Psicologia
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Navegando Psicologia por Autor "Ferreira, Karla Patrícia Paiva"
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Artigo Científico Acesso fechado Os impactos da pandemia de covid-19 para a educação infantil pública, à luz da teoria de aprendizagem de Jean Piaget: uma revisão bibliográfica(2021-12-02) Silva, Denise de Fátima; Payão, Flávia BresciaA educação é considerada um direito fundamental previsto na Constituição da República Federativa do Brasil e deve ser garantida a todos. Entretanto, sabe-se que, no contexto educacional, a educação pública é mais defasada quando comparada com a privada, em face de inúmeros fatores, podendo destacar a falta de investimentos, entre outros. Com a pandemia da Covid-19, a situação da educação pública, principalmente a infantil, foi diretamente afetada, tendo destaque os efeitos das medidas de distanciamento e isolamento social, que culminou no fechamento de diversas instituições de ensino (creches, pré-escolas e universidades) e, com isso, o ensino remoto foi introduzido de forma a tentar manter as aulas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de revisão bibliográfica a respeito dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 na educação infantil pública no Brasil e, assim, analisar, a partir das teorias do Jean Piaget, suas consequências nos processos de aprendizagem das crianças. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, em que foi realizada uma busca de artigos, livros e teses nas principais bases de dados, como ScieLo e PubMed. Por meio da análise dos artigos, foi possível observar que a educação infantil pública é de grande importância para a formação do cidadão, sendo a porta de entrada para o ensino e aprendizagem, e com isso, por meio dela, as crianças têm um desenvolvimento cognitivo e motor diferenciado. Tal fato consolida-se pelo fato das interações sociais que as atividades desenvolvidas na educação infantil proporcionam às crianças, conforme descreve a teoria da aprendizagem de Piaget. Nesse sentido, conclui se que os efeitos da pandemia cessaram com essas relações, o que corrobora a prática pedagógica proposta por Piaget, podendo gerar uma defasagem no ensino e na aprendizagem das crianças ao longo do tempo e, para tanto, é fundamental que haja maior atenção e desenvolvimento de trabalhos nessa linha temática para minimizar os efeitos nocivos que a pandemia da Covid-19 está deixando na sociedade como um todo.Artigo Científico Acesso aberto A importância do gestor de pessoas nas organizações: uma revisão bibliográfica sobre o cuidado com a qualidade de vida no trabalho a partir da motivação(2021-12-09) Magalhães, Daniele Alves; Silva, Daniele Aparecida; Rosa, Reisla LorenaO presente estudo apresenta, em suas páginas, uma abordagem sobre o cuidado com qualidade de vida no trabalho dentro das organizações, levando os leitores ao entendimento da importância do gestor de pessoas para alcançar esse objetivo a partir da motivação. Este tema é atualmente um objeto de pesquisa muito abrangente; as organizações não só atribuem importância à obtenção de melhores resultados, mas também priorizam as melhores condições para os seus colaboradores. Um dos principais objetivos do artigo é abordar como o gestor de pessoas é importante no auxílio da melhoria da qualidade de vida do trabalhador. A metodologia utilizada para a criação deste trabalho é a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, a partir de várias plataformas acadêmicas, o que permite concluir que a criação de ações benéficas voltadas a produzir condições favoráveis de qualidade de vida aos trabalhadores a partir da ação do gestor de pessoas, por meio da motivação, pode ser capaz de abrir fronteiras em prol do crescimento e desenvolvimento tanto do indivíduo quanto da empresa, promovendo assim o seu bem-estar e, consequentemente, o sucesso de todos.Artigo Científico Acesso fechado O manejo clínico da transferência na erotomania em sujeitos psicóticos usuários de Centro de Atenção Psicossocial(2021-07) Duarte, Gabriel Henrique; Pio, Elisabete Alvarenga; Souza, Rafael Augusto AlvarengaEste artigo consiste em abordar o conceito de erotomania, um delírio de transferência na estrutura psicótica. Em primeira análise, estabelecemos uma linha do tempo acerca deste postulado: analisando seu surgimento na psiquiatria, destacando nomes importantes da psicanálise e apresentando uma releitura contemporânea. Além disso, percebendo a precariedade de conteúdo voltado a esta síndrome, enfatizamos o trabalho do analista no manejo deste fenômeno, principalmente no dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Apontamos também a necessidade de que os profissionais dessas instituições saibam identificar e manobrar a transferência erotômana para um tratamento efetivo de seus usuários. Ou seja, salientamos a posição do analista perante o sujeito psicótico, apontando a importância de manejar a transferência em favor do trabalho analítico, mesmo frente aos impasses gerados pela presença de tonalidades eróticas dirigidas a ele. Ressaltamos, por fim, que essa posição de recuo perante o amor erotômano possibilita incontáveis intervenções para que o sujeito psicótico não chegue à passagem ao ato, além de criar possibilidades de desenvolver um tratamento.