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Navegando Publicidade e Propaganda por Autor "Bressan Junior, Mario Abel"
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Artigo Científico Acesso embargado Da pandemia covid-19 à Cultura da Convergência: a interatividade entre aluno e professor em ambientes virtuais.(2020) Barbosa, Marina da SilvaCom a pandemia Covid-19, muitos setores da sociedade foram afetados e tiveram que passar por algumas modificações, uma delas foi na área da Educação, em que, para a contenção do vírus, foi recomendado que as aulas presenciais fossem suspensas. Nesse cenário, escolas e universidades encontraram como solução migrar as aulas para os ambientes virtuais. Com isso, neste trabalho objetiva-se analisar quais ferramentas no contexto da Cultura da Convergência podem ser eficazes para um ensino participativo e afetivo durante as aulas virtuais oferecidas aos alunos dos segundos semestres de Publicidade e Propaganda de quatro Universidades de Santa Catarina, a partir da suspensão das aulas presenciais. A metodologia utilizada terá finalidade exploratória, por meio de estudos bibliográficos e uma pesquisa qualitativa de descrição. Os resultados mostram os métodos e ferramentas utilizadas nas aulas virtuais, como redes sociais e narrativas transmídia, as formas de interação e como se construiu a afetividade entre professores e alunos.Artigo Científico Acesso fechado O macacão vermelho que ganhou o mundo. Um estudo sobre a série La Casa de Papel.(2020) Klos, Evelyn Fabiele de MeloEste trabalho possui como como objetivo geral, analisar de que forma a cultura da convergência e a cultura participativa contribuíram para o aumento significativo do número de fãs e espectadores de La Casa de Papel após entrar para o catálogo internacional de filmes e séries da Netflix, se tornando assim uma das produções mais vistas em todos os países do mundo. Para isso, busca-se responder: quais foram os fatores significativos para o aumento do número de fãs e espectadores de La Casa de Papel após a compra da Netflix diante da cultura de convergência e a cultura participativa? Dessa forma, também será possível compreender de forma teórica, a importância da convergência midiática. A partir dessa perspectiva, foram consultados diversos autores para fundamentar o comportamento dos fãs da produção espanhola. Trata-se de um estudo de abordagem metodologicamente indutiva, pois busca compreender os efeitos da série em seus telespectadores, cuja coleta de informações ocorreu com base em uma análise de conteúdo por meio do documentário La Casa de Papel, el Fenómeno exibido pela Netflix.Artigo Científico Acesso fechado Música e Lembrança: A Trilha Sonora de "O Rei Leão"(2019) como instrumento de significação afetiva, uma análise da música "Remember"(2022-07) Tibúrcio, Theo Steban ReynaldoEste artigo tem como finalidade explorar o impacto da trilha sonora de cinema como memória afetiva no espectador, analisando o lançamento com uma semana de antecedência ao filme, uma das trilhas sonoras do remake de “O Rei Leão” (2019). Analisaremos a música “Remember” (2019), composta por Hans Zimmer, como instrumento de memória afetiva no público espectador, utilizando como metodologia para os estudos a Análise de conteúdo de Laurence Bardin para analisarmos os comentários feitos no vídeo oficial da música lançado no canal “DisneyMusicVEVO” até o dia do lançamento do filme.Artigo Científico Acesso aberto Old is cool: nostalgia "oitentista" e a memória do público jovem sobre a série Stranger Things da Netflix(2018) Lessa, Leonardo AlexsanderA série Stranger Things, da Netflix, é famosa por sua temática voltada para a década de 1980, desde sua ambientação até a trilha sonora, figurino e elenco, além de incontáveis referências a filmes clássicos. Apesar disso, grande parte do público da série é composta por crianças, adolescentes e jovens adultos. Com isso, o objetivo deste artigo é investigar a popularidade da série entre um público que não vivenciou os anos 80, analisando como a memória e a nostalgia criadas por elementos da década de 1980 podem proporcionar satisfação e prazer aos jovens que assistem à série Stranger Things. A metodologia utilizada terá finalidade exploratória e, além do estudo bibliográfico, apresentará uma pesquisa qualitativa de descrição, através da técnica da história oral, bem como, por fim, análise de conteúdo. Os resultados mostram tendências inovadoras no consumo de produções audiovisuais entre as novas gerações, além de apresentar a memória coletiva e herdada como explicação para que jovens espectadores sintam nostalgia pelos elementos “oitentistas” representados na série.Artigo Científico Acesso embargado Signo a vista! "Piratarias" semióticas na análise icônica, indicial e simbólica de One Piece(2021) Martins, Rafael de SouzaEste artigo tem como objetivo geral analisar quais signos aparecem nos personagens de One Piece e se estes corroboram para a identificação de suas nacionalidades. Responde as seguintes questões do problema: como os signos icônicos, indiciais e simbólicos, apresentados na segunda tricotomia de Peirce, corroboram para a identificação dos personagens de One Piece em relação as suas nacionalidades? O autor conseguiu expressar por meio destes signos essas aproximações com o leitor e espectador em relação aos seus países de origem? Como metodologia aplicamos o método qualitativo descritivo e a análise semiótica, além de buscar em sites especializados algumas características dos países de origem de cinco personagens de One Piece: Monkey D. Luffy, Roronoa Zoro, Sanji, Franky e Brook. Os resultados mostraram que os ícones são essenciais para a identificação do signo com o objeto e que os índices que corroboram para o efeito interpretativo relacionado às nacionalidades dos personagens.Artigo Científico Acesso embargado A utilização do Storytelling para o resgate da memória afetiva: uma análise do vídeo “Os últimos desejos da kombi”(2018) Silva, Marcella MeisterEste artigo possui como objetivo geral analisar como o storytelling pode contribuir para o resgate das memórias afetivas do público e como estes sentimentos são expressados ao assistirem o vídeo “Os últimos desejos da Kombi”. Para alcançar o objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográfica, exploratória e explicativa, com análise qualitativa de descrição e história oral. Foram realizadas 14 entrevistas com perguntas pré-estruturadas que permitiram presenciar histórias sendo recordadas e emoções expressadas pelo público que assistiu ao vídeo “Os últimos desejos da Kombi”.