potenciais benefícios para a prevenção da obesidade e o desenvolvimento cognitivo nessa faixa etária? Metodologicamente, trata-se de estudo de revisão de literatura, com recorte temporal de 2017 a 2023, com abordagem qualitativa e natureza exploratória. Os resultados apontaram que o treinamento funcional para crianças e adolescentes promove habilidades físicas e mentais. Desenvolve equilíbrio, coordenação, força, resistência e flexibilidade, imitando movimentos do dia a dia ou esportivos. Os benefícios incluem: o desenvolvimento físico completo, melhora na prática esportiva, previne lesões, estímulo ao envolvimento e diversão e o desenvolvimento cognitivo.Artigo Científico Acesso aberto Iniciação esportiva e suas contribições no aprendizado da criança.(2023-12) ANJOS, Joao Marcos Santana; CRUZ, Gabriel de SantanaA iniciação esportiva é um importante indicador para que a criança tenha o básico de conhecimento acerca das modalidades esportivas, ela se baseia no período em que há o primeiro contato da criança com o esporte. É importante para que o desenvolvimento motor seja de fato efetuado que o procedimento utilizado seja eficaz, pois só assim haverá uma modificação na estrutura corporal e destreza dos movimentos, sendo a iniciação esportiva peça fundamental para esse processo. Culminando o leque de benefícios adquiridos é importante mencionar também o controle lipídico a partir do estímulo do gasto calórico, potencializando assim as vias metabólicas. Resultados: Foram encontrados nas bases de dados um total de 20 artigos sobre iniciação esportiva, sedentarismo/obesidade e desenvolvimento motor em português. No entanto 40 deles não atenderam as normas de inserção impossibilitando o anexo na revisão bibliográfica. Foram escolhidos 18 artigos sendo 17 na base Google Acadêmico; 3 na base Scielo. Foi utilizado 1 livros abordando os ideais do desenvolvimento motor, iniciação esportiva.: Conclusão: conclui-se que crianças que possuem acesso ao esporte desde a primeira infância tornam-se adolescentes com maior ampliação positiva nas esferas da qualidade de vida, apresentam resultados mais satisfatórios na escola, possuem um elenco de capacidades físicas mais disponíveis, tendem a não desenvolver problemas metabólicos ligados doenças crônicas.Artigo Científico Acesso aberto Os riscos da prática de exercícios físicos sem orientação do profissional de Educação Física.(2023-12) GERMANO, Valdson dos Santos; SANTANA, Jaqueline FelixO presente artigo científico aborda sobre a importância da prática de exercício físico na vida do indivíduo e em contrapartida os riscos causados a tais práticas sem orientação ou acompanhamento de um profissional da área. Este é um assunto que recentemente vem ganhando espaço e adquirindo sua devida importância referente à vida e bem estar das pessoas. O tema vem sendo abordado em diversas áreas da vida humana, seja ela física, psíquica e/ou até espiritual. Tornando o tema de preceito à qualidade de vida, a prática de atividades físicas vêm crescendo notoriamente nos últimos anos, abraçada como um dos melhores pilares para o desempenho à vida saudável, trazendo um leque de conceito a respeito de saúde e vida com qualidade citada na presente área. A prática de exercício físico em regra é permitido por qualquer pessoa, desde que haja uma atenção e orientação ao executar determinadas atividades, pois feita de forma errada pode trazer grandes riscos de lesões, as quais podem levar a uma série de complicações sejam das mais leves até as mais graves de uma complexidade que pode comprometer seriamente a saúde de quem a pratica. As lesões podem ocorrer ao executar movimentos motores de forma incorreta, movimentos estes causadores de lesoes articulares e desvios posturais, os quais ocasionam grandes riscos à coluna vertebral a as rticulações, induzindo o corpo a uma fadiga muscular e mental de extremidade baixa, média e alta. Entretanto, conclui a extrema importância do profissional de Educação Física nesta área, pois é o único profissional habilitado para orientar e planejar seções de treinamento de acordo com o objetivo do praticante de forma coerente e segura. Por esse motivo o objetivo do presente estudo foi investigar os riscos da prática do exercício físico sem orientação do profissional de Educação Física e, esclarecer as lacunas do que realmente alcança uma qualidade de vida com base nas pesquisa a artigos científicos, livros e levantamento de estudos disponível na internet.Artigo Científico Acesso aberto Primeiros socorros: compreensão dos acadêmicos de Educação Física do município de Lagarto/SE(2023-12) MARTINS, Júlio César de CarvalhoPrimeiros Socorros (PS) é definida como o fornecimento de cuidados básicos e imediato ao indivíduo acometido a situações que ameacem a sua vida. Na área da Educação Física, a utilização dos primeiros socorros, em algumas das vezes, não ocorrem da forma adequada, especialmente nas salas de musculação. Nesse sentido, a formação do estudante de Educação Física nas instituições de ensino superior (IES) deve fornecer subsídios teórico-prático acerca dos primeiros socorros, visando o êxito nas intervenções no âmbito profissional. O estudo tem o objetivo de analisar o conhecimento de primeiros socorros dos estudantes de Educação Física (Bacharelado) que estagiam em academias do município de Lagarto/SE. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativa, caracterização descritiva e corte transversal. A amostra foi composta por 19 acadêmicos de Educação Física (Bacharelado) residentes do município de Lagarto/SE e regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. O estudo foi pautado na utilização de um questionário (anexo B) adaptado de Ritta (2020), a fim de empregá-lo como método de coleta de dados, sendo composto por 4 perguntas fechadas. A análise dos dados ocorreu através da estatística descritiva no software Microsoft Excel 2019. Ao observar os resultados, nota-se que a maior parte dos acadêmicos não presenciaram aulas e cursos sobre noções básicas de primeiros socorros dentro e fora das instituições de ensino superior, mesmo a maioria relatando não ter insegurança ao prestar socorro nos locais de estágio. Conclui-se que grande parte dos acadêmicos de Educação Física do município de Lagarto/SE mostraram-se despreparados quanto a utilização das técnicas de primeiros socorros nos seus respectivos estágios.