Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 34
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do nível de satisfação dos associados da cooperativa CRESOL Jaguaruna – posto de atendimento de Paulo Lopes
    (2019) Costa, Jose
    Este artigo tem como objetivo apresentar o nível de satisfação dos associados da Cooperativa Cresol Jaguaruna – especificamente em seu Posto de atendimento na cidade de Paulo Lopes – SC. A pesquisa, descritiva com abordagem qualiquantitativa, teve o formulário como instrumento de coleta de dados. O posto de atendimento possui hoje cerca de 975 associados, onde destes, 408 estão com suas contas inativas. Dos cerca de 567 sócios ativos, foi entregue aleatoriamente o formulário a um número de 80 sócios, onde foi possível observar que a maioria dos associados entrevistados está satisfeita com os serviços recebidos na agencia. Porém, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados e melhorados, como em relação ao estacionamento, que foi o um dos itens com menor resultado de satisfação, e também melhora a tecnologia e manter a constante qualificação de diretores e funcionários.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A importância das cooperativas de crédito para o desenvolvimento local
    (2019) Gregorini, Gílio
    Abstract: This article was developed from the Scientific initiation Project to know the importance of credit unions for local development, with the objective of understanding how it can promote the economic and social development of its Members and their city. He brings a history of the emergence of cooperativism in general and credit Cooperativism in Brazil and worldwide. As for the methodology, the study can be characterized as a documental bibliographical study, where from the analysis it is noted that, the credit cooperatives, through the collective union of the Associates, gain an economic improvement in the sense of expanding their Acquisition capacity of consumer goods and capital goods (production), providing its partners with a return exceeding the cost of opportunity of the invested capital. Cooperativism shows its potential for local development, which has a lot of market to explore and tends to evolve, conquering its own space, defining a new form of work and sustainable local social development.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Cooperativas de crédito e o planejamento financeiro familiar
    (2019) Ramos, Fernanda Ribeiro de Melo
    Este trabalho aborda definições sobre o cooperativismo, seu surgimento e cenário atual, além de descrever o funcionamento de uma cooperativa de crédito e a evolução desta modalidade de cooperativa. As cooperativas de crédito, embora sejam similares a outras instituições financeiras, diferem-se pela sua finalidade, forma de propriedade, controle e na distribuição das sobras por elas geradas. Dessa forma esse trabalho tem como objetivo analisar a importância das cooperativas de crédito na promoção do planejamento financeiro familiar e dessa forma contribuir para o desenvolvimento regional. A demanda pelos serviços prestados pelas cooperativas de crédito vem crescendo significativamente, principalmente pelo fato de oferecerem taxas de juros e custos de serviços mais baixos quando comparados aos bancos, além disso, prezam em colaborar para a construção de um país melhor, pois, leva desenvolvimento para muitas comunidades, volta seu olhar para necessidades locais e cuida das pessoas e seus projetos. Diante disso, conclui-se que a escolha por uma cooperativa de crédito é uma alternativa importante, não somente voltado ao financeiro, mas também pelas práticas e ações para com as pessoas, proporcionando qualidade de vida coletiva, pois o propósito nesse segmento transpassa barreiras, sai do interesse individual e adentra a coletividade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da percepção dos associados da importância da Cresol PA Sangão para o desenvolvimento do município
    (2019) Silva, Jucimara Aguiar
    O trabalho realizado comtempla um estudo com associados da Cooperativa Cresol localizada no município de Sangão-SC. O tema abordado é voltado para identificar a percepção que o associado possui quanto a importância da cooperativa na comunidade. A pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado a 12 associados. Com o resultado obtido, foi possível identificar que os sócios veem a cooperativa como um instrumento muito importante para o desenvolvimento local, porém, os mesmos não entendem o seu papel dentro da cooperativa como sócio, com isto, não tem uma fidelidade a instituição e priorizam o atendimento ágil e os baixos juros, além de não conhecerem a missão da cooperativa. A pesquisa também buscou verificar quais os produtos que falta fornecer ou aperfeiçoar para melhorar seu atendimento com os associados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Otimização do sistema gestão online na Cresol Encostas da Serra Geral
    (2019) Figueredo, Elaine
    O objetivo do presente artigo é analisar as contribuições do sistema Gestão Online no atendimento ao associado e as possíveis melhorias que podem ser implantadas para otimizar o tempo de atendimento ao associado da Cooperativa de Crédito Cresol Encostas da Serra Geral. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa com fundamentação teórica bibliográfica, tanto em livros, além de artigos disponíveis na internet, juntamente com uma pesquisa qualitativa com os colaboradores da Cresol, visando melhorias no sistema (Gestão Online) na cooperativa. Como resultados preliminares pode-se afirmar que os dados revelaram que os colaboradores se sentem preocupados em atender as necessidades financeiras e de serviços dos associados e que a cooperativa precisa inovar em seus produtos e serviços, melhorar o atendimento quanto ao tempo para se obter as informações necessárias para o atendimento das necessidade dos sócios, contribuindo para as tomadas de decisões e estratégias para fidelizar seus associados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Financiamento habitacional
    (2019) Marques, Érique Marcos
    O financiamento habitacional se tornou uma forma da cooperativa assegurar um direito social de seu cooperado, a ter sua moradia. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com associados da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Jaguaruna. O objetivo da pesquisa é saber qual a relevância que os associados dão para a linha de crédito habitacional. Foi realizada uma análise, se o financiamento de alguma forma impactou a vida dessas pessoas e se possuem conhecimento do funcionamento da cooperativa. O levantamento de dados deu-se por questionário através de ligações telefônicas e pelo aplicativo whatsapp ao público alvo. Analisando-se os resultados, percebeu-se que o financiamento habitacional é uma ferramenta importante para a cooperativa contribuir com o desenvolvimento regional, e também para os associados, pois contribuiu para mudarem suas vidas. Será apresentado como surgiu o financiamento habitacional e também como é a relação da cooperativa com a comunidade onde está inserida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A percepção dos associados da Cresol Base Sul em relação a imagem da marca Cresol
    (2019) Bayer, Wagner da Silva
    Para uma cooperativa de crédito manter-se competitiva em um mercado tão acirrado não é tarefa fácil, porém quando a mesma possui um diferencial e este é percebido pelos seus associados torna-se uma tarefa mais assertiva. Diante deste contexto, este estudo buscou identificar a percepção dos associados da Cresol Base Sul SC/RS em relação a imagem da marca Cresol. O estudo foi aplicado com associados das cooperativas de crédito filiadas a Cresol Base Sul SC/RS que por sua fez pertence ao Sistema Cresol Central SC/RS, por meio de um questionário eletrônico onde a pesquisa quanto a profundidade caracterizou-se como exploratória. O estudo identificou que os associados percebem o diferencial da cooperativa e por isso fazem dela cada dia mais sólida no mercado.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Qualidade no atendimento: o diferencial da cooperativa de crédito Cresol na cidade de Jacinto Machado
    (2019) Teixeira, Karen Suyan de Souza
    No mundo contemporâneo os consumidores buscam produtos e serviços de qualidade para satisfazer as suas necessidades. A qualidade dos serviços envolve uma serie de fatores que geram a satisfação de um cliente. Este trabalho foi realizado com o objetivo de pesquisar junto a população da cidade de Jacinto Machado a qualidade do atendimento ao público pela cooperativa de crédito Cresol Jacinto Machado, sob a ótica dos clientes/associados, considerando variáveis como a confiabilidade, a responsabilidade, e a segurança. Após uma pesquisa bibliográfica com enfoque na visão e evolução histórica da qualidade de serviços e atendimento, foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa e quantitativa a fim de responder as questões levantadas como objetivos desse trabalho. Utilizando as respostas obtidas por usuários do sistema cooperativo, foi possível constatar que o atendimento pessoal e individual, que apresenta agilidade em solucionar dúvidas, cordialidade, empatia e transmite confiança, é visto como um atendimento de qualidade e, dessa forma, se torna fator decisivo no processo de escolha de instituição financeira para utilização de produtos e serviços.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O jovem do campo e a influência da cooperativa de crédito para a sua permanência no meio rural
    (2019) Albino, Wagner Ribeiro
    A sucessão familiar continua sendo um dos grandes problemas quando o tema se trata da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o papel das cooperativas de crédito na redução do êxodo rural, através de uma pesquisa aplicada à quarenta e três jovens, onde observamos quais os estímulos que os motivam a deixar o campo e se a cooperativa de crédito pode, de alguma forma, influenciar na tomada dessa decisão. Ao analisar de um modo geral, os jovens possuem um ideal definido, estudar para trabalhar na cidade; a grande maioria não se sente estimulado em permanecer no campo e a própria família não os incentiva para que fiquem. Muitos não conhecem as cooperativas de crédito, sendo assim, essas não influenciam na sua decisão, decisão essa já tomada desde cedo. Para chegar a esta conclusão, foi utilizada a metodologia de coleta de dados, através de pesquisas e entrevistas, onde através da abordagem quantiqualitativa de natureza exploratória obtivemos o alcance pretendido com os resultados da pesquisa.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Projeto o menino solidário: um estudo de caso nas escolas da região de Jaguaruna
    (2019) Rosa, Katia Regina Xavier
    A Cresol cooperativa de crédito, surgiu através da união e cooperação de agricultores familiares. Observando o rumo em que a sociedade está tomando, formado por pessoas individualistas, sem liderança, que não se desafiam a lutar por direitos, a Cresol criou o projeto “O Menino Solidário”, personagem esse voltado para resgatar com a criança valores sociais de forma lúdica. Para elaboração desse artigo, foi levantado o problema que é a preocupação com a formação de futuros cidadãos. Com isso, realizou-se uma pesquisa através de questionário enviado ao público-alvo, pelo aplicativo whatsapp, objetivando identificar as ações do projeto “O Menino Solidário” e quais impactos o projeto causou nos alunos das escolas visitadas, na perspectiva dos seus Diretores, quanto a formação de futuros cidadãos. Analisados os dados, observou-se que a maioria dos pesquisados acredita que projetos como esses são importantes para formação de futuros cidadãos, acreditando em uma sociedade melhor.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano de viabilidade para constituição de um posto de atendimento da Cresol São João do Sul na cidade de Praia Grande: um estudo de caso
    (2019) Sartor, Elizangela Ledineia Pavei
    O presente artigo visa apresentar os aspectos que levam uma Cooperativa de Crédito a expandir sua área de cobertura através da implantação de novos postos de atendimento. Historicamente, esse cenário de investimento era dominado pelos bancos institucionais e bancos privados, ficando os pequenos municípios praticamente excluídos do acesso a esses serviços e, essa realidade vem sofrendo significativa alteração nos últimos anos. Diante disso, será construído um breve recorte e análise que demonstra o avanço da Cooperativa Cresol São João do Sul/SC, sua constituição e importância no cenário cooperativo do extremo Sul de Santa Catarina, especialmente, o seu potencial de ampliação através de um posto de atendimento no município de Praia Grande/SC. Para apurar essas informações, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando os principais indicadores (PIB/número de concorrentes/estrutura organizacional) do município em estudo e os investimentos a serem absorvidos pela cooperativa, resultando no plano de viabilidade para a constituição do Posto de Atendimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do marketing na venda de produtos e serviços de uma cooperativa de crédito do litoral norte do Rio Grande do Sul
    (2019) Melos, Gislaine Model
    O presente estudo tem como objetivo analisar os resultados alcançados em uma Cooperativa de Crédito do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e identificar em uma linha de crédito específica, quais as estratégias de marketing foram utilizadas para que a meta proposta fosse atingida. Para tal análise, foi selecionada a carteira de financiamento de veículos, que foi a que apresentou o maior crescimento no ano de 2018. Para comparação foram analisados os relatórios da contratação das demais linhas de crédito e de produtos e serviços, em geral. A partir dos resultados buscamos aplicar as estratégias que se mostraram exitosas para todos os produtos da cooperativa em questão. De forma resumida podemos dizer que os resultados apontaram que as ações de parcerias com lojas, publicações em jornais e rádios, participação da cooperativa em eventos, apresentaram retorno expressivo e demonstram a importância dessas práticas nas cooperativas de crédito.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Reflexos do PRONAF: o que os agricultores acessam? Um estudo numa cooperativa de crédito do extremo sul catarinense
    (2019) Souza, Marcelo Vargas
    This present article to analyze which other products and services, the associated farmers of a credit cooperative of the extreme south of Santa Catarina, who access the resources of Pronaf line use in that cooperative. In order to obtain such information, a documentary research was carried out through systematic sampling, where data were collected from 260 associates. It was found that most members who access Pronaf do not use the cooperative's products and services, and they go to the cooperative only for the acquisition of credit, its release and later in the annual payments of installments.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão de pessoas em uma cooperativa de crédito do sul de Minas Gerais - cooperativa de crédito rural Alto Rio Grande - Sicredi Credigrande
    (2019) Lima, René Ribeiro
    O clima organizacional demonstra as causas de insatisfação e tensões vividas dentro do ambiente interno das organizações. Deste modo, este trabalho fez uma análise junto aos colaboradores da Cooperativa de Crédito Rural Alto Rio Grande, e após, verificou-se os dados de forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto. O objetivo a ser alcançado neste trabalho é identificar as falhas na gestão de pessoas dentro da organização, já que não existe ainda um responsável por esta área, melhorando assim, a condução dos processos. A metodologia utilizada foi através de estudos bibliográficos (livros e artigos da internet) e uma pesquisa coletando dados através da aplicação de um questionário. Na realização deste estudo, conclui-se que os objetivos propostos foram alcançados e recomenda-se que a Cooperativa desenvolva um plano de ação para ajustar a política de Gestão de Pessoas, e continue desenvolvendo ações para melhorias dos fluxos e processos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O atendimento a pessoas com deficiências nas cooperativas filiadas a Cresol Base Sul
    (2019) Coelho, Laize Ramos
    Embora no Brasil existam várias leis e decretos que tratem a inclusão social de pessoas com deficiências, ela de fato só ocorre quando estes sentem-se realmente integrados a sociedade. As cooperativas de crédito rural do Sistema Cresol têm em sua essência promover a inclusão social das classes menos favorecidas na sociedade, sem qualquer discriminação, incluindo portanto, pessoas com deficiências. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa para conhecer o preparo dos funcionários das cooperativas de crédito filiadas a Cresol Base Sul em relação ao atendimento de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. O levantamento de dados deu-se por questionário enviado ao público alvo por e-mail e pelo aplicativo Whatsapp. Analisando-se os resultados, percebeu-se que a maioria dos funcionários apresentou o sentimento de despreparo para tal atendimento, sugerindo a necessidade de mais processos formativos com o intuito de capacitá-los e aumentar o sentimento de segurança em relação ao atendimento de pessoas com deficiências nas Cooperativas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impactos organizacionais que a má estruturação do capital intelectual traz a uma cooperativa de crédito solidário do sul de Santa Catarina
    (2019) Duarte, Jéssica Rodrigues
    This article aims to analyze the internal organization model of the intellectual capital of a Solidary Credit Cooperative of southern Santa Catarina, since with the rise of credit, cooperativism, and the great search for a differentiated service, cooperatives must be prepared, with a staff capable and motivated to meet existing and future demands. The information was obtained through a survey applied to the employees of the cooperative under study, through a questionnaire with open and closed questions, aiming to know and understand how the positions and functions are organized, as well as the interviewee's vision when the organization and function performed. Using corporate governance, especially people management, a new internal organization model based on sectorization was suggested to better manage the available intellectual capital, so that the cooperative can achieve better results in its business.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plano de comunicação mercadológica para o fortalecimento de uma cooperativa de crédito rural do sul de Santa Catarina
    (2019) Matos, Daiane Ramos de
    O presente artigo visa analisar as estratégias de marketing utilizadas por uma cooperativa de crédito rural do sul de Santa Catarina e o funcionamento da área, até 2018. Para a obtenção de tais informações, foi realizada uma pesquisa do tipo explicativa sob a perspectiva do aprofundamento teórico e de campo, com os responsáveis pelo setor de marketing. A pesquisa deu-se por meio de uma entrevista. Através da pesquisa constatou-se que o setor de marketing precisa ser melhor estruturado, pois possui meios de comunicação mercadológica, porém não faz o uso de modo efetivo. Assim, a partir da elaboração de uma Matriz de SWOT, sugeriu-se um plano de comunicação mercadológica, visando o fortalecimento da cooperativa de crédito.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A participação da cooperativa de crédito rural Alto Rio Grande - Sicredi Credigrande no mercado de crédito da cidade de Lavras/MG
    (2019) Maciel, Luciano Castro
    Nos últimos anos a participação das cooperativas no mercado brasileiro teve um aumento considerável, impulsionada pela ampliação de sua rede de atendimento e pela oferta de produtos e serviços com taxas de juros inferiores aquelas praticadas pelo segmento bancário. Com todo este cenário favorável, o presente artigo tem como objetivo analisar a participação da Cooperativa de Crédito Rural Alto Rio Grande – Sicredi Credigrande no mercado de crédito da cidade de Lavras/MG. Preliminarmente pode-se afirmar que os dados revelaram que a modesta participação da cooperativa estudada no mercado de crédito de Lavras se deve a sua segmentação rural e o pouco conhecimento do cooperativismo de credito no município e que as possibilidades e limites de atuação e expansão da cooperativa neste município estão relacionadas a sua transformação em cooperativa de credito de livre admissão de associados e ao trabalho de divulgação do cooperativismo de credito na cidade, respectivamente.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Planejamento de marketing em uma cooperativa de crédito
    (2019) Machado, Roberta
    Este trabalho teve como objetivo principal o estudo para implantação de um plano de marketing na cooperativa de crédito Cresol no PA de Treviso, para gerar melhorias em seus negócios e ampliar seu quadro social. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a quantitativa, com entrevistas individuais, em forma de questionário, e através das respostas, foi possível perceber que o marketing repassado de pessoa para pessoa, é a forma mais forte de divulgação que a cooperativa possui. O referencial teórico abordou literatura de marketing e estratégias. Foram verificados também os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades da cooperativa pela visão dos funcionários. Conclui-se com o estudo, que a cooperativa deve estabelecer métodos mais claros e eficazes para a comunicação com seus associa-dos. Foi sugerido a cooperativa um planejamento de marketing, de acordo com suas necessidades, como forma envolver mais os cooperados atuais e incentivar a entrada de novos asso-ciados.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A importância do marketing de relacionamento para a fidelização de associados em uma cooperativa de crédito e a sua contribuição para a evolução do volume de negócios
    (2019) Oliveira, Eduarda Borges Patrício de
    Observing the current increasingly competitive scenario, it becomes aware of the importance of establishing a good relationship with members in a credit union aiming at their satisfaction and loyalty. In view of the reality of survival of cooperatives, it is essential that they identify the needs and desires of their members improving the service constantly. This article aims to understand the importance of relationship marketing for the loyalty of members in a credit union, and its contribution to the evolution of turnover. At the same time, it is essential to invest in products and services that can contribute to the evolution of business demand with associates. For this bibliographic reference article, secondary data were used as bibliographic works, articles and dissertations. The research analyzed confirmed the importance of using relationship marketing to create a lasting relationship with members.