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Monografia Acesso aberto Do litoral ao mar aberto: a devastação e as (des)coordenadas do feminino(2021) Martins Fernandes, MarianaEste artigo tem a proposta de buscar articulações entre os pensamentos de Freud e de Lacan a respeito da feminilidade e da devastação. A psicanálise se empenha em indagar sobre a particularidade de um gozo especificamente feminino, cuja principal característica é a impossibilidade de simbolização. Em Freud, nos debruçamos na teorização sobre o falo e à construção da diferença sexual, como estruturante do psiquismo. Freud define a relação mãe e filha como catastrófica, ao passo que Lacan, ao retomar os postulados freudianos, afirma que esta se trata mesmo de uma devastação, que pode se atualizar no campo das parcerias amorosas. Assim, em ambas as teorias, tanto na freudiana quanto na lacaniana, a relação de uma menina com sua mãe se mostrará de fundamental importância para os futuros relacionamentos amorosos de uma mulher. Partindo da premissa de que, mesmo nos casos em que a menina renuncia à mãe, substituindo-a pelo pai, permanece um resto que nunca será superado, pergunta-se: diante do que resta, há saídas para a devastação? Conclui-se que é possível um saber-fazer, ao consentir que o que se busca na mãe ela não pode dar - não porque não tem, mas porque nela também falta.Artigo Científico Acesso aberto A construção dos sintomas na contemporaneidade: do que sofrem as mulheres?(2021) Batista, KamillaA sexualidade feminina foi e ainda é considerado um enigma, em cada contexto e em épocas distintas ganha novos contornos. A psicanálise, a partir das falas das histéricas, elevou a complexidade e afastou a sexualidade da pura lógica organicista. Por essa leitura, os sintomas sexuais são tidos como enigmas, em que o sujeito realiza suas construções subjetivas. O avesso disso é a leitura tomada pelas classificações diagnósticas realizadas pelos manuais diagnósticos. O presente estudo de revisão de literatura teve por objetivo investigar os efeitos da contemporaneidade na construção dos sintomas sexuais femininos, por meio do qual foi possível analisar como os discursos sociais afetam as subjetivações e sintomatizações femininas ensejando o pensamento crítico a respeito das patologizações médicas.Artigo Científico Acesso fechado Violências sofridas pelas mulheres antes e durante a pandemia do Covid-19 e seus impactos psicológicos(2021-05-24) Montalvão, Carine de Araújo; Matos, Elaine Aparecida Vieira; Pinto, Mirella da SilvaA desigualdade de gênero está presente em toda a história da civilização, e se manifesta com grande ênfase nos atos de violência contra a mulher. Por isso, o artigo objetivou realizar um levantamento bibliográfico traçando um paralelo entre os dados referentes às violências sofridas pelas mulheres antes e durante a pandemia do Covid-19 e seus impactos psicológicos. Desse modo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, qualitativo e quantitativo, considerando artigos que datam de 1999 a 2020. Para a seleção dos artigos foram efetuadas buscas contendo palavras-chave previamente pesquisadas, onde foram encontrados 36 artigos que atendiam aos critérios propostos pela pesquisa. Notou-se que os índices de violência contra a mulher antes do período de pandemia se mostraram elevados, fator que teve um agravante no período de pandemia, em decorrência das medidas de isolamento social que enclausurou vítima e agressor em um mesmo ambiente, e pela dificuldade em procurar ajuda e ter acesso às medidas protetivas de urgência. Conclui-se que, com o crescente aumento no número de mulheres violentadas ano após ano, e com os dados de violência de gênero quantificados durante a pandemia por Covid-19, indica-se que a violência contra a mulher foi intensificada no cenário de isolamento social. Espera-se que esses dados de pesquisa possam colaborar para a promoção e aumento de políticas públicas voltadas à prevenção e proteção da violência contra a mulher.Artigo Científico Acesso aberto Infância e aprendizagem: um estudo sobre a patologização no âmbito escolar(2021-06) Aguiar, Arla GleiceEste estudo objetivou analisar, a partir de produções científicas, os possíveis efeitos que a patologização escolar podem trazer à vida e à aprendizagem da criança. Em complementaridade, também, pretendeu-se discutir sobre a origem e perpetuação da patologização da aprendizagem, refletir acerca do papel da Psicologia nesse âmbito, pesquisar acerca da medicalização infantil como consequência dessa lógica e analisar os principais achados das pesquisas encontradas, tendo em vista os estudos mais recentes acerca desse recorte. Trata-se de uma revisão de literatura de natureza exploratória, na qual foram analisados artigos científicos e indexados na última década, entre 2010 e 2020, em bases de dados como Scielo, Pepsci, Lilacs, dentre outras. A busca identificou 2.049 (dois mil e quarenta e nove artigos) a partir dos descritores utilizados, dentre os quais foram analisados 10 (dez) trabalhos, por maior aproximação com o recorte dessa investigação. A partir da análise de conteúdo, evidenciou-se, dentre outros aspectos, a rotulação e estigmatização das crianças enquadradas na lógica patologizante e os riscos decorrentes do uso de tratamentos medicamentosos, que se mostrou excedente nos últimos anos. Os resultados também apontaram o importante papel da psicologia enquanto uma ferramenta de desconstrução da lógica biologizante e da normalização, sendo ela capaz de fomentar discussões acerca da singularidade dos sujeitos no âmbito escolar e em toda a sociedade. E, ainda, possibilitando a construção de novas visões e práticas não medicalizantes a fim de preservar a saúde e qualidade de vida da criança em seu processo de aprendizagem.Artigo Científico Acesso aberto Experiência do luto em profissionais de saúde que lidam com cuidados paliativos: uma pesquisa bibliográfica(2021-06-04) Leite, Adilza; Santos, DieleAo longo da história a morte perpassou por diversas culturas e religiões, por isso sofreu alterações significativas. É um fenômeno inevitável que desencadeia emoções variáveis como raiva, dor e sensação de perda nas pessoas que a cercam, razão pela qual, esse estudo visa compreender a experiência do luto em profissionais de saúde que lidam com cuidados paliativos. De fato, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, cujos principais descritores são sentimentos, profissionais de saúde, cuidados paliativos, terminalidade. Como principais referências, foram coletados artigos das plataformas online scielo, Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Revista Multidisciplinar da Uniesp, Psicologia Hospitalar, Estudos de Psicologia, Instituto de Psicologia, Psicologia e Saúde em Debate, além de literaturas a respeito do tema. Como principais resultados constatou-se que cuidado paliativo vai além de uma assistência técnica e instrumental, envolve toda uma sequência de cuidados que exigem do profissional um aporte emocional e psicológico. Foi ainda constatado que as atitudes diante da morte, refletem especialmente a complexidade deste fenômeno, mas também é consequência de uma sociedade que ainda nega o discurso sobre esse evento, identificando-se assim, uma dificuldade na compreensão da morte como algo natural, bem como na elaboração do luto. Neste âmbito, a psicologia pode contribuir com a psicoeducação, ao trabalhar a morte como um evento natural da vida.Artigo Científico Acesso embargado Emoções dos profissionais de saúde ligados ao enfrentamento da COVID-19 em época de pandemia numa visão carl rogeriana.(2021-06-04) Carvalho, Flaviana; Oliveira, LayaraAtualmente, em 2021, o mundo enfrenta a pandemia da COVID-19. O surgimento desta nova doença acarreta a sociedade e aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente, medo, incerteza e desconhecimento sobre o comportamento da doença. O objetivo principal desta revisão é entender, numa visão humanista carl rogeriana, centrada na pessoa, as emoções dos profissionais da área de saúde ligados ao enfrentamento da COVID-19. O tipo de estudo utilizado é exploratório que utiliza de abordagem qualitativa e analítica do tema, a partir de levantamento bibliográfico, no qual os materiais utilizados percorrem um período de 1971 a 2021. De tal modo, foi possível entender numa visão de Carl Rogers que os profissionais que trabalham em linha de frente no combate à COVID-19, possuem emoções incongruentes, que os impedem a autoatualizar, contribuindo para consequências psicológicas danosas. Dessa forma, percebe-se a necessidade de se abrir espaços de diálogos e de se promover empatia com estes profissionais, a fim de que suas emoções sejam ajustadas e de que alcancem uma melhor qualidade de vida no trabalho.Artigo Científico Acesso aberto Aulas remotas: uma reflexão sobre a saúde mental do professor(2021-06-07) Santana, Geise Mary Xavier; Morais, Ester Carneiro deA pandemia do COVID 19 desde o início de 2020, época que os primeiros casos no Brasil foram constatados, tem ocasionado impactos em diversos setores. A presente pesquisa fez um recorte para o estudo em uma área que, sem dúvidas, foi uma das mais afetadas pelo COVID, a educação. Com todas as adequações que foram necessárias serem realizadas como tentativa de conter a contaminação, a educação precisou se reinventar. Com a implementação do ensino remoto emergencial pelas instituições privadas, coube ao docente a atribuição de mais essa função: encontrar mecanismos de transpor o conteúdo para o ambiente virtual. Tendo em vista essa problemática, o objetivo da pesquisa foi investigar os impactos para a saúde mental do docente com a implementação do ensino remoto emergencial adotado pelas instituições de ensino superior privadas. Tal estudo foi realizado através de uma revisão de literatura, em que foi possível abordar as especificidades e as diferenças desse modelo de ensino, com o ensino a distância e ensino remoto intencional. Ademais, destaca os principais impactos do ensino remoto na saúde mental do docente, como ansiedade, estresse, distúrbio de sono, insegurança, bem como aspectos associados ao seu fazer enquanto profissional, exemplificado a partir das mudanças de estratégias, articulação de conteúdo, utilização de ferramentas digitais, análise dos recursos didáticos, planejamento e formação.Artigo Científico Acesso aberto Percepção de psicólogos sobre a própria saúde mental e auto-admissão em tratamento psicológico(2021-06-09) Teixeira, Sofia Luisa Mendes; Paudarco, Ana Paula Santos PereiraA definição de saúde mental está relacionada com a forma que um indivíduo reage aos desafios, exigências e mudanças que se passam em sua vida. Ter saúde mental também requer trabalhar produtivamente e ser capaz de contribuir na sociedade. O cotidiano laboral do psicólogo envolve o manejo de uma gama de situações que colocam em risco a sua saúde mental, necessitando, portanto, de atenção. Tendo isso em vista, o presente artigo objetiva destacar a autopercepção de psicólogos como sujeitos passíveis de desenvolver demandas de terapia. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e de caráter exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica nas plataformas digitais e pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários em psicólogos cadastrados no Conselho Regional de Psicologia-BA. Apesar da baixa adesão à pesquisa, foi observada, porém, a preocupação dos psicólogos com o cuidado da sua própria saúde mental, utilizando como forma de autocuidado a psicoterapia/terapia psicológica/ análise.Artigo Científico Acesso fechado Entre o dito e o não dito: uma análise de conteúdo dos enquadramentos sobre o suicídio LGBT publicados pelo jornalismo on-line no Brasil(2021-06-10) Castro, Hárllen Eric Benevides deObserva-se no Brasil uma escassez de estudos sobre o suicídio LGBT, e ainda, no que tange a exposição midiática dos casos de suicídio nesta comunidade, nota-se que sua menção é evitada pelos veículos de comunicação tradicionais – o que demonstra a necessidade de uma melhor compreensão e debate sobre o assunto. Isto posto, a partir do estudo de análise de conteúdo objetivou-se investigar os enquadramentos jornalísticos on-line sobre o suicídio LGBT no Brasil, buscando nestes posicionamentos, implícitos e explícitos, que possam contribuir para reflexões no campo da Psicologia Política. Foi possível observar que o jornalismo on-line brasileiro retrata o suicídio LGBT de forma minimalista em seus enquadramentos, apresentando percepções equivocadas sobre o fenômeno, e ainda, se posicionando, majoritariamente, de forma contrária à normativa ditada pela OMS (2000). Ademais, pode-se notar que tais enquadramentos refletem estereótipos e preconceitos que a população brasileira em geral possui sobre a população LGBT e sobre o suicídio. Desse modo, o estudo destes posicionamentos apresentados pelos enquadramentos jornalísticos sobre o suicídio LGBT no Brasil se torna uma via de estudos para a psicologia política, sobretudo na atual conjuntura da política brasileira, em que a ascensão de grupos conservadores/neofascistas propicia na maior hostilização do contexto social para estas pessoas. Assim, por meio da investigação destes enquadramentos, esta disciplina pode promover debates psicoeducativos objetivando a quebra destes conceitos pejorativos que atravessam a sociedade sobre a população LGBT, e ainda, uma reorganização do contexto político e social em que esta comunidade está inserida, visando, por conseguinte, um ambiente de bem-estar social para estes sujeitos.Artigo Científico Acesso aberto Estratégias psicológicas e comportamentais adotadas pela população contra os efeitos adversos do distanciamento social durante a pandemia Covid-19(2021-06-10) Souza, Kamilla Helen Ribeiro; Segundo, Marcos Antônio Ferreira GuedesA pandemia COVID-19 levou a população a realizar distanciamento social a fim de evitar que as pessoas se contaminem pelo vírus. Este trabalho é uma revisão de literatura e tem como foco principal a busca em entender os métodos e alternativas para uma nova tentativa de socialização durante esse período, tanto dentro quanto fora do lar e, se tem superado as expectativas dos indivíduos. Para isso foram utilizadas obras de Raony, Bezerra, Brooks, Moreno, Aquino entre outros. Entende-se que as reações são variadas para cada pessoa, sendo comum as alterações psicológicas ou desobediência das medidas de prevenção. Com o distanciamento social, apesar de algumas pessoas traçarem novas alternativas para socialização, o que não lhes dá garantia de sucesso, outras tendem a se desgastar com a nova tentativa. O conhecimento sobre isso faz-se importante, pois muitas formas de lidar com o distanciamento social, apesar de compreensível do ponto de vista humanístico, podem configurar-se como altamente nocivas ao indivíduo, isto sem contar as consequências coletivas. É necessário enfatizar o fato de serem realizadas mais pesquisas sobre o assunto, já que se trata de um tema não somente atual, como ainda em vigor.Artigo Científico Acesso aberto A morte e o morrer para os profissionais da área da saúde: um estudo bibliográfico(2021-06-10) Brandão, Renan Italo SilvaO tema da morte e do morrer tem sido um dos maiores tabus na sociedade moderna. No entanto, as práticas dos profissionais de saúde são atravessadas pelos significados a elas atribuídas, sendo imprescindível a análise de como os profissionais, especialmente da psicologia, se relacionam com os aspectos da morte e do processo do morrer. Este artigo tratou-se de uma revisão bibliográfica integrativa com abordagem qualitativa, tendo como referência os artigos científicos identificados na base de dados LILACS, SCIELO e periódicos on-line no período de 2000 a 2020. A análise de conteúdo foi realizada por meio da adaptação do método Análise Temática. Verificou-se um contexto de negação e distanciamento profissional, no qual ocorre a morte social do paciente, o que gera e agrava o sofrimento de todos os envolvidos no processo, e principalmente o sofrimento do próprio enfermo. O modelo biomédico observado contrapõe a conduta esperada do profissional da saúde, que deveria agir a partir da premissa de que não sendo possível curar, sempre é possível cuidar. Desta forma, é essencial que profissionais e gestores, tanto acadêmicos quanto institucionais, reavaliem suas posições e concepções sobre a morte e o morrer, pois compreender suas próprias atitudes diante desta temática permite que a mudança ocorra, levando a um contato mais empático com o paciente.Artigo Científico Acesso aberto Impactos da pandemia Covid-19 na saúde mental dos profissionais da saúde(2021-06-12) Silva, Ana Leide Guimarães da; Donato, Jéssica de Matos MagalhãesA magnitude da Pandemia, Covid-19 influencia na maneira como a mesma impacta psicossocialmente os profissionais da saúde. Esta pandemia representa uma emergência de saúde pública, sendo um grande desafio para a saúde mental, especialmente daqueles que atuam diretamente na linha de frente do combate à Covid-19. A pesquisa visa sistematizar um conjunto de evidências científicas apresentadas em artigos que identificam possíveis impactos da pandemia Covid-19 na saúde mental de profissionais da saúde atuantes na linha de frente no combate à pandemia. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática, construída a partir de artigos empíricos indexados de coleções de bases de dados de acesso público e gratuito, com abrangência internacional, tais como Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde- LILACS, Scientific Electronic Library Online – SciELO, PubMed. Além de dados do site do Ministério da Saúde do Brasil, Portal Pebmed, Faculdade de Medicina da UFMG, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Assim, a pesquisa pôde contribuir com o tema acerca dos impactos causados pela Pandemia do novo Coronavírus na saúde mental dos profissionais da saúde, apresentando e discutindo medidas e estratégias criadas para atender a esta demanda.Artigo Científico Acesso aberto Saúde mental dos estudantes do ensino superior no contexto de pandemia Covid-19(2021-06-17) Veiga, Daiana; Gomes, JadeDesde dezembro de 2019 a pandemia vem modificando a forma como os discentes lidam com a mudança do ensino presencial para o remoto, o que gerou diversas reações psicológicas. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre esses impactos na saúde mental dos estudantes no contexto da pandemia, COVID-19. Foi utilizado como metodologia a revisão de literatura por etapas, ao qual foram selecionados artigos, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, com intuito de responder ao problema e corporificar uma análise estatística, para assim chegar aos resultados. A partir disso, foi percebido que a pandemia e os diversos aspectos relacionados a ela influenciam na vida acadêmica e na saúde dos estudantes, tanto quanto na de seus familiares, provocando reações emocionais negativas, como os sentimentos de frustração, incerteza, angústia emocional, insegurança, culpa, luto, raiva e possíveis transtornos mentais como ansiedade, depressão, estresse e estresse pós-traumático.Artigo Científico Acesso aberto Comportamento suicida na atenção básica: perspectivas sobre a preparação dos profissionais e a estratégia de matriciamento(2021-06-19) Lopes, Leticia Medeiros de Morais; Teixeira, Cleidiane de SouzaO suicídio é considerado um problema de saúde pública, com alarmantes números de morte por todo o mundo. Com isso, os serviços de atenção básica à saúde, que são a porta de entrada do SUS, devem estar atentos e preparados aos possíveis sinais de comportamento suicida. Uma estratégia recente que tem apresentado resultados é o matriciamento ou apoio matricial. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância do matriciamento na preparação dos profissionais da atenção básica para casos de comportamento suicida. Trata-se de um artigo de revisão narrativa da literatura, pois não segue um protocolo rígido para sua construção. Foi realizada a coleta de artigos no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Google Acadêmico e documentos do Ministério da Saúde. Notou-se que muitos profissionais apontaram um despreparo para lidar com os temas do suicídio. O matriciamento para esses casos ainda é um tema pouco explorado, mas apresentou resultados positivos nos casos analisados. Percebe-se uma necessidade de serem realizados mais estudos sobre os temas e subtemas abordados nessa pesquisa, devido à importância da atenção básica como porta de entrada para o acolhimento e acompanhamento de pessoas com comportamento suicida.Monografia Acesso aberto O impacto do estresse pós-traumático em mulheres vítimas de violência doméstica(2021-06-20) Gonçalves, Pâmela Alves; Rocha, Natália de Oliveira; Ferreira, Janielle Domingues de AzevedoEste artigo abordou a temática acerca da violência doméstica e o impacto do estresse pós-traumático (TEPT), buscando trazer e conhecer de que modo às situações de violência contra a mulher afetam a vida destas e quais prejuízos se apresentam. Como o método utilizou-se a pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, através do levantamento de pesquisa bibliográfica. Foram utilizadas para pesquisa, as bases de periódicos e revistas, como: Scielo, Google Acadêmico e Pepsic. Na pesquisa, constatou-se que existem diversas formas de violência contra a mulher, e estas geram prejuízos, independente de classe econômica ou escolaridade. O estresse pós-traumático (TEPT) é vivenciado por mulheres ao longo de muito tempo e se apresenta de diversas maneiras, como por exemplo através dos sintomas psicológicos que incluem: ansiedade, medo, desesperança, temor. Com isso, o presente trabalho buscou trazer uma reflexão sobre a importância e luta pelos direitos da mulher, de modo a difundir o tema para políticas públicas, sociedade e meio acadêmico.Artigo Científico Acesso aberto Ansiedade e depressão em universitários brasileiros: um estudo de revisão bibliográfica(2021-11-18) Ladeia, Elielma Pereira; Teixeira, Thamara Farias da SilvaA ansiedade e depressão são transtornos com altas taxas de prevalência, especialmente quando se trata de universitários. Tais transtornos ocasionam sérios prejuízos para a vida daqueles que convivem com esse sofrimento psíquico. Assim, o presente trabalho visou investigar os fatores que influenciam e contribuem para o desenvolvimento da ansiedade e depressão nos universitários brasileiros. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, realizada a partir de revisão bibliográficas, em base de dados confiáveis, como scielo, pepisc, lilacs, de acordo com o tema estudado. Achados revelam que 15% a 25% dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante sua formação acadêmica, isso porque, além da universidade ser um ambiente estressor, outros fatores também acabam por influenciar e contribuir para o desenvolvimento da ansiedade e depressão envolvidos nesse contexto. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, foi possível concluir a necessidade de intervenções psicológicas, com o objetivo de possibilitar aos estudantes a expressão de seus sentimentos, angústias e inseguranças, construindo alternativas para lidar com a situação e amenizar o sofrimento destes.Artigo Científico Acesso aberto O processo de elaboração de luto das pessoas que perderam familiares no curso da pandemia de COVID-19(2021-11-22) Gonçalves, Lucimar Vieira Lopes; Souza, Maria Dias deEste artigo apresenta inquietações referentes à necessidade de um novo olhar sobre o processo de elaboração do luto no período de pandemia da Covi-19. E teve como objetivo compreender como a pandemia da Covid-19 interfere na elaboração do luto das pessoas que perderam familiares em função da doença. Este trabalho buscou compreender o conceito e o contexto histórico do luto e os principais sentimentos relacionados ao luto nesse contexto. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, realizada no período de março de 2021 até outubro de 2021. As bases de dados utilizadas foram PePSIC, Scielo e Google Acadêmico. Os resultados mostram como as privações de contato físico interferem na elaboração do luto no contexto de pandemia. Foi possível observar que o sofrimento não é decorrente apenas da perda do ente querido, mas a perda de momentos de despedida a ele.Artigo Científico Acesso aberto O sofrimento psíquico das mulheres em situação de violência doméstica no contexto pandêmico da COVID-19(2021-11-29) Erica de Matos Freitas, EricaO presente estudo teve como objetivo revisar de forma sistemática a literatura científica identificando os principais sofrimentos psíquicos sofridos pelas mulheres em situação de violência, no período da pandemia da COVID-19, comparando a violência sofrida pelas mulheres antes e durante o contexto pandêmico. Foram localizados 16 estudos publicados na língua portuguesa, nas bases google acadêmico e sciELO, publicados entre 2006 e 2021. Os artigos selecionados foram agrupados de acordo com os temas de investigação, ano de publicação e resultados obtidos. De modo geral, a revisão da literatura realizada favoreceu a compreensão de que a violência doméstica é um fator presente na vida de diversas mulheres e com a pandemia da COVID-19contribuiu ainda mais. Deste modo, conclui-se que há a importância de um acompanhamento psicológico às mulheres que sofreu ou sofrem violência doméstica. Essa importância se dá pelo fato delas desenvolverem diversos transtornos mentais e necessitar de um acolhimento.Artigo Científico Acesso aberto Acompanhamento psicológico no pré-natal para adolescentes grávidas(2021-11-30) Donato, Ana Lívia Silva; Neves, Maira Valéria OliveiraO acompanhamento no pré-natal é um tema que merece atenção em virtude da necessidade do acompanhamento interdisciplinar nesse momento tão delicado da vida de muitas mulheres, quando a gravidez se trata de uma adolescente, encontramos aí questões ainda mais complexas, por incluir, além das questões biológicas, as representações sociais sobre esse fenômeno. Assim, quando se trata de uma gravidez na adolescência, a necessidade de um olhar voltado para a subjetividade desta é ainda mais intenso. A pesquisa teve como objetivo investigar a importância do acompanhamento psicológico no pré- natal, para tecer considerações acerca das especificidades quando se tratavam de atendimentos voltados para adolescentes. Foi possível identificar que o papel do psicólogo na atenção básica frente à saúde mental da adololescente especialmente grávidas, refere se à prevenção de IST, ao acolhimento da adolescente e sua família, considerando os aspectos envolvidos a apartir de um trabalho interdisciplinar.Artigo Científico Acesso aberto A importância da formação de professores e de práticas pedagógicas para a inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista(2021-12-01) Ariadna Domingues Pimentel, AriadnaEste estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura nacional quanto a artigos de periódicos científicos sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA no que se refere a formação de professores e práticas pedagógicas para inclusão nas escolas. Foram encontrados 14 estudos nas bases Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Google Acadêmico, publicados entres os anos de 2001 e 2020. As pesquisas foram agrupadas de acordo com os temas de investigação e os seus objetivos. Por meio desta revisão foi possível compreender que o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico e suas características são apresentadas de formas diferentes em cada sujeito, podendo ser diagnosticados quando a crianças é ainda um bebê. Sabendo das leis existentes, a inclusão escolar é direito dessas crianças mesmo diante das dificuldades das escolas. Conclui-se que é preciso que os professores saibam das especificidades da sua turma e dos alunos para que construam novas praticas pedagógicas.
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