Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito
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Artigo Científico Acesso aberto Produtos e serviços: visão dos associados da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicoob Ecocredi agência Três Coroas/ RS(2017) Leal, Tatiane Zanin VelosoResumo: Este estudo objetiva responder a seguinte questão: Qual a visão dos associados da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicoob Ecocredi - Agência Três Coroas/RS, em relação aos produtos e serviços oferecidos pela instituição? Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, do tipo estudo de caso. Participaram da investigação 51 associados da agência em questão. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado enviado por correio eletrônico. Os resultados apontaram que a visão destes associados encaminha para o entendimento frágil em relação aos princípios cooperativistas, que são o diferencial da instituição em relação às demais organizações financeiras convencionais.Artigo Científico Acesso embargado Gestão financeira em cooperativas de crédito(2018) Kappes, Seriloo artigo foi desenvolvido por meio de estudo exploratório e investigativo, com a realização de diversas entrevistas e pesquisas, procurando entender e justificar as ocorrências de perdas em cooperativas de crédito e como isso reflete na sua gestão financeira, através de uma abordagem geral, bem como a análise de um caso específico, ocorrido em um determinado exercício, priorizando a análise sobre o que isso representa em sua gestão financeira, procurando medir os demais impactos nos negócios, credibilidade e perenidade da instituição, bem como o associado enxerga e de que maneira participa efetivamente desse processo (nesse sentido vamos tratar um pouco sobre a educação cooperativa e o que é necessário para melhorar e colocar em prática o que diz o quinto princípio cooperativo). Além disso verificar qual o papel do sistema, ao qual a cooperativa está vinculada, na gestão e condução do assunto, e como o Banco Central do Brasil, órgão controlador do sistema financeiro nacional, acompanha e fiscaliza essas situações .Finalizando apresentamos as conclusões e propostas para melhoria do processo de gestão, da educação cooperativa e do fortalecimento do sistema como um todo. Palavras-chave: Perdas. Gestão. Associado. Cooperativa de CréditoArtigo Científico Acesso aberto As cotas partes em uma cooperativa de crédito: um estudo de caso da cooperativa de crédito Sicoob(2018) Schmitz, JefersonEste artigo tem como tema as cotas- partes em uma cooperativa de crédito: um estudo de caso da cooperativa de crédito Sicoob - Urubici-sc, cujo objetivo é demonstrar o que são as Cotas-Partes, quais suas vantagens e a sua importância para a Cooperativa Sicoob e seus Associados. Pesquisa do tipo bibliográfica e documental. As conclusões desta pesquisa foram as seguintes As cotas-partes de todos os associados compõem o Capital Social da cooperativa. Ou seja, são as cotas-partes que permitem à cooperativa continuar operando e oferecendo produtos e serviços com melhores condições aos seus associados. Assim, investir na aquisição de cotas-partes é investir no futuro da cooperativa e na continuidade de seus benefícios. As Cooperativas estão crescendo muito e buscando sempre atender os associados e resolvendo seus problemas da melhor forma possível. Buscam sempre trabalhar de forma transparente.Artigo Científico Acesso aberto Controle interno como ferramenta de administração em cooperativas de crédito(2018) Herrmann, Mauro MarceloOs controles internos nas cooperativas de crédito são compostos por um conjunto de procedimentos, coordenados e aplicados na organização para proteger seu patrimônio, a eficiência operacional, cumprimento de normas, verificação da exatidão dos dados e informações da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de associados Sicoob Ecocredi, com sede em Três Coroas - RS. O desenvolvimento deste trabalho foi fundamentado numa pesquisa bibliográfica seguida da coleta de dados qualitativa e pesquisa caracterizada como estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado o questionário semiestruturado e entrevista com os funcionários da sede administrativa e 6 postos de atendimento, com objetivo de analisar se controles eficientes, podem ser vistos pelos funcionários das cooperativas como forma de fiscalização as suas atividades e fazer com que se tornem, resistentes e negligentes quanto ao cumprimento dos procedimentos de controle interno. Concluiu-se que a cooperativa utiliza procedimentos de controles internos adequados, porém alguns destes necessitam de melhorias para que os objetivos ideais de controles, sejam alcançados.Artigo Científico Acesso embargado Auditoria interna e sua importância para uma instituição financeira cooperativa Sicoob Crediaraucaria(2018) Salvador, Natália GomesEste artigo tem como premissa analisar a importância da Auditoria Interna e verificar seus benefícios para a Cooperativa de Crédito Singular, Sicoob Crediaraucária. A Auditoria Interna exerce uma função de fiscalização e avaliação dos Controles Internos e Riscos Operacionais, ela é efetiva em examinar e avaliar as obrigatoriedades em relação as Normas e Resoluções emitidas pelo Banco Central e Normativos Internos das Confederações em que as Cooperativas são filiadas. Através de seus pareceres sugerem as otimizações dos Controles Internos para a Alta Administração. O presente artigo apresenta pontos de Controles que foram desenvolvidos após participar da Auditoria Interna designada por empresa de Auditoria Cooperativa. Para a Auditoria Interna quanto mais eficaz o desempenho das atividades dos Controles Internos maior a credibilidade dos dados apresentados. O resultado da pesquisa aponta sobre a importância da Auditoria Interna e como seus pareceres contribuem para a continuidade dos trabalhos. O Agente de Controles Internos desempenha tempestivamente a função de monitoramento e melhoria dos Controles Internos, por ser funcionário da Cooperativa ele acompanha diversas áreas, fica sobre a responsabilidade do agente emitir os pareceres dos apontamentos de acompanhamento para que se obtenha as conformidades. A metodologia utilizada foi de forma empírica através da experiência da autora, a pesquisa é exploratória de modo a analisar o evento de Auditoria que foi vivenciado. A Pesquisa Bibliográfica elucidou os referenciais teóricos em relação a abordagem dos dados e a conclusão da pesquisa.Artigo Científico Acesso aberto A compensação de cheques por imagem: agilidade e precisão na compensação de cheques na cooperativa de crédito Sicoob Crediaraucária(2018) Santos, Fabiano dosTechnology is of paramount importance in the entire process of image compensation. This article aims to analyze and investigate the influence of technology, as a mechanism of agility and precision, in the compensation of checks by image in the Credit Union SICOOB Crediaraucária de Urubici - SC. The research method used is the so-called "pure" research with the main objective of contributing to the existing knowledge, through the accumulation of information, and daily living. Through pure research, we sought to update knowledge rather than produce concrete results. An interview was conducted with a Cooperative manager in focus, seeking information on the check clearing process. Theoretical research has taken place through scientific publications available on the Internet. This research is justified considering that there is little material on the subject. Thus, the idea is to provide more familiarity with the problem to make it more explicit, making public its advantages. The conclusions of this research were as follows: The compensation of checks by image has brought to Sicoob Crediaraucária, more agility and security in check conferences, reduction of costs with transportation and optimization in the processes with a significant reduction in the time of conference of the compensation.Artigo Científico Acesso embargado Produtos e serviços nas cooperativas de crédito(2018) Elias, Suelen BitencourtAumentar as vendas e as utilizações de serviços e produtos pelos cooperados depende exclusivamente do empenho e dedicação da instituição financeira e dos colaboradores, pois é comum que associados das cooperativas não conheçam o leque de produtos e serviços ofertados pela sua instituição financeira, buscando fora da cooperativa, o que necessitam, como seguros, cartões de crédito, previdência privada e consórcios. Criar alternativas para fomentar as vendas é a visão e a meta individual de cada colaborador, para os objetivos comuns da cooperativa. Realizar pesquisas de mercado sobre a concorrência e o público a ser atendido é a forma de análise dos dados e conhecimento das falhas para atingir os resultados. O resultado, como divulgação dos produtos e serviços ofertados, bem como sua contratação, gera retorno para a cooperativa e diretamente para o associado. O estudo visa analisar a importância dos produtos e serviços nas cooperativas de crédito, bem sugestões de melhorias para auxiliar nas dificuldades diárias de comercialização.Artigo Científico Acesso embargado O acordo da Basileia nas cooperativas de crédito(2018) Simiano, RitielleDiferente dos bancos convencionais, as instituições financeiras cooperativas possuem um sistema de trabalho mais frágil, pois depende inteiramente da confiança e também fidelidade de seus associados para ter sucesso. Necessitam minuciosamente de uma gestão com excelência para medir e analisar risco a risco. Para auxiliar e aprimorar o sistema financeiro, de modo a precaver as instituições não venha à falência, o Acordo de Basileia foi firmado visando absorver os choques que as instituições sofrem com seu próprio capital. Neste trabalho, buscamos descrever e identificar a importância do acordo da Basileia nas cooperativas de crédito, indicando os pontos positivos na prevenção do risco do crédito. A metodologia da pesquisa utilizada foi a bibliográfica, consultando livros e sites, buscando conceitos que auxiliaram na construção do texto, o qual explica o acordo e suas evoluções e como ele se preocupa no desenvolvimento das instituições e das comunidades em que estão inseridas.Estudo de Caso Acesso fechado Risco de crédito: uma análise da cooperativa de crédito de livre admissão de associados Urubici(2018) Pereira, Juliano JoséO crédito, é considerado um fator determinante no desenvolvimento econômico, proporcionando condições de ampliação da atividade econômica. Mas, o crédito remete a uma via de mão dupla, pois a concessão deste pode promover o desenvolvimento econômico e a alavancagem de uma instituição, assim como quando mal concedido apresenta riscos que podem acabar com a entidade. O objetivo deste trabalho é apresentar práticas que venham a minimizar o risco de crédito na sua concessão. Também ressaltar a história do cooperativismo de crédito no Brasil e expor o que é cooperativismo de crédito e suas particularidades. A metodologia utilizada neste trabalho é de pesquisa pura, empírica focada na melhoria de teorias, processos e estudo de caso na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Urubici, destinado a aumentar a base de conhecimento, através de meios mais adequados, no intuito de ser atingido o objetivo. A metodologia usada foi a de pesquisa em estudos já realizados e comprovados. Os resultados obtidos permitem dizer que o risco sempre haverá em operações que envolvam crédito, porém, o que podemos fazer é instrumentalizar a gestão de métodos, procedimentos e analises de todos os riscos possíveis, objetivando assim minimizá-los.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação da satisfação do associado da cooperativa Sicoob Ecocredi com o produto Sipag(2018) Wilbert, Luciana MaraEste estudo objetiva responder a seguinte questão: Qual o nível de satisfação dos associados da Cooperativa Sicoob Ecocredi com o produto Sipag? Nesse contexto este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados - Sicoob Ecocredi, localizada na cidade de Três Coroas estado do Rio Grande do Sul, que utiliza como uma das soluções financeiras para seus associados a adquirência Sipag, produto que permite realizar vendas de seus produtos ou serviços parcelados por meio de cartões de débito e crédito de qualquer emissor, podendo antecipar seus recebíveis a vista. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantiqualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado enviado por correio eletrônico. Os resultados apontam que os associados em sua maioria estão satisfeitos com o produto oferecido pela cooperativa, mas é necessário por parte desta, uma melhoria no acompanhamento pós-vendas para a fidelização dos associados.Artigo Científico Acesso embargado Estratégias para ampliação da carteira de crédito de clientes da cooperativa de Boa Esperança Ltda – PA Ilicínea(2018) Almeida, Marcia MoreiraA ampliação da base de associados é fundamental para o sucesso do Sicoob Belcredi – PA Ilicínea, que deseja tornar-se a principal instituição financeira para seus associados, buscando atender suas necessidades e fortalecer a relação cooperativa-cooperado. Este trabalho propõe analisar estratégias a serem utilizadas para ampliar a base de associados da cooperativa de crédito e livre admissão de Boa Esperança Ltda – PA Ilicínea, buscando conhecer os pontos a serem considerados importantes no relacionamento com os associados e implementando ações que contribuam para a adoção de ferramentas que auxiliam a elaboração das estratégias. Para a pesquisa, foi utilizado o método de questionário enviado a contatos de associados e não associados via email e Whatsapp. As ferramentas de diagnóstico utilizadas foram análise SWOT, os 5 porquês e planilha 5W2H que contribuem para detectar, analisar, solucionar problemas e criar ações para que o objetivo seja alcançado. Através da metodologia de natureza aplicada, foi possível chegar ao conhecimento da realidade do quadro social do Sicoob Belcredi – PA Ilicínea, apresentando como resultado o conhecimento do potencial dos atuais associados, o campo amplo de pessoas propensas a se associarem e a necessidade de fidelização dos associados na cooperativa.Artigo Científico Acesso fechado Contribuição das cooperativas de crédito para eficiência econômica e eficácia social(2018) Machado, Luiz CarlosO cooperativismo de crédito é um sistema econômico brilhante, totalmente distinto do sistema bancário tradicional. Sua filosofia procura ser justa tanto para seu associado quanto para a comunidade onde se insere. Não visa lucros, seu maior lucro é o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em seu ciclo social. O desenvolvimento da comunidade significa o desenvolvimento da própria cooperativa que de forma eficaz e sustentável, procura aplicar os recursos reinvestindo-os em programas voltados para a capacitação, saúde e desenvolvimento econômico eficiente e eficaz da comunidade. Neste trabalho, buscamos esclarecer o que é o cooperativismo, como se deu seu início, descrevendo seus princípios e valores, seu diferencial perante o sistema bancário tradicional e a virtuosidade desse sistema econômico. Fazendo uso da pesquisa exploratória bibliográfica, procurou-se elucidar o tema proposto, buscando despertar a consciência para os princípios básicos e fundamentados das cooperativas de crédito, compreendendo a sua colaboração para o desenvolvimento econômico social, em sua eficiência e eficácia.Monografia Acesso embargado Planejamento estratégico e a sua importância para a cooperativa de crédito litorânea – Sicoob Credija(2019) Constante, Cíntia de VargasNas ultimas décadas a globalização e outros fatores vêm causando profundas mudanças no cenário econômico. Diante disso há a necessidade de fazer um levantamento sobre a importância do planejamento estratégico como ferramenta gerencial e sua prática nas cooperativas da região para que essas mudanças não interfiram negativamente no processo organizacional, sendo a empresa estudada a Cooperativa de Crédito Litorânea - Sicoob Credija. Fatores considerados relevantes para elaboração do trabalho foram o contexto histórico relacionado à filosofia das organizações, planejamento estratégico, bem como a análise do ambiente e mercado, trazendo este embasamento teórico para a realidade da cooperativa em estudo. A metodologia adotada no artigo foi a pesquisa quantitativa, utilizando o manual de planejamento estratégico fornecido pela cooperativa e entrevista para a coleta de dados. Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica, onde por meio de conceitos e embasamento teórico foi possível analisar o tema sob uma nova abordagem, produzindo novos conhecimentos. Assim como demais empresas, veremos que a Cooperativa de Crédito Sicoob Credija possui além do plano gerencial, um planejamento estratégico e através dele ficará explicito a sua missão e visão para o alcance dos seus objetivos e metas. Ele é a ferramenta fundamental que define os rumos que a cooperativa deve seguir, através de estratégias centradas e tomadas de decisões sem erros.Artigo Científico Acesso aberto Análise do nível de satisfação dos associados da cooperativa CRESOL Jaguaruna – posto de atendimento de Paulo Lopes(2019) Costa, JoseEste artigo tem como objetivo apresentar o nível de satisfação dos associados da Cooperativa Cresol Jaguaruna – especificamente em seu Posto de atendimento na cidade de Paulo Lopes – SC. A pesquisa, descritiva com abordagem qualiquantitativa, teve o formulário como instrumento de coleta de dados. O posto de atendimento possui hoje cerca de 975 associados, onde destes, 408 estão com suas contas inativas. Dos cerca de 567 sócios ativos, foi entregue aleatoriamente o formulário a um número de 80 sócios, onde foi possível observar que a maioria dos associados entrevistados está satisfeita com os serviços recebidos na agencia. Porém, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados e melhorados, como em relação ao estacionamento, que foi o um dos itens com menor resultado de satisfação, e também melhora a tecnologia e manter a constante qualificação de diretores e funcionários.Artigo Científico Acesso aberto Plano de comunicação mercadológica para o fortalecimento de uma cooperativa de crédito rural do sul de Santa Catarina(2019) Matos, Daiane Ramos deO presente artigo visa analisar as estratégias de marketing utilizadas por uma cooperativa de crédito rural do sul de Santa Catarina e o funcionamento da área, até 2018. Para a obtenção de tais informações, foi realizada uma pesquisa do tipo explicativa sob a perspectiva do aprofundamento teórico e de campo, com os responsáveis pelo setor de marketing. A pesquisa deu-se por meio de uma entrevista. Através da pesquisa constatou-se que o setor de marketing precisa ser melhor estruturado, pois possui meios de comunicação mercadológica, porém não faz o uso de modo efetivo. Assim, a partir da elaboração de uma Matriz de SWOT, sugeriu-se um plano de comunicação mercadológica, visando o fortalecimento da cooperativa de crédito.Artigo Científico Acesso fechado A participação da cooperativa de crédito rural Alto Rio Grande - Sicredi Credigrande no mercado de crédito da cidade de Lavras/MG(2019) Maciel, Luciano CastroNos últimos anos a participação das cooperativas no mercado brasileiro teve um aumento considerável, impulsionada pela ampliação de sua rede de atendimento e pela oferta de produtos e serviços com taxas de juros inferiores aquelas praticadas pelo segmento bancário. Com todo este cenário favorável, o presente artigo tem como objetivo analisar a participação da Cooperativa de Crédito Rural Alto Rio Grande – Sicredi Credigrande no mercado de crédito da cidade de Lavras/MG. Preliminarmente pode-se afirmar que os dados revelaram que a modesta participação da cooperativa estudada no mercado de crédito de Lavras se deve a sua segmentação rural e o pouco conhecimento do cooperativismo de credito no município e que as possibilidades e limites de atuação e expansão da cooperativa neste município estão relacionadas a sua transformação em cooperativa de credito de livre admissão de associados e ao trabalho de divulgação do cooperativismo de credito na cidade, respectivamente.Artigo Científico Acesso aberto A influência do marketing na venda de produtos e serviços de uma cooperativa de crédito do litoral norte do Rio Grande do Sul(2019) Melos, Gislaine ModelO presente estudo tem como objetivo analisar os resultados alcançados em uma Cooperativa de Crédito do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e identificar em uma linha de crédito específica, quais as estratégias de marketing foram utilizadas para que a meta proposta fosse atingida. Para tal análise, foi selecionada a carteira de financiamento de veículos, que foi a que apresentou o maior crescimento no ano de 2018. Para comparação foram analisados os relatórios da contratação das demais linhas de crédito e de produtos e serviços, em geral. A partir dos resultados buscamos aplicar as estratégias que se mostraram exitosas para todos os produtos da cooperativa em questão. De forma resumida podemos dizer que os resultados apontaram que as ações de parcerias com lojas, publicações em jornais e rádios, participação da cooperativa em eventos, apresentaram retorno expressivo e demonstram a importância dessas práticas nas cooperativas de crédito.Artigo Científico Acesso aberto O atendimento a pessoas com deficiências nas cooperativas filiadas a Cresol Base Sul(2019) Coelho, Laize RamosEmbora no Brasil existam várias leis e decretos que tratem a inclusão social de pessoas com deficiências, ela de fato só ocorre quando estes sentem-se realmente integrados a sociedade. As cooperativas de crédito rural do Sistema Cresol têm em sua essência promover a inclusão social das classes menos favorecidas na sociedade, sem qualquer discriminação, incluindo portanto, pessoas com deficiências. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa para conhecer o preparo dos funcionários das cooperativas de crédito filiadas a Cresol Base Sul em relação ao atendimento de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. O levantamento de dados deu-se por questionário enviado ao público alvo por e-mail e pelo aplicativo Whatsapp. Analisando-se os resultados, percebeu-se que a maioria dos funcionários apresentou o sentimento de despreparo para tal atendimento, sugerindo a necessidade de mais processos formativos com o intuito de capacitá-los e aumentar o sentimento de segurança em relação ao atendimento de pessoas com deficiências nas Cooperativas.Artigo Científico Acesso embargado Reflexos do PRONAF: o que os agricultores acessam? Um estudo numa cooperativa de crédito do extremo sul catarinense(2019) Souza, Marcelo VargasThis present article to analyze which other products and services, the associated farmers of a credit cooperative of the extreme south of Santa Catarina, who access the resources of Pronaf line use in that cooperative. In order to obtain such information, a documentary research was carried out through systematic sampling, where data were collected from 260 associates. It was found that most members who access Pronaf do not use the cooperative's products and services, and they go to the cooperative only for the acquisition of credit, its release and later in the annual payments of installments.Artigo Científico Acesso aberto Gestão de pessoas em uma cooperativa de crédito do sul de Minas Gerais - cooperativa de crédito rural Alto Rio Grande - Sicredi Credigrande(2019) Lima, René RibeiroO clima organizacional demonstra as causas de insatisfação e tensões vividas dentro do ambiente interno das organizações. Deste modo, este trabalho fez uma análise junto aos colaboradores da Cooperativa de Crédito Rural Alto Rio Grande, e após, verificou-se os dados de forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto. O objetivo a ser alcançado neste trabalho é identificar as falhas na gestão de pessoas dentro da organização, já que não existe ainda um responsável por esta área, melhorando assim, a condução dos processos. A metodologia utilizada foi através de estudos bibliográficos (livros e artigos da internet) e uma pesquisa coletando dados através da aplicação de um questionário. Na realização deste estudo, conclui-se que os objetivos propostos foram alcançados e recomenda-se que a Cooperativa desenvolva um plano de ação para ajustar a política de Gestão de Pessoas, e continue desenvolvendo ações para melhorias dos fluxos e processos.