Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Física por Autor "Brandão, Maria Regina Ferreira"
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Tese Acesso aberto Clima Empowering e Disempowering: necessidades psicológicas básicas, motivação, intenção de continuar e bem-estar em jogadores de League of Legends(2021) Angelo, Daniela LopesRecentemente, a habilidade de jogar videogames levou à profissionalização da atividade na forma de “eSports” (esportes eletrônicos). Apesar da popularidade dos eSports, sabe-se pouco sobre seus jogadores profissionais na perspectiva psicológica. Em vista da importância do ambiente criado pelo treinador nos processos motivacionais dos atletas, este estudo teve o objetivo de investigar as características ambientais, sociais e motivacionais que favorecem jogadores de League of Legends (LoL) em ambientes competitivos de eSport, à luz das Teorias da Autodeterminação (TAD) e dos Objetivos de Realização (TOR). Para atingir tal objetivo, oito instrumentos psicométricos foram adaptados ao contexto e testados em 217 jogadores de LoL, sendo 142 amadores e 75 profissionais. As propriedades psicométricas dos instrumentos apresentaram bons índices de ajustes e adequada confiabilidade, levando à formação das variáveis latentes que compuseram os modelos estruturais utilizados para analisar os participantes. Ao comparar jogadores amadores e profissionais, a análise de invariância mostrou que os grupos não eram equivalentes e, para dar continuidade as análises, do grupo de jogadores amadores foi excluído do modelo estrutural avaliado. Foram testadas quatorze hipóteses, das quais, sete se confirmaram. O clima empowering foi preditor da satisfação das necessidades psicológicas básicas e influenciou indiretamente a motivação autônoma. A satisfação das necessidades psicológicas teve impacto significativo tanto na motivação autônoma quanto na falta de motivação que, por sua vez, explicou 56% da variância do bem-estar e da intenção futura de continuar jogando. O clima disempowering foi preditor da frustração das necessidades psicológicas básicas mas, a frustração não impactou significativamente na motivação autônoma ou na falta de motivação. Os resultados obtidos dão suporte a TAD e a TOR no contexto do eSport, por demonstrem a importância do contexto social no desenvolvimento positivo, refletido nos efeitos diretos e indiretos do clima motivacional criado pelo treinador em jogadores profissionais de LoL.Tese Acesso aberto Desenvolvimento e treinamento da Robustez Mental em atletas jovens: um programa de intervenção psicológica(2023-03-29) Corrêa, Mariana de FreitasEntender como os atletas desenvolvem e melhoram suas capacidades psíquicas é um grande desafio para a Psicologia do Esporte. Porque alguns atletas lidam melhor com situações de adversidade e fracassos enquanto outros sucumbem ou porque alguns parecem não se abalar com situações inesperadas são alguns questionamentos instigantes dessa área. O construto Robustez Mental (RM), é apontado como um componente fundamental do desempenho esportivo e pesquisadores da área tem realizado inúmeras pesquisas para entender como esse construto pode ser desenvolvido em atletas. No entanto, há uma carência de estudos sobre programas específicos para o desenvolvimento da RM em atletas jovens brasileiros. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um programa de treinamento psicológico, voltado para o desenvolvimento da robustez mental, utilizando-se para tal dos princípios do modelo teórico dos 4 C’s (controle, compromisso, confiança e desafio). Para tanto foi realizado um estudo de natureza descritiva, exploratória, quase experimental, utilizando-se de informações quantitativas para compreender aspectos psicológicos do comportamento de atletas. Participaram do estudo atletas de categorias de base, com idades entre 14 e 15 anos, das modalidades de voleibol e basquetebol, do sexo feminino. Foram incluídos atletas com pelo menos um ano de experiência na modalidade, federados, que participam de competições oficiais regularmente e, excluídos aqueles atletas afastados, por qualquer motivo e que não estevam comparecendo ao clube no momento da pesquisa. O programa teve duração de 12 semanas e os atletas foram avaliados no início e ao final das intervenções, bem como, após 1 mês do final do programa de acordo com segmento follow-up. Utilizou-se para as avaliações os instrumentos: Escala de Robustez Mental para o esporte – RME, Escala Breve de Resiliência – BRS e Teste de orientação de vida para o esporte LOT-R. Para analisar os dados foram utilizados os testes ANOVA, para comparar as diferenças entre os três momentos de avaliação (pré, pós, 1 mês) e o teste t de student para comparar os grupos de basquetebol e voleibol. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Para todas as avaliações o nível de significância adotado foi de (p<0,05). Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no grupo de basquete em todas as variáveis avaliadas e diferenças significativas quando comparados os grupos, experimental e controle. Os índices de effect size foram altos (acima de 0.80). Desta maneira, podemos concluir que o programa aplicado de 12 semanas foi eficaz para desenvolver a Robustez Mental em atletas jovens.Dissertação Acesso aberto Liderança de treinadores do basquetebol brasileiro: uma análise centrada na Pirâmide do Sucesso de Jonh Wooden(2023-02-27) Oliveira, AlessandraSantos deAo longo dos anos o basquetebol brasileiro foi destaque em território nacional e internacional ao conquistar títulos em “Campeonatos Mundiais” e “Jogos Olímpicos” nas categorias feminina e masculina. Além dos atletas, os treinadores foram essenciais para tais conquistas. Os treinadores são o alicerce de uma equipe esportiva pois, desde a formação do atleta até o seu desempenho em alto rendimento, o ensino, o desenvolvimento e o aprimoramento dos aspectos físicos, técnicos e táticos estão atrelados aos aspectos psicológicos, por isso os treinadores têm um papel fundamental na carreira esportiva do atleta. Devido à importância do treinador no cenário esportivo, sendo a peça fundamental de uma equipe, alguns questionamentos surgiram em relação à sua liderança, bem como sobre princípios e valores que norteiam a sua prática. Portanto, o propósito deste estudo é compreender o processo do desenvolvimento de liderança de um treinador de basquetebol brasileiro, tendo por base o livro A Pirâmide do Sucesso de John Wooden. A estrutura da pesquisa consiste em duas partes, sendo a primeira direcionada a compreender o processo do desenvolvimento da sua liderança, bem como a sua formação como treinador, por meio dos relatos sobre fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de sua vida, e de fontes bibliográficas. Neste sentido foi construída a linha de tempo da cronologia de vida do treinador entrevistado. Na segunda parte do estudo foi estruturada uma entrevista que tem como base um questionário semiestruturado com perguntas baseadas nos atributos predispostos na Pirâmide do Sucesso de John Wooden, na qual o entrevistado pode expor livremente seus pensamentos, experiência e filosofia em relação a cada um dos temas que formam a pirâmide. O resultado demonstra que o processo de desenvolvimento do treinador está atrelado à aprendizagem adquirida ao longo da vida e que as experiências vivenciadas auxiliaram a construir a sua própria filosofia, resultando na evolução do processo de formação como treinador. A filosofia de um treinador é baseada em um conjunto de condutas, sendo um processo dificultoso, ocorrendo por meio de experiências vivenciadas e de seus impactos, modificando-se ao longo dos anos, refletindo no seu comando. O caráter e a conduta são pontos fundamentais ligados aos atributos que constam na pirâmide. Refletindo no relato do entrevistado, não diferem dos relatos de John Wooden, descritos no livro A Pirâmide do Sucesso de John Wooden. Portanto, conclui-se que a liderança é desenvolvida ao longo da vida, atrelada ao contexto social e esportivo, com base em valores, condutas e crenças que permeiam, ao longo da vida, os atributos que constituem a pirâmide e estão atrelados a estudos científicos na Psicologia do Esporte, estudos relacionados a autodeterminação, autoconfiança, coesão, motivação, robustez mental e otimismo, características primordias no esporte e na vida.Dissertação Acesso aberto Treinadoras futebol no Brasil: o processo de relação entre os atributos pessoais e o contexto ao longo da carreira(2021) Mastrocola, Ana PaulaO objetivo do presente estudo foi compreender o processo de relação entre os atributos pessoais das treinadoras de futebol no Brasil e o contexto ao longo da carreira, sob a perspectiva do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano. O modelo postula que o desenvolvimento da pessoa é resultado da interação e das modificações geradas reciprocamente entre ela e o ambiente ao qual está inserida. Participaram deste estudo oito treinadoras de futebol, brasileiras, em atuação, com idade superior a 18 anos e com o mínimo de dois anos de experiência em equipes masculinas e/ou femininas nas diferentes categorias do futebol. As treinadoras participaram de uma entrevista individual, semiestruturada de repostas abertas. A análise das entrevistas foi realizada de acordo com os procedimentos de Miles e Huberman (2004). Os resultados mostraram que as treinadoras estão inseridas em um contexto que ainda é culturalmente masculino, que apresenta resistência por parte dos homens em relação às mulheres, seja atleta ou treinadora, um ambiente no qual as treinadoras são avaliadas constantemente e a desconfiança sobre a sua competência em treinar equipes aparece com frequência. As relações interpessoais com dirigentes e comissão técnica se apresentou muitas vezes de forma negativa; porém, as relações interpessoais com a família, amigos e atletas se mostraram positivas, atraindo uma disposição geradora para o engajamento e permanência na carreira. Observou-se, também, que essas treinadoras possuem um sentimento de paixão pelo futebol e pela carreira, além de atributos pessoais (disposições, recursos e demandas) que se mostraram tão fortes que as fizeram superar as barreiras, as dificuldades e desempenhar suas tarefas com competência, permitindo, assim, a ocorrência dos processos proximais, apesar de um contexto que se apresenta de forma desfavorável às mulheres. Finalmente, pode-se considerar que não há dúvidas sobre o lugar de destaque que o futebol ocupa no mundo, mobilizando milhões de pessoas. No Brasil, chegou em 1895, trazido por Charles Miller, e logo se popularizou e transformou-se em esporte de massa no país. Entretanto, as mulheres não pertenciam a esse contexto, foram interditadas, proibidas de sua prática, assim como não pertenciam ao contexto esportivo em geral, dominado por uma sociedade predominantemente de práticas masculinas. Apesar da inserção das mulheres ter sido conflituosa, com a insistência se observou, ao longo do tempo, uma progressiva equalização de gêneros nas práticas esportivas. E, embora as assimetrias venham sendo superadas, o acesso aos cargos técnicos e diretivos ainda é um dos maiores desafios para as mulheres dentro do cenário esportivo, pois o que se vê, principalmente no futebol, é uma baixa representatividade, a existência do preconceito e a dificuldade em transpor barreiras.