Nutrição
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Nutrição por Autor "BITENCOURT, Heloisa Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Estratégias nutricionais para crianças com seletividade alimentar e Transtorno do Espectro Autista: revisão integrativa(2023-12) BITENCOURT, Heloisa Lima; GERÔNIMO, Mônica Aparecida dos Santos; SANTOS, Michele Raiane Matos; SOUZA, André Wesley Silva deO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta comunicação social, padrões de comportamentos, atividades e interesses, que são restritos, repetitivos ou estereotipados, aumentando ou reduzindo a reatividade a estímulos sensoriais. Destacando a seletividade alimentar, como um dos principais desafios na nutrição de crianças com TEA e o que pode afetar o estado nutricional. Neste viés, o presente artigo teve como objetivo revisar as estratégias nutricionais e intervenções eficazes na promoção da alimentação saudável e adequada em crianças com seletividade alimentar e TEA. Trata-se de uma revisão narrativa na qual utilizou-se estudos que trataram da seletividade alimentar em crianças com TEA publicados entre 2015 e 2023 nas bases de dados, Scielo, Medline, Lilacs e Pubmed. Os artigos selecionados apresentaram como resultados grandes percentual de crianças com TEA e recusa alimentar, transtornos de integração sensorial (TPS), dificuldades na mastigação e motricidade, comportamento inadequados e rígidos relacionados a alimentação. Dessa forma, ressaltando a importância de intervenções sensoriais e uma equipe multidisciplinar para o tratamento, bem como orientações nutricionais aos responsáveis e profissionais, a fim de melhorar a oferta e aceitação dos alimentos dessas crianças. Conclui-se que crianças com TEA enfrentam desafios significativos quando se trata de sua alimentação e nutrição, o que pode ter impacto direto em sua saúde e qualidade de vida e que não apenas impactam sua ingestão nutricional, mas também seu desenvolvimento psicossocial.