Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Autor "Cardoso, Jorge Alexandre Nogared"
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Artigo Científico Acesso aberto Acolhimento de crianças pequenas na educação infantil: desafios encontrados pelas crianças pequenas no período de inserimento na educação infantil(2020) Laverde, Ana PaulaEste artigo traz o resultado de uma pesquisa que investigou o ponto de vista da criança pequena em relação aos pais e educadores, durante o processo de inserimento em uma escola de Educação Infantil, buscando identificar sua capacidade de formar vínculos afetivos seguros e explorar o mundo a seu redor, apoiada nas relações familiares e no desenvolvimento global conforme sua idade. Para tanto, buscou suporte na Teoria do Apego de John Bowlby e no Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização, e com base nessas indicações observou as relações entre a tríade criança-pais-educadores que compõem este universo, analisou as respostas dos questionários dirigidos aos pais e educadores, juntando, dessa forma, os subsídios necessários para compor o panorama que revela o ponto de vista da criança. Por ser uma amostragem pequena, o resultado desta pesquisa é inconclusivo, porém indica de forma consistente que “os modelos internos desenvolvidos nas relações com as figuras de apego primárias tendem, de maneira geral, a ser estáveis e a se generalizar nas relações futuras.” (Bowlby (1989) apud Dalbem & Dell’Aglio, 2005, p. 20), de modo que a instituição de ensino deve se dispor a conhecer a família realizando com ela uma anamnese visando planejar o inserimento focado na necessidade concreta daquele criança, se possível prevendo dificuldades e antecipando soluções, minimizando possíveis traumas e potencializando conquistas que irão refletir positivamente no futuro da criança.Monografia Acesso embargado Adaptação das crianças na educação infantil(2020) Ribeiro, Zara Liane Schuantes RodriguesO presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida.Monografia Acesso fechado Afetos de professores no início da carreira(2020) Nitschke, Jussara MachadoEste artigo refere-se à entrevista de fonte primária, realizada com quatro professoras de Ensino Fundamental I, inseridas no mercado de trabalho no máximo há dez anos, todas residentes na Grande Florianópolis, Estado de SC. Elas relataram questões sobre os afetos que tiveram no início de sua carreira. O objetivo dessa entrevista foi conhecer e analisar como se constituiu o período inicial na profissão docente em algumas escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis - SC. Identificando algumas dificuldades, desafios, seus medos, suas dúvidas, os prazeres que a profissão apresenta para alguns iniciantes. Conhecer um pouco suas opiniões sobre as vivências diante a sua inserção profissional. Essa entrevista foi desenvolvida através de perguntas abertas.Artigo Científico Acesso embargado Alfabetização: uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em uma escola privada em Boa Vista-Roraima(2020) Peres, Rosane da RosaA presente pesquisa tem como objetivo analisar a continuidade no processo de alfabetização e letramento quando a criança conclui a pré-escola e ingressa no Ensino Fundamental. Considera-se fundamental valorizar o conhecimento que os alunos trazem para então trabalhar os conhecimentos sistematizados e construídos pela humanidade. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento, para isso, o referencial teórico mostra ideias de estudiosos sobre o tema que serviram de base para analisar os dados levantados. A entrevista foi realizada com seis professores que atuam na alfabetização, em Boa Vista/RR. Ainda há muita incoerência entre as falas destas professoras sobre o tema e, com isso, entende-se que é preciso aprender muito sobre o processo de alfabetização e letramento.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva: depoimento pessoal(2023-06) Biondo, Marcia Eliza SalameA inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nas escolas regulares é um tema polêmico, pois essas pessoas sempre foram vistas como incapazes, estando sempre à margem da sociedade. Os debates evoluíram e não se concebe mais discursos preconceituosos e, muito menos, a não aceitação de qualquer tipo de deficiência nas escolas. O presente artigo tem como modalidade de pesquisa o relato pessoal, enriquecido pela pesquisa bibliográfica em artigos científicos que abordam o tema em questão. O objetivo é relatar as experiências pessoais envolvendo a avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva e buscar na literatura qual a melhor maneira de conduzir essa avaliação. Com o presente estudo, foi possível concluir que o caminho principal para o êxito de uma avaliação inclusiva passa pela aceitação do sistema educacional como um todo, respeitando, aceitando e incluindo as PcD, vendo-as como cidadãos capazes, com direito à escola e à cidadania.Artigo Científico Acesso embargado Competência emocional: um estudo de caso na educação infantil pública(2018) Karam, Heloísa da SilvaO presente artigo aborda um estudo de caso realizado no Centro de Educação Infantil Municipal Algodão Doce (Biguaçu, Santa Catarina), que teve como objetivo refletir sobre as situações do dia a dia observadas entre crianças e entre estas e os profissionais da escola, destacando situações do cotidiano escolar em que se pode abordar o desenvolvimento das competências emocionais. As observações foram registradas através de uma escrita-relato descritiva do comportamento dos envolvidos, juntamente com a entrevista da professora regente e o estudo dos documentos da instituição. A partir dos estudos sobre o tema foi possível refletir, apontando possíveis intervenções que contribuirão para o desenvolvimento da consciência, adequação e autonomia emocional.Monografia Acesso aberto Consequências do bullying na vida de pessoas em idade adulta(2021) Alencar Filho, Walter TavaresBullying é um tipo de violência que tem deixado marcas e consequências nas crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, mesmo depois de terem deixado os bancos escolares. Essa violência acontece em vários lugares que as crianças e adolescentes se reúnem, mas principalmente onde deviam estar protegidas, a escola. Com o objetivo de se conhecer um pouco mais dessas consequências e como lidaram com elas, foi feita uma pesquisa com 64 homens de um Organização militar na cidade de São Luís. Foi verificado que a maioria das vítimas do bullying não procura ajuda, não informa aos professores nem aos pais. Foi verificado a necessidade dos pais e professores estarem mais atentos ao que acontece com as crianças na escolaArtigo Científico Acesso aberto Contribuições da abordagem Reggio Emillia para a educação infantil(2020) Barroso, Rodrigo Cesar PaesO presente trabalho consiste numa revisão da literatura sobre a abordagem Reggio Emilia e seus princípios para a educação infantil. Buscou- se, através da pesquisa, delinear sete princípios básicos extraídos da práxis e história da abordagem, fornecendo uma base para pesquisa e discussão para a aplicação na educação infantil. Dentre os preceitos reconhecidos observamos a educação que parte de uma imagem da criança, reconhecendo a participação de todo o contexto sociocultural em sua educação, tanto por professores, quanto ambiente, cidade, pais e comunidade.Artigo Científico Acesso aberto O cuidar na educação infantil(2023-06-28) Uliano, MarceloResumo: Este estudo surgiu de um interesse em adquirir conhecimento e prática pedagógica devido à importância do cuidado e da educação. Como parte do processo desenvolvimento integral e aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos. É possível que as crianças se apropriem do conhecimento através do cuidar e educar, porque a atividade de cuidar e educar os leva a aprender com eles de forma inovadora, permite-lhes adquirir esse conhecimento, que fará parte da vida deles. Neste trabalho optou por uma abordagem qualitativa, fazer inferências por meio de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido aqui apontou que as escolas infantis são hoje considera um espaço propício ao cuidado nas ações pedagógicas e tornar a educação parte integrante do desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos de idade e, é muito significativo.Artigo Científico Acesso fechado Os desafios do transtorno do espectro autista na educação infantil(2020) Aguiar, Elizabett deO presente artigo apresentará o tema dos Desafios do Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, tendo como problema central identificar como acontece o processo da inclusão da criança autista na Educação Infantil da escola particular. Ainda para preencher o artigo se tratará de desvendar alguns objetivos como: descrever as ações dos professores no processo de inclusão da criança autista; apresentar as possíveis dificuldades que os autistas apresentam na instituição, como também, listar meios pedagógicos que a instituição oferece na tentativa de um alcance pedagógico e significativo. Partindo de uma pesquisa pura, de cunho bibliográfico, tendo como amparo uma breve entrevista com duas professoras, psicopedagoga e neuropsicopedagogia, profissionais da saúde educacional, aos quais enriqueceu melhor a pesquisa, compreensões e conclusões. Percebe-se que o assunto tratado neste artigo não fica somente no meio pedagógico e sim continuará em pesquisas em demais áreas da ciência.Artigo Científico Acesso aberto Desenvolvimento da linguagem, em crianças autistas, por meio da musicalização(2020) Martins, Isabela Gonçalves PécoraO presente artigo trata do desenvolvimento da linguagem, por meio da muzicalização, de crianças autistas, que estudam na Educação Infantil em uma Escola Particular de Ensino em Resende-RJ. O principal objetivo da pesquisa foi identificar práticas que se utilizam da musicalização para o desenvolvimento da linguagem de crianças autistas. A pesquisa foi realizada qualitativamente por um levantamento bibliográfico e coleta de questionários virtuais,realizados com as professoras e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, além da professora de música. Foi possível através dos dados coletados perceber que a música tem sim uma íntima relação com o desenvolvimento da linguagem. Porém, sugere-se a continuidade de pesquisas na área com a utilização da música como recurso facilitador da aprendizagem, para as crianças autistasArtigo Científico Acesso fechado Educação inclusiva: contribuição para alunos não deficientes(2018) Costa, Aline Meurer daO presente artigo faz parte do projeto de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina e relata a pesquisa realizada com alunos do 6º (sexto) ano de uma escola pública, que possui dois alunos com deficiência, incluídos na turma. Ressalta a importância da inclusão para o desenvolvimento dos mesmos. Apresenta a contribuição da inclusão escolar dos alunos com deficiência para a formação dos alunos sem deficiência. A importância do convívio para eliminação do preconceito. Sendo fundamentado pela pesquisa de caso e bibliográfica.Artigo Científico Acesso aberto O educador social voluntário na Escola Classe da Vila do RCG: perfil e atuação(2020) Ripe, Claudete Fátima da SilvaEste artigo buscou compreender a contribuição dos Educadores Sociais Voluntários nas atividades de educação da Escola Classe da Vila do RCG, em Brasília-DF, nos anos de 2016 e 2017. Para tanto, foi realizada a observação de sua atuação, durante todo o período compreendido, buscando estabelecer o seu perfil, relacionar as atividades desenvolvidas com os conceitos da pedagogia social e verificar a relevância do seu trabalho junto à comunidade escolar, relacionando os dados obtidos em estudos e publicações afins. Como resultado, concluiu-se que o trabalho desenvolvido pelos Educadores Sociais Voluntários reflete os enunciados da pedagogia social e tem grande relevância junto à comunidade escolar, contribuindo para o desenvolvimento social e humano que aquela instituição busca proporcionar à população assistida.Artigo Científico Acesso aberto O ensino híbrido na perspectiva da educação inclusiva(2021-11-24) Moraes, Daniela de Almeida BittencourtO ensino híbrido já se apresentava como tendência para a educação no século XXI, mas sua adoção foi intensificada no contexto da pandemia de COVID-19. Partindo da investigação acerca do impacto deste processo sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, buscou-se mapear estudos que relacionam ensino híbrido e educação inclusiva. Posteriormente, foram selecionados os estudos de caso em instituições de ensino para que, em seguida, as técnicas relatadas fossem analisadas. Ainda que a escassez de estudos obstaculize conclusões sobre a eficácia das metodologias adotadas, há indícios de que o assunto tem sido pouco explorado. Embora haja preocupação com a inclusão digital, deve-se garantir, também, a acessibilidade, sob o risco de comprometermos todo o processo de inclusão.Artigo Científico Acesso fechado O ensino para jovens e adultos: a fuga da escola regular(2020) Graziadio, Rosemary VasquezResumo: Este artigo analisa a redefinição da identidade dos Jovens que desistem de cursar o Ensino Médio Regular e buscam a Educação de Jovens e Adultos como forma de concluir os estudos em menor tempo. O programa da EJA no Brasil, criado para atender alunos de classe baixa e que não concluíram o ensino médio na idade considerada adequada para o ensino regular, enfrenta a realidade de jovens que não acreditam na metodologia regular de ensino, fazendo com que desistam e procurem formas de aderir novos currículos de ensino para que adentrem ao mercado de trabalho ou ao ensino superior.Artigo Científico Acesso embargado Estratégias para o desenvolvimento dos processos metacognitivos no ensino fundamental: uma metassíntese qualitativa(2020) Vosgerau, Dilmeire Sant´Anna RamosO desenvolvimento de processo metacognitivos na educação básica tem sido considerado um dos elementos chaves para o sucesso acadêmico. O objetivo deste estudo de revisão sistemática, foi Mapear estratégias propostas pelas pesquisas que possam ser utilizadas pelos professores do ensino fundamental para auxiliar o desenvolvimento de processos metacognitivos de seus alunos. Foram localizados e analisados 26 artigos na base de dados Scielo.org. Entre os principais resultados descata-se a necessidade da utilização de estratégias intencionais para o desenvolvimento metacognitivo e a formação do professor para trabalhar com o constructo metacognição.Artigo Científico Acesso embargado O impacto da falta do lúdico na aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental(2020) Abreu, Zuleica Tatiane de OliveiraAbstract: The present research had as its theme The Impact of the lack of playful learning in the early years of elementary school. This work aims to show and establish the possibilities and benefits of playfulness for children in the early years of elementary school. Since the guiding question of the study is aimed at seeking to rescue the child's right to play and learn in a pleasant way. The main perceptions were understood during the supervised internships, where all content was applied in a playful way, since then it has been made sure that conducting classes in a playful way is very pleasurable. From the observations and research on the proposed theme, we sought to objectify the problem in defense of the research, I joined arguments to justify the valorization of childhood and their rights to play, making them understand the importance of playfulness and demonstrate that working in a playful way satisfactory result.Artigo Científico Acesso embargado A importância do incentivo psicomotor e cognitivo no desenvolvimento infantil na educação infantil de zero a três anos(2020) Xavier, Silvia de SouzaThis scientific article aims to highlight the importance of psychomotor and cognitive stimulation in the development of children in Early Childhood Education (from zero to three years old), its main objective being to understand the main characteristics of development in this age group, as well as to present the possibilities through psychomotor stimuli and cognitive development practices, in which early childhood education institutions are able to collaborate with the child's global development. The methodology used is bibliographic research, applied to better understand the results, through reflective analysis of the thematic literature. Finally, there are factors such as the perception of the conception of psychomotor and cognitive development, the need to establish a school education capable of respecting each phase of this development, establishing appropriate pedagogical praxis.Artigo Científico Acesso fechado A importância do Método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da Educação Infantil.(2020) Pino, Lucimar FruiateA importância do Método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a importância do método Montessori para o desenvolvimento da criança no contexto da educação infantil. os objetivos específicos são: Descrever os pressupostos da filosofia montessoriana; compreender como a criança desenvolve a sua individualidade numa classe. Para o desenvolvimento do estudo, contou-se com o suporte teórico de autores brasileiros renomados, tais como: Branco (2010), Arnheim, (2016), Antunes, (2008), Oliveira Formosinho, (2007). Esta pesquisa, quanto a sua abordagem é classificada como qualitativa. Quanto ao tipo de procedimentos, a mesma caracteriza-se como fase de pesquisa bibliográfica. Tem-se como resultado que o método Montessori sugere que as crianças aprendem melhor em um ambiente que foi preparado para permitir que façam as coisas por si mesmas.Artigo Científico Acesso embargado Jogos matemáticos como facilitadores da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2020) Neves, Bruna GomesO presente trabalho apresenta e analisa a utilização dos jogos matemáticos em uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mostrando como é possível auxiliar na construção do conhecimento matemático e diminuir os problemas que os estudantes enfrentam na aprendizagem da disciplina. A metodologia para a realização dessa pesquisa foi dividida em três etapas. No primeiro momento foi realizado o estudo de bibliografias, nas quais foi possível conhecer o que é um jogo e de que formas ele contribui para o ensino em sala de aula. Para dar segmento a análise de como os jogos podem contribuir para a aprendizagem, foi realizada a observação das aulas de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, e então, foram aplicados os jogos na turma para compreender como acontece a construção do conhecimento matemático através dos jogos.