Publicidade e Propaganda
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Publicidade e Propaganda por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 93
Resultados por página
Opções de Ordenação
Estudo de Caso Acesso fechado Padrão de beleza na publicidade: estudo de caso da marca Victoria’s Secret, sob a ótica da teoria da Hipermodernidade de Lipovetsky(2017) Braga, Diana ferreiraO presente trabalho trata-se de uma releitura da obra o “O império efêmero”, do filósofo francês Gilles Lipovetsky, com edição de estreia do ano 1987, contextualizando o conceito do padrão de beleza imposto pela publicidade e pela indústria da moda, com especial enfoque a um estudo de caso envolvendo as campanhas publicitárias da marca Victoria’s Secret, em relação à teoria da hipermodernidade desenvolvida pelo referido autor. Preliminarmente este projeto de pesquisa concentra-se em apresentar a teoria supracitada, bem como seus reflexos para a publicidade na modernidade. Por fim, é realizado um estudo de caso envolvendo as campanhas da marca norteamericana. A metodologia fica por conta da realização de pesquisas doutrinárias, tal como acompanhamento de outros textos relacionados à temática. Certos pontos do pensamento do autor foram investigados, como: hiperconsumo, publicidade na hipermodernidade, efêmero, diferenciação marginal e sedução. A problematização se propõe pela diferenciação entre o padrão de beleza que a sociedade impõe e o retratado da obra de Lipovetsky.Monografia Acesso fechado Fotografia de moda e imagem ideal: estudo de caso da marca Dolce & Gabbana(2017) Silva, Leonardo de BemAs imagens da grife italiana Dolce & Gabbana produzem sensações que evidenciam os valores da tradição e da cultura moderna com o intuito de reformar o ideal de glamour e de versatilidade para atingir seu público alvo. Busca-se nesse trabalho compreender como a projeção de anúncios por meio de fotografias têm influência na cultura de massas e fomenta o mercado consumidor. A publicidade fotográfica não se alicerça apenas em apresentar determinado produto, mas mexe sensivelmente no psíquico das pessoas, quando cria tendências, oferece necessidades, incita desejos e promove ideais. Portanto, a investigação se dará por meio de uma pesquisa qualitativa embasada na psicanálise (narcisismo freudiano) e na teoria da imagem (de Jacques Rancière) tendo 04 (quatro) anúncios referentes às décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010 como estudo de caso.Monografia Acesso fechado O entretenimento no youtube: análise da produção do conteúdo para o programa nerd office(2017) Ferreira, Pedro Henrique GonçalvesOs conteúdos em vídeo para internet mexeram na força que a Televisão possuía e possui. Não em uma substituição direta, mas sim, exigindo que programas televisivos repensassem seus formatos para competir com a disposição deste novo formato. Com isso, é natural que milhares de pessoas tentam e criem conteúdos diversos para plataformas online como o YouTube. Sendo assim, para se destacar no ambiente, é necessário um diferencial. Desta forma, esta pesquisa busca analisar algumas estratégias utilizadas pelo canal JOVEM NERD para o quadro NERD OFFICE, com intenção de observar como é feita a atualização do canal e interação com o público, par que não se perca os inscritos e se mantenha com uma boa audiência.Monografia Acesso fechado Uso do facebook e instagram como ferramenta de publicidade para lançamento de coleção de roupa - Case Sonst Clothes(2017) Farias, Matheus Garcia deEste trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre como as empresas utilizam o Facebook e o Instagram em lançamentos de coleções de roupas. Analisa ainda a reação dos consumidores perante as publicações das empresas. Um dos principais objetivos é verificar a forma como estas empresas de comunicam na rede com seus consumidores, quais as linguagens publicitárias que utilizam. Para que este estudo seja feito de forma adequada é necessário uma pesquisa qualitativa descritiva, com estudo de caso e análise de conteúdo, passando por uma fundamentação teórica acerca da presença das redes sociais em nossas vidas, como ela vem crescendo ano após ano, além de falar sobre marketing e publicidade.Monografia Acesso fechado O uso de arquétipos na construção de grandes marcas: estudo de caso da marca Adidas(2017) Francelino, Sarah CachoeiraThis work of course completion aims, through a bibliographical analysis and case study, talk first about brand building and relate such subject to the theory of archetypes formulated by Jung. Also, check for the presence of archetypes in the Adidas brand advertisements and which archaeal images can be observed in order to evaluate how these images can contribute to the construction and / or maintenance of a strong brand in the market. In the two Adidas branded ads reviewed in the survey, one can see how this is visible especially by the use of the archetypal image of the hero in their advertising campaigns. Through this study, it was possible to perceive the importance archetypes, that they can serve as an important tool marketing position of a brand.Monografia Acesso embargado A publicidade como dispositivo potencializador de um consumo sustentável, sob o olhar da ética da estética Maffesoliana: estudo de caso do site da empresa Ahlma(2017) Julian, NathalyEsta pesquisa aborda a urgência em se configurar um novo modelo de consumo, visto que o modo atual está trazendo graves consequências para o meio ambiente. Acúmulo de lixo, desastres ambientais, escassez de recursos naturais... Problemas que se intensificaram desde a Revolução Industrial, agravados pelo capitalismo, e que chegam ao ápice na pós-modernidade. Para uma conclusão satisfatória, foi necessário abordar algumas teorias. A Publicidade, seus conceitos, características, sua história, o papel que desempenha na sociedade moderna e alguns métodos que utiliza para promover a venda. A Sociedade de Consumo, principalmente no que compete a relação com a Publicidade e o seu impacto na sociedade e no indivíduo. O estado do planeta e os impactos resultantes da ação humana, são abordados no capítulo de sustentabilidade, onde se pode também encontrar conceitos norteadores a respeito do desenvolvimento sustentável. Não obstante, é preciso pensar em uma responsabilidade de se estar no mundo. Para tanto, trouxe-se uma ética da estética maffesoliana como sugestão de uma nova ambiência e prática de consumo. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa de descrição, do tipo análise de conteúdo, com a técnica de estudo de caso e, como objeto, foi analisado o site da empresa Ahlma. Pôde-se concluir que a persuasão publicitária é um dos mais efetivos mecanismos para a promoção do desenvolvimento sustentável, enquanto dispositivo atuante em toda cadeia de produção e venda na pós-modernidade.Monografia Acesso fechado A importância do posicionamento de marca em tempos de redes sociais: estudo de caso da marca Água da Serra(2017) Matos, Thiago Della GiustinaThe present work aims to analyze the brand positioning strategy of Água da Serra company in the social network Facebook. In current times, the information is passed at exorbitant speeds, brand positioning is a great challenge. Reaching the young audience, who lives alienated in their digital worlds is the goal of this new positioning of Água da Serra company. Social me-dia is a place where content creation, social interaction, and information sharing are allowed in a several formats. This is a descriptive qualitative research, where a data analysis and an inter-view regarding the new positioning "Only the essential " of Água da Serra company on Face-book were carried out. Through this we conclude that positioning is the art of keeping in peo-ple's minds. Based on this concept, it is verified that Água da Serra company had a position-ing, but not established. The organization stood out in the minds of its consumers from the region in which it was founded, because it is a family business. After launching “Only the essential" positioning, the goal became that the best proportion of yourself is when you keep only what is essential for your life. The actions of the brand made in the social network Face-book were effective regarding the proposal to bring its audience closer to the company.Monografia Acesso aberto Propaganda ideológica e padrões de beleza: estudo de caso da marca Lupo(2017) Bernardo, Naiá AnacletoThe present work aims to carry out a study about the ideological propaganda that involves the beauty standards of modern society, through the accomplishment of a case study involving advertising campaigns of the LUPO brand. Initially, the research is due to the definition of what would be beauty and its development in the history of civilization, with a special focus on how the premises that involve the cult of beauty migrated from a purely artistic conception to an ideological reality related to the consumer market . Subsequently, the debates enter into the concepts of ideology, demonstrating how the influence of the media contributes to the consumption behavior of society, especially as regards the characterization of new values that involve the ideal of beauty, which go beyond the perfect body and encompass concepts of well-being, health, intelligence, purchasing power and social prestige. The focus is on specifying how these concepts add to the conception of beauty and propagate ideologically through globalized and polarized advertising. Finally, the research has the case study involving episodes related to advertisements of the LUPO brand, highlighting the ideological aspect corresponding to each of them, as well as the values listed that match the contemporary conception of beauty and how the LUPO brand uses the artistic manifestations of beauty into something purely commercial according to the imposed ideology.Monografia Acesso fechado As personagens de Rogue One: análise sob a perspectiva dos tipos psicológicos junguianos(2017) Pacheco, Elder VieiraThis term paper work features a study on the movie Star Wars: A Rogue One Story, releasing on December 15, 2016, distributed by Disney company. The caracters of the movie and their personality are analyzed acoording with the theory of typology by Jung, whose objective is to understand if the types of personalities present in the personages affected the main mission indicated by film. In addition, the characters are categorized according to their extroverted and introverted functions. For this, it is necessary the content analysis, wich comes from the study of the materials collected and observed before the basic theory for the solution of the proposed problem, adhering as a qualitative descriptive method of research. The research is included in the research line of the Curso de Comunicação Social Unisul, covering the following theme: culture, language and digital technologies. It explore pop culture and cinematic technology, in addution to verbal and noverbal languages expressed by the psychological characteristics of the characters studied.In the course of the research, the characters presented characteristics that are in agreement with the Jungian theory, take to results equivalent to the initial expectation of the researcher.Monografia Acesso embargado Os recursos utilizados para substituir o narrador e o diálogo: análise semiótica peirceana do comercial da Vivo "Viver é a melhor conexão"(2017) Cardoso, Vitória RosaAs quickly as up-to-date information, with technological changes and how to consume products and services, an advertising needs to find differentiated means of communicating with its audience in a way that is not commonly used. Thus, a proposal of research and analysis of a television television of Vivo, called "Living is a better connection", and a communication with its consumers. Is because it is not used two usual features of the piece: a narrator and a dialogue. To do analysis, semiotics from one of the pioneers of the theory, Charles S. Peirce (2005) and other authors as well as studied such as Lucia Santaella (1983-2008), Winfried Nöth (2005) and Lucy Niemeyer (2003). As a result of this project, it was understood that the semiotics can be a great ally of the publicity in the moment of developing materials that aim at persuading the public public. It was possible to discover this statement from the analysis of the advertisement that showed that Vivo, with different semiotic signs, found a way to transmit a desired message - encourage its audience to live the digital medium and the real world simultaneously - usual.Artigo Científico Acesso aberto Marketing digital como ferramenta de sucesso para uma marca. Caso: Clube Melissa - Tubarão no Instagram(2018) Pacheco, Pietra PiovezanO presente artigo traz como tema “Marketing Digital como ferramenta de sucesso para uma marca. Caso: Clube Melissa – Tubarão no Instagram” e tem como pontos principais de objetivo analisar a forma que o marketing digital ajuda no sucesso de uma marca, buscando definir os pontos positivos de um influenciador digital para uma marca e entender qual a importância do Instagram para a marca Clube Melissa. O estudo partiu da análise do Instagram do Clube Melissa de Tubarão e foram analisadas as etapas dos 8 Ps do marketing digital, com enfoque em influenciadores digitais.Artigo Científico Acesso aberto Marketing no mercado fashion: estudo de caso das estratégias usadas no lançamento de tendência da grife Off-white(2018) Martins, Brenda de FigueiredoA moda possui cíclicas mudanças que tornam o mercado do vestuário efêmero e repleto de tendências sazonais. Com o propósito de compreender como uma marca pode lançar hits virais e aumentar a força do seu nome e das suas vendas, o artigo vigente busca entender e validar estratégias de marketing no mercado fashion. Com tal finalidade, analisou-se a grife de street style Off-White, que mesmo lançada em 2013, possui uma relevância para o seu público-alvo e atua como pioneira em muitas tendências. Sendo assim, elencam-se suas estratégias, conceito, posicionamento e táticas mercadológicas por meio de pesquisas de conteúdo que visam dissecar seus hypes. Tem-se como resultado a prova de que não há um roteiro definido e certeiro para o lançamento de tendências, mas sim, estratégias de marketing – como branding e influência – que podem ser usadas por uma marca de moda. E que esta, consiga ao menos, ter um produto relevante que atenda as necessidades de seu público, seja um propulsor de seu nome e gere resultados financeiros.Artigo Científico Acesso aberto Impacto da identidade visual das aeronaves da Azul Linhas Aéreas no Branding da companhia(2018) Silva, MuriloCom o grande avanço rumo à commoditização dos serviços prestados pelas Companhias Aéreas, o presente trabalho pesquisa a respeito da Identidade Visual das aeronaves da Azul Linhas Aéreas e o seu papel na Construção de Branding da Companhia. Assim, analisa-se de que forma a Identidade Visual das aeronaves contribui na construção do Branding da Azul Linhas Aéreas. Portanto, é necessário estudar o padrão visual das aeronaves da empresa e compreender como a Identidade Visual das aeronaves compõe a construção de Branding da Companhia, por meio da realização de uma Análise Qualitativa descritiva, através de revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Deste modo, verifica-se que a Identidade Visual das aeronaves da Azul contribui para a construção de Branding da mesma, a maneira com que a marca é desenvolvida possibilita a criação de uma comunidade de marca. Há necessidade de que a Gestão de Branding realize esforços para manter o posicionamento e Identidade de Marca. Conclui-se, então que a Identidade Visual das aeronaves contribui, significativamente, como parte da construção de Branding da mesma.Artigo Científico Acesso aberto Os impactos dos ot servers nas estratégias de marketing da empresa Cipsoft(2018) Rodrigues, Sandro Elias CabralO Tibia é um jogo desenvolvido e lançado pela empresa alemã CipSoft que, ao longo dos anos, foi perdendo o número de players online, mas que vem aumentando sua receita constantemente. O objetivo deste trabalho é analisar de que forma a Cipsoft consegue fazer muito com pouco, já que foi perdendo o número de players online com o passar dos anos e vem lucrando cada vez mais. A pesquisa aborda temas como estratégias de marketing, Cauda Longa, pirataria e o mundo digital. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa do tipo bibliográfica com finalidade exploratória para a obtenção de dados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, da qual se classifica como um estudo de caso feito a partir do jogo Tibia.Artigo Científico Acesso embargado Um estudo sobre marketing digital no segmento vestuário: análise das marcas Pelican Fly e Chico Rei(2018) Orben, Cintia DorigonEsse artigo busca analisar duas marcas concorrentes do segmento de vestuário: Pelican Fly e Chico Rei, sob os conceitos de autores relacionados ao marketing digital, como Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), Gabriel (2010) e Torres (2009). O texto coloca em questão, como tais marcas se relacionam com seus consumidores por meio de estratégias de marketing digital. Para isso, leva em consideração duas teorias de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os 5As do marketing digital e os influenciadores subculturais. Desse modo, propõem-se uma comparação entre as duas marcas analisadas em relação às estratégias utilizadas por ambas.Artigo Científico Acesso aberto Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: uma análise da startup Nubank(2018) Souza, Vanessa DelfinoO presente artigo tem como tema Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: uma análise da startup Nubank. Trata-se de um estudo de caso da marca, onde a mesma é uma administradora de cartão de crédito, localizada em São Paulo, que tem por objetivo melhorar a experiência dos clientes com seu produto através da tecnologia e atendimento humanizado. Este estudo de caso foi realizado como pesquisa descritiva, analisando, observando e correlacionando informações sobre a marca com a coleta de dados feitos bibliograficamente com a abordagem qualitativa. No contexto analisado, em um primeiro momento, foi feito uma pesquisa em marketing de relacionamento, além do posicionamento de marca, buscando entender como as estratégias do Nubank estão ligadas a esses dois temas. A partir das informações adquiridas foi possível identificar oportunidades para o mercado, como a eficiência que o marketing de relacionamento possui para a fidelização dos consumidores, e como isto contribui para o fortalecimento do posicionamento da marca. Os resultados apontam que os clientes são o bem mais importantes que uma empresa pode ter, sendo extremamente necessário que se atribua-lhes esse valor. Somente através da cultivação de um relacionamento com o consumidor é que a empresa pode conseguir a sua fidelidade a marca.Artigo Científico Acesso embargado O pronunciamento de Frances Mcdormand no oscar 2018 e o Guerrilla Girls: análise da representatividade feminina no campo das artes(2018) Maximiano, Jardel MedeirosEste artigo propõe analisar o discurso de Frances McDormand durante a cerimônia do Oscar 2018, a fim de observar de que modo se filia a sentidos já travados no projeto Guerrilla Girls desde seu início em 1985. A partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, discutiremos as noções de discurso, sujeito, memória, formações discursivas, paráfrase e polissemia em Orlandi (2003), procurando observar como um discurso recupera a memória da luta pelo feminismo de outro no que diz respeito ao campo da arte cinematográfica e se transforma num discurso de resistência. O estudo se dará a partir das seguintes materialidades: 1) o pronunciamento de Frances McDormand, traduzido para o português; 2) a exposição do grupo Guerrilla Girls; materiais a partir dos quais buscaremos analisar o batimento entre teoria e práxis discursiva.Artigo Científico Acesso fechado O merchandising editorial como ferramenta de persuasão no reality show: análise da utilização da marca Carrefour no programa MasterChef Brasil - temporada 2017(2018) Cardoso, Maria LuízaO presente artigo tem como finalidade analisar os conceitos e aplicações do merchandising editorial. Apresenta como aporte teórico autores como Marshall (2003), Blessa (2009), Sant’anna (2013), dente outros. Tem como foco a caracterização do merchandising editorial na televisão sob a ótica da análise da utilização da marca Carrefour no programa MasterChef Brasil, na quarta temporada/2017, podendo apresentar os seguintes resultados:Artigo Científico Acesso aberto A relação do marketing de conteúdo com o crescimento da empresa Resultados Digitais(2018) Dandolini, Karine da SilvaO marketing de conteúdo é uma estratégia adotada por diversas empresas de porte pequeno, médio e grande, sendo assim, desde que foi idealizada, a Resultados Digitais teve a técnica como prioritária para seu modelo de negócio. O objetivo desse trabalho é analisar de que forma a empresa Resultados Digitais se firmou no mercado de software entendendo o novo perfil de cliente e começou a utilizar o marketing de conteúdo como ferramenta para atrair e manter seus clientes. Os conceitos utilizados abordam temas como marketing, evolução e mix de marketing, o marketing digital dando espaço ao marketing de conteúdo e de influência, e por fim, o comportamento do consumidor e suas influências. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental por meio de um questionário, do qual classifica-se como um estudo de caso, a partir da empresa Resultados Digitais, referência em marketing digital, da qual traz a média de 2 a 4% de seus clientes mensais em decorrência da adoção da estratégia de marketing de conteúdo.Artigo Científico Acesso aberto Análise das influências da tecnologia - as relações humanas de acordo com os estudos de Bauman e Mcluhan: estudo de caso do episódio “The entire history of you” da série Black Mirror(2018) Souza, Daiana deEste artigo propõe analisar o episódio "The entire history of you", da série britânica Black Mirror, a partir da compreensão da influência tecnológica na sociedade, sob as perspectivas de consumismo, sedentarismo, fragilidade dos laços humanos, valores ameaçados e exposição de McLuhan (1969) e de Bauman (2001 e 2004). Este estudo busca indicar, por meio da análise de conteúdo, as questões no episódio que se cruzam com as teorias acima propostas. Desse modo, tem-se que há uma representação no episódio da série Black Mirror de uma sociedade líquida e uma crítica diante da tecnologia, cujas características indicam uma realidade pautada nos excessos de exposição e no hiperconsumismo por parte dos indivíduos.