Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Autor "Alves, Joseane"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Formação de professores na educação inclusiva: Percursos formativos e conhecimento prático(2022-06-20) Silva, Adriene; Alves, Joseane; Rocha, LayslaTendo em vista que a educação inclusiva é uma política que tem como intuito incluir o aluno e toda comunidade no ambiente escolar. Dessa forma a escola precisa estar adaptada a necessidade de cada aluno e para isso os professores necessitam ter uma formação especializada, com estudos frequentes para que realmente se faça valer a educação inclusiva. Com isso, o referido trabalho teve por objetivo avaliar na literatura especializada os percursos formativos e práticos que o docente deve se especializar frente à educação inclusiva, bem como, analisar o processo de formação do professor frente a educação inclusiva, além de avaliar a importância das políticas públicas para a educação inclusiva, identificando assim a dificuldade da pessoa com deficiência nos processos institucionais e identificar os recursos que podem colaborar para uma educação inclusiva. Assim, o estudo se trata de uma revisão de literatura, com uma abordagem qualitativa de achados nas bases de dados científicas da SciELO, PePSIC e o Google acadêmico. Sendo assim, foram utilizados artigos científicos e livros didáticos que mais se enquadrava no processo de inclusão no referido tema do artigo, assim os resultados obtidos foram 33 (trinta e três) estudos acerca do tema formação de professores na educação inclusiva: percursos formativos e conhecimento prático. Portanto, a partir dos estudos bibliográficos observou- se como a formação de professores e os seus percursos formativos e saberes práticos é importante e necessário para que educação inclusiva seja implementada.