Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito por Autor "Felipe, Luciana Flor Correa"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Análise do nível de satisfação dos associados da cooperativa CRESOL Jaguaruna – posto de atendimento de Paulo Lopes(2019) Costa, JoseEste artigo tem como objetivo apresentar o nível de satisfação dos associados da Cooperativa Cresol Jaguaruna – especificamente em seu Posto de atendimento na cidade de Paulo Lopes – SC. A pesquisa, descritiva com abordagem qualiquantitativa, teve o formulário como instrumento de coleta de dados. O posto de atendimento possui hoje cerca de 975 associados, onde destes, 408 estão com suas contas inativas. Dos cerca de 567 sócios ativos, foi entregue aleatoriamente o formulário a um número de 80 sócios, onde foi possível observar que a maioria dos associados entrevistados está satisfeita com os serviços recebidos na agencia. Porém, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados e melhorados, como em relação ao estacionamento, que foi o um dos itens com menor resultado de satisfação, e também melhora a tecnologia e manter a constante qualificação de diretores e funcionários.Artigo Científico Acesso aberto O atendimento a pessoas com deficiências nas cooperativas filiadas a Cresol Base Sul(2019) Coelho, Laize RamosEmbora no Brasil existam várias leis e decretos que tratem a inclusão social de pessoas com deficiências, ela de fato só ocorre quando estes sentem-se realmente integrados a sociedade. As cooperativas de crédito rural do Sistema Cresol têm em sua essência promover a inclusão social das classes menos favorecidas na sociedade, sem qualquer discriminação, incluindo portanto, pessoas com deficiências. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa para conhecer o preparo dos funcionários das cooperativas de crédito filiadas a Cresol Base Sul em relação ao atendimento de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. O levantamento de dados deu-se por questionário enviado ao público alvo por e-mail e pelo aplicativo Whatsapp. Analisando-se os resultados, percebeu-se que a maioria dos funcionários apresentou o sentimento de despreparo para tal atendimento, sugerindo a necessidade de mais processos formativos com o intuito de capacitá-los e aumentar o sentimento de segurança em relação ao atendimento de pessoas com deficiências nas Cooperativas.Artigo Científico Acesso aberto A influência do marketing na venda de produtos e serviços de uma cooperativa de crédito do litoral norte do Rio Grande do Sul(2019) Melos, Gislaine ModelO presente estudo tem como objetivo analisar os resultados alcançados em uma Cooperativa de Crédito do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e identificar em uma linha de crédito específica, quais as estratégias de marketing foram utilizadas para que a meta proposta fosse atingida. Para tal análise, foi selecionada a carteira de financiamento de veículos, que foi a que apresentou o maior crescimento no ano de 2018. Para comparação foram analisados os relatórios da contratação das demais linhas de crédito e de produtos e serviços, em geral. A partir dos resultados buscamos aplicar as estratégias que se mostraram exitosas para todos os produtos da cooperativa em questão. De forma resumida podemos dizer que os resultados apontaram que as ações de parcerias com lojas, publicações em jornais e rádios, participação da cooperativa em eventos, apresentaram retorno expressivo e demonstram a importância dessas práticas nas cooperativas de crédito.Artigo Científico Acesso aberto Otimização do sistema gestão online na Cresol Encostas da Serra Geral(2019) Figueredo, ElaineO objetivo do presente artigo é analisar as contribuições do sistema Gestão Online no atendimento ao associado e as possíveis melhorias que podem ser implantadas para otimizar o tempo de atendimento ao associado da Cooperativa de Crédito Cresol Encostas da Serra Geral. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa com fundamentação teórica bibliográfica, tanto em livros, além de artigos disponíveis na internet, juntamente com uma pesquisa qualitativa com os colaboradores da Cresol, visando melhorias no sistema (Gestão Online) na cooperativa. Como resultados preliminares pode-se afirmar que os dados revelaram que os colaboradores se sentem preocupados em atender as necessidades financeiras e de serviços dos associados e que a cooperativa precisa inovar em seus produtos e serviços, melhorar o atendimento quanto ao tempo para se obter as informações necessárias para o atendimento das necessidade dos sócios, contribuindo para as tomadas de decisões e estratégias para fidelizar seus associados.Artigo Científico Acesso fechado A participação da cooperativa de crédito rural Alto Rio Grande - Sicredi Credigrande no mercado de crédito da cidade de Lavras/MG(2019) Maciel, Luciano CastroNos últimos anos a participação das cooperativas no mercado brasileiro teve um aumento considerável, impulsionada pela ampliação de sua rede de atendimento e pela oferta de produtos e serviços com taxas de juros inferiores aquelas praticadas pelo segmento bancário. Com todo este cenário favorável, o presente artigo tem como objetivo analisar a participação da Cooperativa de Crédito Rural Alto Rio Grande – Sicredi Credigrande no mercado de crédito da cidade de Lavras/MG. Preliminarmente pode-se afirmar que os dados revelaram que a modesta participação da cooperativa estudada no mercado de crédito de Lavras se deve a sua segmentação rural e o pouco conhecimento do cooperativismo de credito no município e que as possibilidades e limites de atuação e expansão da cooperativa neste município estão relacionadas a sua transformação em cooperativa de credito de livre admissão de associados e ao trabalho de divulgação do cooperativismo de credito na cidade, respectivamente.Artigo Científico Acesso aberto Plano de comunicação mercadológica para o fortalecimento de uma cooperativa de crédito rural do sul de Santa Catarina(2019) Matos, Daiane Ramos deO presente artigo visa analisar as estratégias de marketing utilizadas por uma cooperativa de crédito rural do sul de Santa Catarina e o funcionamento da área, até 2018. Para a obtenção de tais informações, foi realizada uma pesquisa do tipo explicativa sob a perspectiva do aprofundamento teórico e de campo, com os responsáveis pelo setor de marketing. A pesquisa deu-se por meio de uma entrevista. Através da pesquisa constatou-se que o setor de marketing precisa ser melhor estruturado, pois possui meios de comunicação mercadológica, porém não faz o uso de modo efetivo. Assim, a partir da elaboração de uma Matriz de SWOT, sugeriu-se um plano de comunicação mercadológica, visando o fortalecimento da cooperativa de crédito.Artigo Científico Acesso embargado Reflexos do PRONAF: o que os agricultores acessam? Um estudo numa cooperativa de crédito do extremo sul catarinense(2019) Souza, Marcelo VargasThis present article to analyze which other products and services, the associated farmers of a credit cooperative of the extreme south of Santa Catarina, who access the resources of Pronaf line use in that cooperative. In order to obtain such information, a documentary research was carried out through systematic sampling, where data were collected from 260 associates. It was found that most members who access Pronaf do not use the cooperative's products and services, and they go to the cooperative only for the acquisition of credit, its release and later in the annual payments of installments.