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Artigo Científico Acesso aberto A relação entre percepção de marca e memória afetiva: um estudo de caso do relançamento do perfume Ma Chérie de O Boticário(2023-12) GRANVILLE, NicoleEste artigo possui como objetivo geral analisar qual o papel da memória afetiva na percepção de marca através do estudo de caso do relançamento da fragrância Ma Chérie, diante do contexto de sociedade hipermoderna de Gilles Lipovetsky. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva da base teórica disponível e análise de conteúdo com interpretação qualitativa de entrevistas. A amostra compreendeu 5 consumidores, com aplicação de entrevistas telefônicas com base em questionário semiestruturado. Os resultados demonstram a existência de memórias afetivas positivas evocadas a partir do relançamento e, de um modo geral, que o uso da memória afetiva é uma estratégia positiva para encantar, recuperar e fidelizar consumidores.Artigo Científico Acesso embargado Uma análise arquetípica dos personagens do jogo Overwatch(2019) Vieira, Gabriel CaldasThis work’s goal is to identify the archetypical images displayed in the game Overwatch. To achieve the analysis of the object, a bibliographic research about myths and narrative was made, in order to understand how those archetypes are used in the character creation Besides that method, a qualitative research was also made to understand the subjective themes that is show in the archetypes studied by Jung. The exploratory and bibliographic research tries to achieve by the media available about the game to identify the archetypes present in the characters: Lucio, Widowmaker, Doomfist, Reaper, Soldier and Mercy.Artigo Científico Acesso aberto Análise da Jornada do Herói no enredo da série The Last of Us(2023-07-05) Espíndola, Lucas da RosaEste trabalho teve como foco principal analisar a série The Last of Us (2023), produzida e veiculada pela HBO, através da narrativa mítica da Jornada do Herói. A análise é feita utilizando os 12 passos do sistema adaptado por Christopher Vogler (2006) que originalmente buscou uma adequação às histórias modernas e a conduzir ao sucesso na construção de enredos. Esse estudo busca analisar se o roteiro da série foi inserido no modelo de Christopher Vogler (2006) e se o mesmo decidiu seguir à risca os 12 passos ou deixou em aberto para um desenvolvimento posterior.Artigo Científico Acesso aberto Análise da série “One day at a time” de acordo com as teorias da sociedade do espetáculo e da memória afetiva(2019) Schulz, Daiane ZapeliniEste artigo tem a proposta de fazer uma análise da série One Day At a Time, da Netflix, baseando-se nas teorias da Sociedade do Espetáculo e da Memória Afetiva. Foram lidos diversos livros e artigos sobre estes assuntos, com a intenção de aprofundar o conhecimento em ambas as teorias e conseguir mostrar como as mesmas estão inclusas em diversos momentos da vida das pessoas, bem como na série. Assim foram analisados 4 (quatro) episódios da referida série.Artigo Científico Acesso aberto Análise das influências da tecnologia - as relações humanas de acordo com os estudos de Bauman e Mcluhan: estudo de caso do episódio “The entire history of you” da série Black Mirror(2018) Souza, Daiana deEste artigo propõe analisar o episódio "The entire history of you", da série britânica Black Mirror, a partir da compreensão da influência tecnológica na sociedade, sob as perspectivas de consumismo, sedentarismo, fragilidade dos laços humanos, valores ameaçados e exposição de McLuhan (1969) e de Bauman (2001 e 2004). Este estudo busca indicar, por meio da análise de conteúdo, as questões no episódio que se cruzam com as teorias acima propostas. Desse modo, tem-se que há uma representação no episódio da série Black Mirror de uma sociedade líquida e uma crítica diante da tecnologia, cujas características indicam uma realidade pautada nos excessos de exposição e no hiperconsumismo por parte dos indivíduos.Artigo Científico Acesso aberto Análise do canal de Felipe Neto sob a ótica do branding(2018) Melo, Maicon MaximianoEsse artigo contêm a análise do canal de Felipe Neto, afim de descobrir como o branding foi utilizado para reposicionar o público do youtuber estudado. A escolha desse tema se dá pelo sucesso do criador de conteúdo nos dias de hoje e a forma com que o mesmo conduz a sua imagem, passando por várias vertentes. Conseguimos defini-lo como marca, e a partir desse ponto, é realizada a construção do branding como gestão da mesma, passando assim por seus pilares que são: posicionamento, autoridade e lealdade, adquiridos no mercado perante seu público alvo. O método de estudo aplicado nesse artigo será pesquisa qualitativa, descritiva do tipo analise de conteúdo, utilizando a técnica de estudo de caso, por tanto foram selecionadas algumas entrevistas, vídeos de outros canais do YouTube e algumas matérias que se mostraram oportunas para realização da análise. Os resultados obtidos nesse artigo comprovam a utilização dos conceitos do branding para o seu reposicionamento de imagem perante o público jovem.Artigo Científico Acesso embargado Análise do comportamento do consumidor: estudo de caso da marca Supreme(2019) Marcos, Marcus de SouzaO presente artigo tem como tema a análise do comportamento do consumidor da Supreme, por meio de um estudo de caso da marca, que teve sua fundação em Nova Iorque no ano de 1994. Este estudo de caso foi realizado como pesquisa descritiva, analisando e relacionando informações sobre a marca com a coleta de dados realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e com a abordagem qualitativa. No contexto analisado, primeiramente foi feita uma pesquisa aprofundada em comportamento do consumidor e também em consumo, buscando entender como as estratégias adotadas pela Supreme estão ligadas a tais temas. A partir das informações obtidas, foi possível identificar os motivos que fazem com que seus consumidores sejam tão fiéis à marca. Os resultados apontam que um relacionamento real com os consumidores é o bem mais importante que uma empresa pode ter, e que isso é único, cabendo a cada instituição o desafio de descobrir a sua maneira de lidar e quais estratégias usar para isso.Artigo Científico Acesso fechado Análise dos arquétipos em personagens bíblicos do novo testamento(2019) Medeiros, Gabriel NunesO presente artigo tem como objetivo analisar as imagens arquetípicas presentes nos textos bíblicos do Novo Testamento. Trata-se de um estudo de caso, realizado por meio uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que almeja descobrir quais são as principais figuras arquetípicas dentro do enredo da Bíblia e quais são suas funções no contexto da história religiosa. Para a realização da análise, foi feito uma pesquisa entre autores para encontrar as definições de arquétipo, além verificar o ponto de vista cristão sobre a Bíblia. A partir das informações coletadas, foi possível identificar a personalidade de cada arquétipo estudado e a sua relação com cada personagem bíblicoArtigo Científico Acesso aberto Análise dos elementos gráficos dos anúncios impressos do Volkswagen Fusca das décadas de 50 a 90.(2021-12-22) Torquato, Amanda AndreaA publicidade evoluiu consideravelmente ao longo do anos, mudando sua linguagem, a forma que se apresenta ao público, os meios de comunicação que a transmitem, o modo de produzir peças, entre outros aspectos. Entretanto, no passado, houveram muitos anúncios responsáveis pelo sucesso de um produto ou marca, dentre eles estão as peças da Volkswagen que anunciavam o Fusca. Para analisar esses anúncios foram selecionados autores que falam sobre publicidade, criação publicitária, redação publicitária e teoria de Gestalt. Esse trabalho tem o objetivo de fragmentar as estruturas das peças escolhidas para entender a estratégia usada na produção delas, o processo de criação e compreender os efeitos psicológicos que ocorrem na interpretação das peças pelo leitor, através das leis de Gestalt, além de perceber as mudanças que o tempo causou na forma de anunciar dessa marca. Para isso foram selecionados quatro anúncios do Fusca, aproximadamente um de cada década, de 60 a 90, analisados através de uma metodologia descritiva e qualitativa, proporcionando um exame detalhado de todos os elementos dos anúncios, descrevendo e ressaltando todas as suas características, com base nos autores e no contexto histórico.Artigo Científico Acesso embargado Uma análise semiótica do design gráfico: a abordagem de Paula Scher apresentada na série documental Abstract: the art of design(2021-12-14) Boeing Feldhaus, FernandaAbstract: the art of design é uma série documental exposta no catálogo de streaming da Netflix e conta com Paula Scher, um dos nomes mais renomados do design gráfico mundial. O presente trabalho visa compreender os signos que construíram o sucesso da linguagem visual do The Public Theater, aplicado no estudo da semiótica peirceana. Além disso, investigar a interferência do uso de imagens, cores e tipografias aplicados no design gráfico e que são comentados na série, bem como o significado que possuem. Ao final deste estudo, foi possível observar que o estilo de trabalho de Paula Scher remete, principalmente, ao desenho de tipografias, onde faz com que elas tenham uma originalidade e sejam agressivas, representando um sistema de signos importantes para a identidade do seu trabalho.Estudo de Caso Acesso fechado Análise semiótica dos personagens da série trailer park boys em suas versões animação e live-action(2021-12-20) Pereira Idalêncio, ElianEste artigo tem por principal finalidade, analisar e comparar quais ícones, índices e símbolos estão presentes em comum nos personagens principais Ricky, Julian e Bubbles, no último episódio da 12ª temporada da série live action Trailer Park Boys, com os mesmos sujeitos no primeiro episódio da 13ª temporada, onde estes tornam-se pessoas de desenhos animados. Será comparado entre eles as vestimentas, cores, objetos, falas e atitudes de cada personagem, a fim de entender a forma que seus criadores, John Paul Tremblay, Robb Wells e Mike Smith utilizaram ao adaptá-los para a apresentação dos mesmos no serviço de streaming. Para essa tarefa, será usado como ferramenta de análise a semiótica peirceana - que estuda como cada traço de uma imagem é apresentada a nossa mente - mais precisamente a segunda tricotomia, a qual utiliza da observação ordenada dos ícones, índices e símbolos presentes em uma imagem, de forma que facilite a nossa compreensão e interpretação do que está sendo transmitido.Artigo Científico Acesso aberto Aplicação do Inbound Marketing para nutrição de leads: estudo de caso da empresa Vialaser(2018) Benedete, Maria EduardaO presente artigo objetiva analisar se a nutrição de leads através do Inbound Marketing é uma forma de monetizar as ações feitas pela internet. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando como procedimento o estudo de caso. Foi possível analisar que a estratégia de Inbound Marketing adotada pela empresa Vialaser é a principal responsável pela conversão de novos clientes. Os resultados apresentados no decorrer desta pesquisa confirmam a hipótese de que a construção de um relacionamento com o cliente aumenta o número de vendas de uma empresa.Artigo Científico Acesso fechado Arte e design gráfico: uma análise conceitual e prática(2020) Avaip, Guilherme MirandaO presente artigo tem como objetivo compreender os conceitos de arte e design gráfico e suas relações com o dia a dia de um diretor de arte. Para isso, são explorados, além dos conceitos, os fundamentos dos movimentos artísticos e os processos criativos que influenciam diretamente na direção de arte. O embasamento teórico é de Philip B. Meggs, Alston W. Purvis, Jorgi Coli, Ellen Lupton, entre outros. Para compreender a relação da arte e do design gráfico e como esses conceitos são aplicados na direção de arte foi entrevistado o diretor de arte Guilherme Dossin, com mais de oito anos de carreira na Bigode Ideias, morador de Caxias do Sul (RS).Artigo Científico Acesso aberto A Arte Transmídia: Uma Análise Sobre o Artista Samuel de Saboia(2020) Silva, Matheus GarciaO artista Samuel de Saboia, tem ganhado um crescente destaque na mídia nos últimos anos, se tornando uns dos principais nomes no mercado do mundo da arte. Tendo uma carreira promissora, tais conquistas foram atingidas tendo como ferramenta apenas a internet e as ferramentas digitais. Com isso, este artigo tem como objetivo geral analisar como os mecanismos transmidiáticos podem contribuir no consumo de arte, utilizando como objeto de análise o artista recifense Samuel de Saboia. A metodologia utilizada terá caráter exploratório, apresentando um estudo bibliográfico e, por fim, a análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram estratégias práticas e eficientes, que poderão ser utilizadas por outros artistas, podendo agregar as informações aqui apresentadas em seus processos criativos, assim, potencializando o alcance obtido.Artigo Científico Acesso embargado Cinema e pandemia: a plataformização do consumo(2021-12-17) Oliveira, Vitor FogaçaCom a pandemia de 2020, praticamente todas as relações sociais precisaram se adaptar. A internet foi essencial para a comunicação nesse período. A população consumiu produtos e serviços utilizando aplicativos e plataformas. O presente artigo visa entender as relações de consumo por meio dessas plataformas, além de observar como o contexto pandêmico gerou mudanças comportamentais. É utilizado a plataforma MUBI como objeto de análise, observando-a como uma alternativa de streaming em meio a um mercado em ascensão. Há um aprofundamento nas questões da plataformização do setor cinematográfico. Este trabalho está amparado em autores como Henry Jenkins (2006), Pierre Lévy (1999) e Carlos d’Andréa (2020). Utiliza-se de uma pesquisa quali-quantitativa, trazendo dados, teorias e fatos a respeito da alteração de comportamento do consumidor. O método é dedutivo, quando se percebe o que caracteriza uma plataforma e como isso se dá no MUBI. Dentre as considerações, compreende-se o quanto as plataformas têm sido essenciais e possuem seus pontos positivos como disponibilizar culturas distintas, e negativos quando reforça pré-conceitos.Artigo Científico Acesso embargado Cinema, imaginário social e serial killers: uma análise do filme “a irresistível face do mal”(2021) Cemolin, ManuelaO presente artigo com base na teoria do imaginário busca como objetivo geral compreender como a imagem do serial killer é formada no imaginário social por meio de análise do filme “A Irresistível Face do Mal”, criado pela plataforma de streaming Netflix que traz uma parte da história do popular serial killer Theodore Robert Bundy que assassinou dezenas de mulheres na década de 70. Desta forma, almeja-se analisar o conteúdo em relação ao imaginário presente no filme em questão, identificando como a imagem do assassino em série foi apresentada no imaginário dos telespectadores, buscando compreender a obsessão que a sociedade tem por esse tipo de crime. Além disso, tem-se como principal problemática a forma romantizada que Theodore Robert Bundy foi representada no filme a ser analisado. Deste modo, com base nos comentários utilizados nas redes sociais, tais como o Twitter e Youtube, será possível compreender ainda mais como a imagem do assassino em série é refletida no imaginário social por meio do cinema. Logo, através dos resultados obtidos compreende-se que o cinema tem papel fundamental ao retratar a violência acerca de crimes seriais, de certo modo que essas acabam se tornando uma forma de educação informal sobre legislações e sobre como a justiça age em prol do bem da sociedade.Artigo Científico Acesso aberto O comportamento do consumidor frente à mídia como entretenimento: estudo de caso do Victoria’s Secret fashion show(2020) Souza, Natália PereiraEste estudo tem como objetivo entender o comportamento dos consumidores frente a mídia como entretenimento. Ao longo dos anos muitas mudanças vêm surgindo, influenciando as marcas. Estas devem mudar suas ações em função do consumidor e de sua nova maneira de se comportar e perceber as marcas. A pesquisa tem como estudo de caso a Victoria 's Secret e o seu desfile anual, o Victoria' s Secret Fashion Show, um dos maiores desfiles de moda íntima do mundo, que lançou tendências e manteve uma legião de fãs durante muitos anos.Artigo Científico Acesso embargado A construção narrativa familiar nos quadrinhos Pato Donald(2021-12-20) de Sousa, ViníciusO presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a construção narrativa familiar entre Donald e seus sobrinhos em meio a situações de conflito e concordância através da semiótica narrativa. Para que tal objetivo seja alcançado, foram selecionados autores especializados para a contextualização teórica e metodológica acerca do tema apresentado. Os quadrinhos estão ou já estiveram presentes na vida de muitas pessoas, servindo inclusive como uma maneira de inicialização à leitura, porém, de maneira sintetizada, foram selecionados para a análise, um total de quatro quadrinhos do Pato Donald, dentro de um recorte temporal de trinta anos. O corpus da análise é composto por histórias em quadrinhos coletadas em estantes virtuais. O método escolhido para realizar a análise do objeto é a semiótica narrativa, que, segundo Barros (2005), o precursor desta semiótica é Algirdas Julius Greimas e sua principal preocupação é explicar as condições da apreensão e da produção de sentido, fundamentando-se em três níveis importantes para a análise: nível fundamental; nível narrativo; e nível discursivo. Os principais resultados mostram que a relação familiar entre Donald e seus sobrinhos é composta por eixos semânticos opostos, pois, o enunciador nos apresenta Donald com um caráter bravo e grosseiro, enquanto os sobrinhos com caráter alegre e divertido, é através desse abismo semântico que a relação se constrói e assim, consequentemente, a história.Artigo Científico Acesso aberto Convergência das mídias: estudo de caso da marca Boca Rosa Beauty by Payot.(2020) Oliveira, Lara deO presente artigo objetiva analisar se as estratégias executadas pela marca Boca Rosa Beauty by Payot foram fundamentadas nos conceitos de cultura de convergência, comunicação integrada e Marketing digital. Os principais autores abordados foram Ogden e Crescitelli (2007), Kotler e Keller (2012), Kotler (2017), Rez (2016), Ferrareto e Ferrareto (2009), Horquen (2009) e Gabriel (2010). Para alcançar o objetivo proposto, foram analisadas cinco estratégias aplicadas pela empresa, desde o início da sua trajetória. Na análise, foi possível visualizar que Boca Rosa Beauty by Payot usou esses conceitos como base para a sua comunicação com o público. O resultado dessa pesquisa revela que as empresas estão cada vez mais integrando sua comunicação e buscando formas diferentes para atingir o máximo possível de pessoas.Artigo Científico Acesso embargado As cores e seus significados: análise das vestimentas da série "O conto da aia"(2020-12-29) Figueredo, HuanaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo responder à seguinte pergunta a respeito das cores: “quais os significados das cores das roupas usadas pelos personagens principais na série O Conto da Aia?”. O propósito é entender o que elas representam na sociedade distópica abordada no seriado, em relação aos estudos sobre as cores na comunicação, utilizando autores principais como Fraser, Banks e Heller para complemento da pesquisa. A metodologia usada neste trabalho é o método de pesquisa qualitativa descritiva, utilizando o tipo análise de conteúdo. A técnica do estudo de caso é aplicada à série O Conto da Aia, para analisar as cores dos figurinos dos personagens e o que elas representam na narrativa da história. Concluímos que as cores têm um papel muito importante para a construção da narrativa da série, pois o telespectador assume os símbolos ao assistir, mesmo que de maneira subliminar.