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Artigo Científico Acesso aberto Análise do nível de atividade física dos acadêmicos de Educação física da Unisul.(2022-12-02) Silva, Daniel Elias daO presente estudo teve como objetivo apontar o nível de atividade física dos acadêmicos de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus localizado na cidade de Tubarão/SC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, utilizando um questionário para a captação das informações. A amostra foi composta por 97 acadêmicos matriculados no curso, sendo 81 acadêmicos do curso de bacharelado e 16 do curso de licenciatura. Dos acadêmicos entrevistados 79,38% foram classificados como muito ativo ou ativo e 5,15% como sedentário. Ao analisar os resultados obtidos por cada grupo notou-se que os acadêmicos de bacharel são mais ativos fisicamente que os alunos de licenciatura, já no curso de bacharelado 81% foram classificados como ativos e no de licenciatura 68,75% foram classificados ativos. No estudo também pode ser observado que na amostra masculina 82,28% foram classificadas como ativa, já na amostra feminina foi classificado como 66,66% ativa, o que aponta uma prevalência de inatividade física para o gênero feminino. No Estudo também foi analisada a quantidade de horas que os acadêmicos passam sentados aos finais de semana, um resultado preocupante já que 78,35% afirmam que passam mais de 12 horas por dia sentados e 64,95% não realizam nenhum tipo de atividade física nos finais de semana. Podendo concluir que foi apresentado um ótimo número de acadêmicos adeptos ao exercício físico e um baixo nível de sedentarismo, mas as horas gastas nos finais de semana sem a prática de exercícios é preocupante.Artigo Científico Acesso aberto INCLUSÃO E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA A INICIAÇÃO DESPORTIVA NO FUTSAL(2023-06-29) VIEIRA, , Anderson; BORGES, Rafael Rodrigues KráO futsal é uma das modalidades mais praticadas entre crianças e adolescentes, buscando o desenvolvimento motor e aprimoramento de suas capacidades físicas. O presente estudo tem como objetivo propor um método que valorize a inclusão e a ludicidade no ensino do futsal, oferecendo metodologias variadas nos fundamentos técnicos do futsal e promovendo encontros através de jogos recreativos com instituições que tem o mesmo propósito. O trabalho foi desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos, seguindo os preceitos de um estudo exploratório. Foram incluídos artigos científicos publicados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2022. Baseado no referencial bibliográfico, o método de ensino a ser proposto seria o uso de um jogo pré-desportivo ligado a ludicidade no processo de ensino do conteúdo de futsal, com professores qualificados e que saibam da relevância desse tipo de aprendizagem, com espaços que permitam abranger esses ensinamentos, com infraestrutura e carga horário suficientes. A ludicidade ligada ao jogo permite com que o aluno aprenda a melhor a lidar com as adversidades que o futsal pode trazer, diminuindo a possibilidade de desenvolver qualquer tipo de distúrbio relacionado a ansiedade e depressão.Artigo Científico Acesso fechado Nível de atividade física dos estudantes do ensino médio(2021) Nogaredo, RenanO papel do Professor de Educação Física é auxiliar na formação integral do estudante, capacitando-o para a formação de um indivíduo íntegro e ético, respeitando as diferenças corporais e de opiniões, expressas por palavras ou movimentos corporais. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível atividade física dos estudantes do terceiro ano do ensino médio do município de Treze de Maio - SC. Ocasionando a conscientização dos estudantes de como a Educação Física pode ser inserida na sua vida escolar e também, após a conclusão do ensino médio, assim evidenciando seus benefícios físicos e psicológicos para uma vida ativa e saudável, conseguindo atingir melhorias no trabalho e nas suas relações sociais. Essa pesquisa é descritiva, de campo, de corte transversal, com abordagem qualiquantitativa que utiliza um questionário para obtenção dos dados para avaliar o nível de atividade física desses alunos semanalmente expostos em minutos e comparado com o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O público-alvo são estudantes do terceiro ano do ensino médio do município de Treze de Maio, onde foram encontrados resultados significativos e satisfatórios de níveis de atividade física, onde o grande grupo de alunos se movimenta acima do recomendado pela OMS.Artigo Científico Acesso aberto Tempo de reação em goleiros de futebol de campo, de 10 a 17 anos de idade(2020) Borges, Carlos GabrielWe use our physical and cognitive abilities throughout our lives to be able to live, in sports they are very important. In football it is no different, besides having to use strength, speed, agility, motor coordination, endurance, flexibility etc., we have something very important, which is the reaction time. Important for all football players, from all positions, especially goalkeepers. This study has a level of descriptive comparative research with a quantitative approach. In order to verify if there is a difference in the reaction time of goalkeepers in the base categories in relation to their practice time. In the results found, more experienced athletes performed better than less experienced athletes, however, no significance was obtained.