Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Cardoso, Jorge"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto A Educação e a Pandemia da COVID 19: Intervenções Socioeducativas como Ferramentas de Auxílio para Professores e Alunos(2023-06-30) Vieira, KauanyEste artigo tem como objetivo realizar intervenções socioeducativas no contexto escolar, a fim de ajudar professores e alunos na nova realidade educacional após a pandemia da Covid-19. Com base nisso, foram conduzidas várias intervenções socioeducativas com professores e alunos para apoiá-los no retorno às aulas pós-pandemia. A pesquisa foi realizada na Escola Internacional Unisociesc (EIU), localizada no bairro Itacorubi em Florianópolis, Santa Catarina, no ano de 2021. As intervenções envolveram alunos do 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental, enquanto os professores abrangeram diferentes faixas etárias e ensinaram diversas disciplinas, de acordo com suas formações. Durante o período de distanciamento social, os estudantes perderam sua rotina escolar, porém é evidente que, ao retornarem às aulas, eles estão adotando as medidas de precaução necessárias e demonstrando entusiasmo durante as atividades propostas.Artigo Científico Acesso aberto A entrada da criança no ambiente escolar(2021-11-25) Silva, AmandaO momento em que a criança entra no ambiente escolar é inesquecível, seja pela imensidão do espaço, pela ausência do seu apoio familiar ou pelo contato social. Se procurou saber como a contação de histórias poderia apoiar e desenvolver as capacidades da criança nesse momento e quais o fatos que decorreriam dessa prática. O desenvolvimento do trabalho se concretizou através de pesquisa bibliográfica e pela realização de uma entrevista com a professora regente. Se concluiu que a prática da contação de histórias no pré-escolar é um excelente meio de ambientação de novas crianças e da passagem de conhecimentos para toda a turma, privilegiando o uso de novos vocabulários e a passagem de vários conhecimentos.Artigo Científico Acesso aberto A importãncia da Música nas práticas pedagógicas na Educação Infantil(2022-07-12) Silva, SusanEste artigo tem como objetivo estudar e analisar a importância da música nas práticas pedagógicas na Educação Infantil. A música como ferramenta pedagógica possibilita bons resultados na fixação dos conteúdos e além de ser um recurso de fácil acesso que auxilia no desempenho das crianças, desde a mais tenra idade, quando utilizada de forma correta e objetiva. Um planejamento das atividades escolares que inclui a preocupação com a linguagem musical, não pode ficar restrito a eventos como festas e datas comemorativas, mas deve ser uma prática diária. Como procedimento metodológico de pesquisa foi utilizado o método empírico, foi aplicado questionário online. Para análise dos dados, as questões foram organizadas de forma simples e objetivas das atividades aplicadas na instituição de ensino.Artigo Científico Acesso aberto A pedagogia logosófica(2021) Berndt, RenataEste artigo destaca aspectos da Pedagogia Logosófica, amparada pela Ciência Logosofia, em relação ao que ela traz sobre um efetivo educar para a vida, tendo como base algumas bibliografias do autor Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia e artigos de investigadores sobre o tema. Tem o intuito de investigar, dentro da concepção logosófica, como unir os conteúdos curriculares regulares com conteúdos que foquem na formação integral dos seres, preparando-os para a vida de cidadãos, para além da vida acadêmica. Para tanto, as etapas desta pesquisa compreendem revisão bibliográfica, aprofundamento do tema e levantamento dos benefícios e desafios que a Pedagogia Logosófica apresenta na missão de educar além dos currículos regulares. A pesquisa apresenta um questionário respondido pela diretora do Colégio Logosófico de Florianópolis e duas docentes. O artigo se encerra apresentando a importância de estimular nas crianças e nos próprios docentes o conhecimento de si mesmo, seus pensamentos, e sentimentos e o cultivo de valores essenciais para a vida.