Programa de Pós-Graduação em Educação Física

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  • Tese Acesso aberto
    Conscientização e Avaliação da Aprendizagem na Educação Física Escolar: um Autoestudo
    (2023-10) MOREIRA, Vinícius dos Santos
    Este autoestudo, tecido pela teoria de Paulo Freire e pelas minhas experiências como professor pesquisador, emerge a partir do reconhecimento dos desafios inerentes à implementação de propostas de avaliação das aprendizagens durante as aulas de Educação Física escolar, que permitam acompanhar a aprendizagem dos estudantes e favoreçam o processo de conscientização. As políticas de avaliação implementadas no Brasil, com excesso de avaliações externas, a ineficiência das propostas de formação continuada, somadas às concepções tradicionais de avaliação da área, criam uma cultura avaliativa nas escolas que tende a classificar as crianças, com a reprodução de propostas avaliativas competitivas, expressas por meio de testes, provas ou análise de momentos pontuais das aulas e pouco contribuem para que professores e professoras, alunos e alunas, ressignifiquem seus conhecimentos. Almejando subverter essa lógica, o objetivo desta tese foi construir e analisar, junto com os estudantes, a avaliação da aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar e identificar como essa construção coletiva impacta nosso processo de conscientização. Para possibilitar a produção de informações sistemáticas que permitissem repensar, reinterpretar e acessar valores implícitos à própria prática, este autoestudo foi realizado em uma escola da cidade de Santo André – SP, com 22 estudantes do quinto ano do ensino fundamental e contou com a colaboração de outro professor pesquisador que teve a função de amigo crítico. O entrelaçar desse processo se deu pela associação de diferentes instrumentos como: plano de ensino, notas de áudio, diários reflexivos, entrevistas semiestruturadas com estudantes, atividades produzidas durante as aulas e reunião com amigo crítico. A análise foi realizada a partir da triangulação das informações, com a utilização da análise temática, que se desdobrou em três temas: concepções em transitividade; dialogicidade dos processos avaliativos; despertar para mediação participativa da avaliação. Os desdobramentos desse processo mostram um movimento de trânsito das consciências que resultaram na ressignificação da minha prática-político-pedagógica e melhor compreensão de nosso processo de conscientização. Compreendi que é preciso manter postura vigilante contra atitudes e ações antidialógicas que nos escapam diante dos processos avaliativos e dos conhecimentos que as crianças expressam por meio das avaliações e as crianças demonstraram terem ampliado suas concepções e significados sobre a função das avaliações. Diante disso, passo a defender que é necessário inverter a lógica que prioriza as avaliações externas, para priorizar as avaliações da aprendizagem construídas por professores e estudantes mantendo seu caráter dialógico. Ao serem planejadas em colaboração, se faz necessário prever momentos de experiências significativas para as crianças, como compartilhamentos das experiências e seus aprendizados com a comunidade escolar e seus familiares, ou a partir experiências com jogos, brincadeiras, produção de figurinhas, produções artísticas, danças, apresentações teatrais, vídeos, produção de livros, gibis, álbuns, charges, entre outros, pois permitem além de revelar os aprendizados, a construção de novos conhecimentos.
  • Dissertação Acesso aberto
    Reguladores Motivacionais de praticantes de Futevôlei e Beach Tennis da cidade de São Paulo: Estudo Exploratório.
    (2023-09-12) Dias, Jorge Henrique Rota
    Devido ao atual crescimento no Brasil, e principalmente na cidade de São Paulo, a procura e oferta dos esportes ditos “de areia” (Futevôlei e Beach Tennis) vem sendo uma opção cada vez mais comum na escolha de uma atividade física do cidadão paulistano. Esse aumento no número de praticantes fortalece a importância de ser objeto de investigação pelos profissionais da área da Saúde e mais precisamente, da Educação Física. Sendo assim, esse projeto visa compreender os reguladores motivacionais baseados na Teoria da Autodeterminação (TAD), de praticantes de Futevôlei e Beach Tennis na cidade de São Paulo - SP. A TAD é uma meta-teoria composta de outras seis subteorias que buscam explicar a motivação humana e o seu comportamento, baseada nas diferenças e individualidades, nas orientações motivacionais, influências do contexto na motivação e nas percepções interpessoais. Esta teoria classifica a motivação humana como intrínseca, quando há interesse genuíno do indivíduo por determinada ação, ou extrínseca, quando regulada por agentes externos, e classifica simultaneamente, como autônoma, quando o indivíduo possui poder de escolha, ou controlada, quando sua ação não é regulada por ele mesmo. Essa motivação intrínseca, que permite maior bem-estar psicológico e desenvolvimento holístico desse ser humano é facilitada quando três necessidades psicológicas básicas (NPB) são nutridas: autonomia, competência e relacionamento. O estudo foi realizado com indivíduos adultos, de ambos os sexos, praticantes de Futevôlei ou Beach Tennis na cidade de São Paulo. Utiliza uma metodologia mista, com aplicação de três questionários validados na literatura (BNSS, SMS-II e IPAQ) somados à realização de uma entrevista semiestruturada, a fim de maior aprofundamento, conhecimento e entendimento de tais características desta população. Os resultados apontam para reguladores de motivação intrínseca nos praticantes de ambas modalidades, bem como, para a satisfação das necessidades psicológicas básicas, acahados estes que contribuem para a internalização desse comportamento. Ressalta-se a importância de um clima de apoio e suporte por parte dos professores e praticantes, o que é relevante aos profissionais da área, já que esse clima de suporte construído satisfaz as NPB, promove uma motivação autodeterminada, podendo resultar na manutenção da prática esportiva.
  • Dissertação Acesso aberto
    Efeitos agudos do pré-condicionamento isquêmico e dos exercícios de pliometria no desempenho de corredores de 5 KM
    (2023-09-15) Borgonove, Renato Gouveia
    O pré-condicionamento isquêmico (PCI) consiste em breves períodos de isquemia intercalados com períodos de reperfusão que tem sido utilizado para melhora das capacidades aeróbia e anaeróbia. A melhora do desempenho no teste contrarrelógio de 5 km em resposta ao PCI pode estar associada ao aumento da vasodilatação, menor depleção de ATP, glicogênio muscular e maior tolerância a acidose metabólica. Em adição, o treinamento pliométrico (PLIO) tem sido proposto como uma estratégia efetiva na melhora do desempenho em atletas de resistência, sendo que os mecanismos envolvidos podem estar associados a maior ativação neuromuscular, o uso de energia elástica favorecida pelo ciclo alongamento encurtamento e a rigidez músculo-tendão. Desta forma, as técnicas de PCI e da PLIO de forma isolada seriam efetivas para induzir respostas positivas na melhoria do desempenho de corredores de 5 km. Entretanto, nenhum estudo até o presente momento testou a combinação dos métodos de PCI e PLIO sobre o desempenho agudo em corredores de 5 km. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos agudos do PCI associado a PLIO sobre o desempenho na corrida de 5 km. Dezessete corredores de 5 km com experiência de pelo menos 1 ano participaram do estudo e foram submetidos à um desenho experimental cruzado randomizado, realizado nas seguintes condições: 1) placebo + corrida de 5 km contrarelógio (PLA); 2) pré-condicionamento isquêmico + corrida de 5 km contrarrelógio (PCI); 3) exercícios de pliometria + corrida de 5 km contrarrelógio (PLIO); e 4) PCI associado à PLIO + corrida de 5 km contrarrelógio (PCI + PLIO). Nas condições PLA e PCI foram realizados 4 ciclos de 5 min de isquemia por 3 min de reperfusão, com 20 mmHg e 20 mmHg acima da pressão de oclusão, respectivamente. Na condição PLIO os participantes realizaram 2 séries de 8 repetições de agachamento com salto, afundo com salto e afundo alternado com um minuto de intervalo entre as séries. Na condição PCI + PLIO foi associado na sequencia ambos os protocolos anteriormente citados. O teste contrarrelógio de 5 km (CR5) foi realizado imediatamente após a aplicação dos protocolos de intervenção. O tempo contrarrelógio de 5 km, a frequencia cardíaca (FC) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) foram coletados após os protocolos experimentais. A Anova de dois caminhos foi usada para a análise estatística das variáveis dependentes, com nível de significância estabelecido em p<0,05. Os resultados do estudo mostraram que não houve diferença significante no tempo do CR5, bem como, a cada km percorrido e na FC entre os protocolos comparado à condição controle (p>0,05). A PSE foi ligeiramente superior nas condições PLIO e PCI, respectivamente, embora não tenha sido observado diferença significante entre os protocolos (P>0,05).
  • Tese Acesso aberto
    Efeito da Suplementação de Picolinato de Cromo associado ao sprint intervalado de alta intensidade na ingestão calórica e controle do apetite em Humanos.
    (2023-08-22) Silva, Marina Santos
    A insatisfação com a imagem corporal gera uma busca por melhoria através da prática de exercícios físicos, alimentação saudável e uso de suplementos alimentares. Um dos suplementos comumente utilizados é o cromo, que está relacionado ao metabolismo da glicose. A suplementação de picolinato de cromo (CrPic₃) pode influenciar o comportamento alimentar, o controle do apetite e vem sendo associada a promoção de massa magra e redução da gordura corporal. Recentes evidências sugerem que o exercício físico e a suplementação de CrPic₃ podem influenciar no controle de apetite. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o efeito da associação da suplementação aguda de CrPic₃ e do sprint intervalado de alta intensidade (SIT) no controle de apetite e saciedade em humanos. O estudo foi do tipo duplo cego, randomizado, contrabalanceado e crossover. Para isso, sete indivíduos (30 ± 3,4 anos; 75 ± 12,4 kg; 1,69 ± 0,09 metros; 26,3 ± 2,15 kg/m²) foram submetidos a quatro experimentos, separados por sete dias: 1- CrPic₃-SIT (8 sprints de 15 seg + descanso de 2 min), 2- CrPic₃-REP (controle sem exercício), 3- PLA-SIT e 4- PLA-REP. A suplementação consistiu em duas doses de 500 µg de CrPic₃ ou placebo (amido resistente). A percepção subjetiva de apetite (PSA) foi avaliada por meio de uma escala visual analógica (VAS) em quatro momentos: 1) pré almoço, 2) pré exercício, 3) pós exercício e 4) pré jantar. A ingestão de nutrientes foi analisada por meio do registro no diário alimentar (24h) para quantificação calórica e padrão alimentar. O teste de análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi utilizado para analisar possíveis diferenças entre as condições e momentos na percepção do apetite. Não houve diferenças significativas na PSA nos parâmetros de Fome, Saboroso e Salgado. No entanto, no experimento CrPic₃-SIT houve um aumento significativo no parâmetro Gorduroso. A PSA aumentou significativamente no parâmetro de Satisfação no experimento CrPic₃-SIT comparado aos outros experimentos. Assim como mostrou aumento significativo no experimento PLA-REP no parâmetro Doce. A diminuição mais significativa da ingestão calórica foi observada no experimento CrPic₃-REP. Embora o número relativamente pequeno da amostra, a suplementação de CrPic₃, quando combinada ou não ao SIT, apresentou resultados promissores no controle de apetite e saciedade. Contudo, existem aspectos como gênero, composição corporal, intensidade do exercício e posologia ideal que não foram elucidados.
  • Dissertação Acesso aberto
    Arbitragem feminina no futebol: um microssistema de múltiplos fatores
    (2023-10) Silva, Fatima
    Ao observar a história e o contexto do futebol, constata-se a presença maciça de homens arbitrando as partidas, muito embora já existam mulheres atuando neste campo desde 1970 no Brasil. No entanto, pouco se sabe sobre como as árbitras percebem as atividades, as relações sociais e os papéis desempenhados nesse contexto. Assim, o objetivo da presente dissertação foi compreender a percepção que as árbitras de futebol possuem sobre os aspectos envolvidos no desenvolvimento de sua carreira arbitral e analisar sob a perspectiva do microssistema do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano proposto por Urie Bronfenbrenner. Para tanto, participaram deste estudo quatro árbitras de futebol, centrais e assistentes, habilitadas há mais de um ano para competições de nível nacional e internacional, com idades entre 34 e 42 anos. As árbitras participaram de uma entrevista individual, semiestruturada que permitiram respostas abertas. A análise dos discursos foi realizada a partir dos procedimentos recomendados por Miles e Huberman (2004) e apontam que as árbitras estão imersas em um contexto que ainda é predominantemente masculino, em que há resistência por parte dos homens em relação a participação das mulheres e um ambiente no qual as árbitras são constantemente avaliadas e enfrentam desconfiança em relação à sua competência para atuar em jogos. As relações interpessoais com alguns árbitros se apresentaram, algumas vezes, de forma negativa; porém, as relações interpessoais com amigos, familiares, dirigentes e comissão de arbitragem se mostraram positivas, criando uma pré-disposição propícia para o engajamento e permanência na carreira. A dificuldade em conciliar as demandas da arbitragem com a vida pessoal foi apontada de forma unânime, mas notou-se, também, que essas árbitras possuem um sentimento de paixão pela arbitragem, preparação física e treinamento de alto nível devido as exigências do novo teste físico da FIFA, além de características pessoais que as fizeram superar barreiras e dificuldades e a desempenhar suas tarefas com aptidão, permitindo seu desempenho, apesar de um contexto que ainda se apresenta de forma não favorável às mulheres. Por fim, é interessante observar que, apesar do progresso, o que se vê na arbitragem é uma baixa representatividade feminina e a existência do preconceito. A consolidação da carreira de algumas árbitras das décadas de 1980 e 1990 é marcada pela preparação física e técnica, muita persistência e a capacidade de superar dificuldades e, para as árbitras do início do século XXI, pela preparação física e treinamento de alto nível.
  • Dissertação Acesso aberto
    TRAJETÓRIAS ARTÍSTICAS E PROFISSIONAIS DE MULHERES CIRCENSES: Narrativas do Engajamento Político e Cultural de seus Corpos nos Espaços Educativos Provocações para a Educação Física
    (2022-07-04) Tapia, Verônica Ester
    O estudo tem por objetivo contextualizar, em um estudo narrativo, o engajamento da mulher circense representada no cenário artístico e educacional nos diferentes lugares de produção que esse corpo feminino ocupou e ocupa. A investigação discorre sobre o tempo e o espaço de memórias, representados por mulheres que evidenciam os saberes compartilhados de geração em geração e que potencializam esses saberes multiplicando-os para além da itinerância e fazendo do circo uma forte influência cultural, artística e educacional. A produção de dados pretende favorecer o compartilhar de memórias, saberes e percepções sobre a trajetória vivida por esses corpos que ocuparam muitos lugares de produção. Foram realizadas entrevistas abertas e em profundidade com quatro mulheres circenses, tendo como facilitador disparadores que contribuíram no diálogo, no falar de si e de suas experiências. As fontes orais partem de narrativas, depoimentos, relatos, histórias e fontes escritas, que são revestidos de emoção, durante a participação direta das mulheres no cenário investigado. Os encontros, que aconteceram de forma remota, foram gravados e filmados, conforme o aceite antecipado. Para a análise de dados, será observado nas narrativas como essas mulheres percebem sua trajetória e a importância das suas produções dentro e fora da lona.
  • Dissertação Acesso aberto
    Educação física na educação infantil: Perspectiva docente.
    (2022-10-07) Oliveira, Raimundo Maximiano,
    O objetivo geral da pesquisa foi descrever e interpretar a compreensão de professoras e professores de Educação Física escolar que atuam no segmento da Educação Infantil sobre possibilidades de integração do componente ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das instituições em que atuam. Os objetivos específicos abrangeram: Compreender como professores e professoras de Educação Física interpretam a proposta de organização do currículo de Educação Infantil e como se inserem nesse contexto; Identificar concepções, ações, conquistas e desafios experimentados por professoras e professores na busca por integrar suas ações aos PPPs das instituições onde atuam. Trata-se de pesquisa qualitativa, com entrevista individual em profundidade semiestruturada, feita com duas professoras e três professores de Educação Física que trabalham na Educação Infantil nas cidades de Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Santo André/SP e Vitória/ES. As entrevistas, com duração média de 30 minutos, foram realizadas por meio de videoconferência e gravadas. Após as entrevistas, as informações verbais foram transcritas, tabuladas e tratadas por meio de análise temática. A análise indicou que as professoras e os professores valorizam a integração da Educação Física ao PPP das Escolas, mas encontram dificuldade de planejar ações conjuntas com os professores regentes. A integração das aulas de Educação Física no currículo da Educação Infantil acontece por meio de projetos institucionais, temas gerados, ou ações pontuais, entre professoras e professores de Educação Física e professoras e professores regentes. O principal desafio é a falta de tempo remunerado para planejar e desenvolver ações conjuntas. Os/As profissionais trabalham a partir da observação e do diálogo com as crianças, considerando os múltiplos aspectos de seu desenvolvimento. Desse modo, acredita-se que a pedagogia participativa, desenvolvida por processo de documentação pedagógica, pode ser um bom caminho para romper com as barreiras disciplinares, por meio de uma escuta ativa de todos os envolvidos no processo educativo, em particular as crianças, e talvez promover o distanciamento de uma pedagogia transmissiva, tradicional e ultrapassada. Conclui-se que, para os sujeitos da pesquisa, ainda é necessário lutar para promover a legitimação da Educação Física no currículo da Educação Infantil, com ações integradas e avanços metodológicos em direção à escuta das crianças e ao trabalho integrado.
  • Dissertação Acesso aberto
    A constituição da identidade da coordenadora educacional de Educação Física escolar atuante em Secretaria de Educação: um autoestudo
    (2023-06-22) Gomes, Fabiana Stival Morgado
    A docência, com suas inúmeras faces e possibilidades, sempre esteve presente na minha vida profissional. Neste percurso como gestora, muitos têm sido os desafios enfrentados e a busca por me autoavaliar e me aperfeiçoar se fez constante no meu caminhar. Sendo assim, neste trabalho busco compreender como se construiu a minha identidade como coordenadora de serviço educacional de Educação Física escolar, atuante em uma Secretaria Municipal de Educação; e analisar minhas experiências e vivências, bem como seus impactos na concretização da Educação Física escolar na Rede Municipal de Ensino. Para efetivar o trabalho da gestão é necessário compreendê-lo e organizá-lo por meio de ações que favoreçam a interrelação com a/o docente e com as diretrizes da Secretaria de Educação, sem perder como foco principal o desenvolvimento das aprendizagens das alunas e alunos, mas considerando as variáveis que se materializam de forma complexa e diversa no cotidiano das políticas educacionais. Eu me propus a estudar o meu trabalho enquanto coordenadora, entendendo o como se constituiu a minha identidade profissional, a relativa autonomia em minhas ações, mas dentro dela o quanto pude mediar o diálogo entre determinações das/dos gestores superiores e interesses/necessidades de docentes e da própria Educação Física escolar, que considero necessária ser construída na realidade das escolas na Rede Municipal na qual eu atuo. Para concretizar esta pesquisa, optei pela metodologia do autoestudo, ancorado em narrativa que construí considerando o período histórico de 2017 a 2020 e problematizada junto a professoras, com a função de amigas críticas da pesquisa. Desdobraram-se três etapas ao longo do estudo, considerando as características do autoestudo (autoiniciado, propiciou o meu aperfeiçoamento enquanto pesquisadora e trouxe considerações para a área, foi realizado de forma interativa e colaborativa e houve a triangulação com outras fontes de pesquisa e fontes de informação). Trago como principal consideração o entendimento de que existem limites na atuação em uma Secretaria de Educação, regida por regras de funcionamento; por isso, é importante envolver os segmentos, para que as políticas públicas sejam efetivadas nas escolas e não apenas em Secretarias.
  • Dissertação Acesso aberto
    Análise das Ações de Jogo da Superliga Masculina de Voleibol 2020 - 2021: um olhar para o coeficiente de Coleman
    (2023-05-26) Domingues Junior, Donizeti; Bernardes, Nathalia
    A Superliga de voleibol masculino, tem por característica alto nível de competitividade entre equipes, análises que possam minuciar informações sobre o jogo são positivas. O coeficiente de Coleman (CC), transmite dados da equipe em números para comissão técnica planejar treinamentos e confrontos com adversários, considerando qualidades individuais coletivas e pontos falhos. O acesso a essa ferramenta e sua aplicação ainda podem ser um desafio. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar as ações de jogo da fase final da Superliga masculina de voleibol durante a temporada 2020/2021, para análise do CC como uma ferramenta de baixo custo para as equipes competitivas de voleibol. Para isso, foi realizado uma pesquisa observacional transversal, avaliando 15 jogos da fase final, com 8 equipes profissionais, 112 atletas de 3 regiões, sendo Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, acessados pelo Youtube. Foi analisado a quantidade de ações específicas do jogo para avaliação do CC e dos componentes de rendimento (CR). Os dados foram apresentados como média ± desvio padrão da média. Foi avaliado a normalidade dos dados através do teste de Shapiro-Wilk. Foi utilizado o Teste t de Student não-pareado. Valores de p<0,05 foram considerados significantes. Foram coletadas 13.151 ações de jogo, nas partidas de quartas de finais foram 9 jogos, 36 sets disputados, em 11 sets a equipe derrotada pontuou um número inferior a 20 pontos e 13 sets foram definidos com diferença mínima de 2 pontos. Nas semifinais foram 4 jogos, somente uma partida contabilizou 3x1, as demais contabilizaram 3x0, dos 13 sets 4 foram abaixo dos 20 pontos e a equipe derrotada teve 3 sets com diferença de 2 pontos. Na final foram 2 jogos, o primeiro 3x2 e o segundo 3x0. Considerando as equipes vencedoras nos sets em relação aos seus adversários, observamos nas quartas de finais maior CC de recepção (Taubaté), bloqueio (Taubaté; Minas), ataque e defesa (Minas), maior CR para o total de pontos ganhos (7% Taubaté), continuidade (CONT: 10% América; 7% Itapetininga), pontos excelentes (PE: 8% Taubaté; 6% e 5% Minas). E na equipe que perdeu no set, maior ERROS (6% Cruzeiro). Nas semifinais, foi observado maior CC de ataque (Minas; Taubaté), defesa (Taubaté; Jogo 1 e 2 Minas), recepção (Minas; Taubaté), levantamento (Jogo 1 e 2 Taubaté) e CR PE (6% Minas; 11% e 14% Taubaté). E nas finais, Taubaté apresentou maior CC saque, recepção e bloqueio. O CR %CONT foi maior em algumas equipes que perderam o set. Consideramos que a análise de jogo pode ser uma ferramenta de baixo custo para o desenvolvimento, treinamento e manejo das equipes esportivas e o maior CC para ação de jogo recepção e defesa, seguidos pelo bloqueio e ataque, somado ao maior CR para %PE foram mais frequentes nas equipes vencedoras nos sets. Estes dados podem auxiliar no olhar da análise de jogo, possibilitando a sua utilização nos treinamentos por meio das análises de direções, fundamentos e tática, melhorando a atuação dos membros da comissão técnica e dos atletas. Assim o CC é uma ferramenta acessível de análise de jogo que pode contribuir de maneira importante, no voleibol competitivo nacional.
  • Dissertação Acesso aberto
    O impacto de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento na motivação de escolares praticantes de futsal
    (2023-03) Lenarduci Junior, Robson
    A escola é tida como um local de substancial relevância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, tendo no esporte uma faceta significativa neste processo. Dentro deste contexto, o futsal se destaca como uma das modalidades mais difundidas e populares, tendo ao longo dos anos ganhado espaço não só como conteúdo das aulas de Educação Física, mas também como treinamento em atividades extracurriculares. Aspecto fundamental dentro das práticas esportivas, as metodologias de ensino servem como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem-treinamento, e sua escolha deve ser pautada também levando em consideração os aspectos motivacionais. Ante ao exposto, o objetivo deste estudo foi verificar dentro das aulas extracurriculares de futsal o impacto de duas metodologias diferentes na motivação autodeterminada dos seus praticantes. A amostra foi constituída por 11 adolescentes entre 14 e 15 anos, que participam de treinamentos de futsal nas aulas extracurriculares de uma escola da cidade de São Paulo-SP. O grupo foi submetido à aplicação de dois questionários (BNSS e SMS-II) com o o objetivo de verificar o atendimento das necessidades psicológicas básicas e a motivação autodeterminada. Por conseguinte, foi aplicada uma entrevista semiestruturada (ao final de cada intervenção) que trouxe complemento aos dados de forma qualitativa. Ao final, os dados dos questionários foram analisados através da utilização dos testes estatísticos (teste t, Wilcoxon e Mann Whitney) com o objetivo de comparar os valores no início e ao final de cada programa de treinamento e as entrevistas foram analisadas através da análise temática. Os dados foram tratados pelos softwares SPSS e Nvivo Release 1.6.1, respectivamente. Como resultados, foi possível verificar que na Metodologia Centrada nas Técnicas houve uma melhora na dimensão de competência e uma tendência a melhora das dimensões de motivação intrínseca, regulação integrada e regulação identificada, já na Metodologia dos Jogos Condicionados houve uma diminuição da desmotivação e da motivação intrínseca aliadas a uma melhora na dimensão de competência com uma tendência de diminuição da regulação introjetada, sendo possível identificar também uma diminuição na dimensão de relacionamento. Por fim, podemos concluir que ambas as metodologias propiciaram melhorias nos aspectos motivacionais, tangendo aos professores/treinadores a escolha de uma intervenção coerente e assertiva para um desenvolvimento mais positivo dos adolescentes nas práticas.
  • Tese Acesso aberto
    Teatro do Oprimido: Possibilidades metodológicas para as aulas de Educação Física
    (2022-10) Talita Gonçalves Duarte, Isabel Porto Filgueiras
    Após leituras referenciais, sobre a perspectiva discente nas aulas de Educação Física escolar, produzidas nas três últimas décadas, ficou clara a superficialidade de tratamento do tema, pois muito se fala sobre, mas pouco se aprofunda, ou pior, pouco ainda se intervém para de fato considerar as crianças e os jovens na pesquisa, bem como na prática pedagógica. O Teatro do Oprimido, em seu viés educacional, é uma das possibilidades metodológicas no campo da arte, que prima pela escuta e pelo diálogo, conceitos freireanos que têm influenciado propostas pedagógicas da educação física escolar. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, em auto estudo, mediado por amigos críticos pretendeu-se: compreender as reflexões e transformação do planejamento de um projeto didático as aulas de Educação Física, com base nas pedagogias críticas, e então descrever e interpretar as relações teórico metodológicas estabelecidas pela professora/pesquisadora durante a elaboração de uma proposta didática para as aulas de Educação Física, fundamentada nas teorias críticas da área, na pedagogia do oprimido de Paulo Freire e na proposta de jogos teatrais de Augusto Boal, construindo de forma colaborativa, junto aos amigos críticos, uma proposta para o ensino da Educação Física, que seja mobilizadora do diálogo, da escuta e da análise crítica da relação opressor/oprimido nas práticas corporais,, visando o envolvimento dos estudantes no processo de análise crítica das relações de opressão presentes na sociedade. Como instrumentos de produção de informações foi elaborado um projeto didático, enviado a três amigos críticos, estudiosos dos temas geradores desta pesquisa, nas áreas de Educação Física Crítica, Teatro do Oprimido e Pedagogia do Oprimido, e após análise dos mesmos, foram estabelecidos, por meio de videoconferência diálogos, entre a primeira autora e os amigos críticos separadamente. Os diálogos foram gravados e transcritos, depois tratados por análise temática. A análise temática evidenciou que o diálogo com os amigos críticos proporcionou à professora/pesquisadora, reposicionar a proposta, e ampliar suas reflexões a partir de cinco temas. O trabalho evidencia a contribuições da metodologia de auto-estudo mediada por amigos críticos, para a formação continuada de docentes, pouquíssimo considerada nos programas de pós-graduação em Educação e Educação Física do Brasil, além de possibilitar uma melhoria nas práticas da professora/pesquisadora a qual, por meio da pesquisa, avançou em sua busca por criar uma estratégia de escuta dos estudantes, essa que traria reflexões através de momentos de diálogo sobre situações das aulas, em seu grande teatro que é fazer esportes na escola, com suas adaptações e especificidades, entendendo este contexto como um grande palco de intervenção, utilizando-se de estratégias do Teatro do Oprimido. A análise das informações também demonstrou que a variedade de pontos de vista oriundos da formação e da experiência dos amigos-críticos, proporcionou que a professora/pesquisadora uma melhor observação de sua proposta de prática, sob diferentes ângulos, tendo uma visão muito mais ampla e rica dos processos que envolvem a elaboração de nossos planejamentos. Conclui-se que a pesquisa em auto-estudo, favorecida pela visão de outrem, no caso, os amigos críticos, se beneficia da diversidade de pontos de vista oferecidos a professora/pesquisadora, e apoiando o processo reflexivo sobre todo planejamento didático pedagógico, e sobre a forma como a educação física escolar pode enriquecer momentos de reflexão crítica nos discentes, ouvindo suas percepções e anseios, tão cruelmente esquecidos junto às carteiras enfileiradas e reclusas de diversas salas de aula.
  • Tese Acesso aberto
    Relação entre aspectos motivacionais e parâmetros de recuperação de atletas de modalidades esportivas coletivas e individuais
    (2023-04-14) Dias, Helton Magalhães
    Introdução: Durante o processo de recuperação, torna-se importante considerar o papel de aspectos psicológicos, principalmente a motivação. Objetivo: Verificar relações de predição entre aspectos motivacionais com parâmetros perceptuais e desempenho físico da recuperação durante uma semana de treinamento. Método: Participaram do estudo 47 praticantes de modalidades esportivas (basquete [n=26], jiu-jitsu [11] e tênis [10]) de 4 centros de treinamento localizados nas cidades de São Paulo–SP e Vila Velha–ES. Para mensuração dos aspectos motivacionais foram considerados o atendimento das necessidades psicológicas básicas, regulação motivacional e lócus de controle. A recuperação foi mensurada pelos estados de humor, estados de recuperação, desempenho do salto vertical e as fontes e sintomas de estresse. Foram observados os parâmetros de recuperação no início e ao término de uma semana de treinamento. Durante esse período, foi realizado monitoramento da carga de treinamento por meio da percepção de esforço e recuperação. A carga de treinamento foi calculada pelo método Foster. A análise estatística consistiu na comparação entre os dados de recuperação entre M2 e M4, assim como foi conduzida uma análise de modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais para testar as hipóteses de predições dos aspectos motivacionais em relação à recuperação. Resultado: Foram observadas reduções parciais dos parâmetros de recuperação ao término da semana de treinamento. Os testes dos modelos estruturais permitiram observar relações preditivas, as quais sinalizam que os aspectos motivacionais influenciam parâmetros da recuperação e que essas relações variaram, dependendo da dimensão da motivação avaliada. Adicionalmente, as necessidades psicológicas básicas predizem parâmetros específicos e gerais da recuperação. Conclusão: Atribuições de lócus de controle externo, níveis de desmotivação e motivação controlada foram identificados como possíveis preditores dos fatores que suprimem o processo de recuperação. Por outro lado, comportamentos autodeterminados e o atendimento das necessidades básicas de competência e relação social constituem-se como fatores que beneficiam a recuperação.
  • Dissertação Acesso aberto
    Pega a visão: Fotografia participativa, culturas juvenis e Educação Física Escolar
    (2023-03-08) Siqueira, Thales Rodrigo
    A escola é um ambiente diverso, onde jovens oriundos de diversas localidades, inseridos em diferentes contextos culturais e socioeconômicos se encontram. Nesse sentido, considera-se o espaço escolar como um recinto de troca de experiências, saberes e aprendizados, tanto para jovens estudantes como para professores e professoras. A partir dessas demandas, o componente curricular de Educação Física assume nova função social, baseada fundamentalmente no diálogo, na vivência e na problematização das mais variadas manifestações culturais que reverberam por meio das práticas corporais da juventude. Neste ínterim, diversas culturas juvenis emergem dentro e fora da escola como manifestações de identificação e sociabilidade dos jovens, de processos culturais e simbólicos que exercem grande influência na produção de saberes e na formação das identidades juvenis. Todavia, as culturas juvenis enfrentam certos dilemas e barreiras para serem reconhecidas pela cultura escolar, seja pelos discursos preconceituosos ou pela cultura do silêncio. Diante do exposto, os objetivos deste trabalho consistem em: a) conhecer e refletir sobre as percepções e experiências com jovens acerca das culturas juvenis no cotidiano escolar; b) co-construir espaços para o diálogo e reconhecimento das culturas juvenis nas aulas de Educação Física Escolar dos anos finais do ensino fundamental II; c) refletir sobre os limites e as potencialidades das estratégias participativas para o trabalho com jovens nas aulas de Educação Física Escolar do ensino fundamental II. Para tanto, recorremos ao campo dos Estudos da Juventude, às concepções de Cultura Corporal e à abordagem teórico-metodológica da Fotografia Participativa. Desse modo, inspiramo-nos na pesquisa de natureza qualitativa crítica e interpretativa e na metodologia da IAP (investigação ação participativa) ou PAP (pesquisa ação participativa). Sendo assim, descrevemos que o trabalho foi realizado em uma unidade estadual de ensino em tempo integral com 14 estudantes do ensino fundamental II, dentro do componente curricular de Educação Física. Como processo de análise dos dados, utilizamos a triangulação de métodos. Os resultados da investigação indicaram três categorias de análise – conivência, fotografia, práticas corporais/culturas juvenis – as quais revelaram as dinâmicas e tensões existentes na diversidade cultural juvenil, os limites e as potencialidades dos processos educativos participativos e a possibilidade da produção de uma Educação Física Escolar mais juvenil e contra-hegemônica que reconhece, valoriza e assume as culturas juvenis como forma de conhecimento, resistência, vida e amor; afinal, o que eles falam sobre o jovem na tevê não é sério.
  • Tese Acesso aberto
    Os Treinadores oferecem mais apoio quando se sentem apoiados? Um Estudo sobre antecedentes do clima motivacional percebido por treinadores de Basquetebol
    (2023-04-13) Azevedo Filho, Luiz Felipe Faria de
    A forma com que o treinador atua, como se comunica e estrutura o ambiente de treinamento têm se mostrado importante para a performance, motivação e bem-estar dos atletas na atividade esportiva. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar de que forma fatores da gestão organizacional, em particular a oferta de suporte organizacional e a satisfação das necessidades psicológicas básicas impactam a percepção dos treinadores acerca do clima motivacional por eles criado em treinamentos e competições. Participaram desse estudo 131 treinadores de basquetebol que dirigiam equipes participantes dos campeonatos brasileiros interclubes em categorias de base no ano de 2022. A análise dos dados foi realizada a partir de técnicas de modelagem de equações estruturais e regressão logística. Foram testadas 11 hipóteses, das quais 8 foram confirmadas. O suporte organizacional impactou negativamente o fomento do clima disempowering (β=-0,31) e positivamente a satisfação das necessidades psicológicas básicas (β=0,76). Essa, por sua vez, impactou positivamente o fomento do clima empowering (β=0,39) e o bem-estar (β=0,53), e negativamente o clima disempowering (β=-0,30) e a intenção de rotatividade (β=-0,70). Os resultados sugerem que a implantação de políticas e ações que favoreçam a percepção de suporte organizacional e satisfação das necessidades psicológicas básicas dos treinadores pode reduzir os índices de rotatividade, favorecendo o bem-estar e a oferta de apoio aos atletas.
  • Dissertação Acesso embargado
    Influência da história familiar positiva da doença de Parkinson em parâmetros hemodinâmicos e autonômicos de adultos jovens sedentários vs. fisicamente ativos
    (2023-04-28) Mello-Silva, Fernanda Queiroz
    A disfunção autonômica cardiovascular é uma manifestação não-motora frequente na doença de Parkinson (DP). No entanto, nos últimos anos, a comunidade médica e científica tem direcionado seu principal interesse para o tratamento dos sintomas motores em pacientes com DP. Paralelamente a essa abordagem, foi observado que indivíduos com histórico familiar positivo de hipertensão e/ou diabetes apresentam comprometimento precoce na modulação autonômica cardiovascular. Apesar dessas constatações, o conhecimento acerca da influência da história familiar de doença de Parkinson na modulação autonômica cardiovascular dos descendentes ainda é escasso. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a influência da história familiar de Doença de Parkinson sobre parâmetros hemodinâmicos e autonômicos cardíacos em adultos jovens ou fisicamente ativos. Para isso, foi utilizada uma amostra não-probabilística com 21 indivíduos de ambos os sexos (18 a 54 anos) divididos em 2 grupos: controle (C, n=10), e com história familiar positiva de DP de 1º grau e 2° grau (HFP, n=11). De forma online, foi avaliada a história familiar de DP e o nível de prática de atividade física (questionário IPAQ) e, então, foram criados subgrupos: fisicamente ativo (CA e HFPA) e inativo (CS e HFPS). Após isso, os indivíduos foram avaliados presencialmente em uma única bateria de testes, onde foram realizadas medidas de peso, estatura e composição corporal, pressão arterial em repouso e após mudança de posição (teste gravitacional), modulação autonômica cardíaca durante 30 minutos de repouso, e durante e após o Teste de estresse mental (stroop test). Os dados foram analisados através ANOVA, com post-hoc de Tukey (p<0,05). Os resultados demonstram que indivíduos com HFP de DP apresentaram prejuízo parassimpático e diferenças na função autonômica cardiovascular em comparação com aqueles sem história familiar de DP (C). Contudo, quando os participantes foram divididos com base no nível de atividade física, verificou-se que os indivíduos com HF de DP fisicamente ativos (HFPA) apresentavam menor pressão arterial diastólica em relação aos inativos (HFPS). Esses achados sugerem que a prática regular de atividade física pode ter um impacto benéfico na modulação autonômica cardiovascular e na saúde cardiovascular em indivíduos com HF de DP, atenuando o prejuízo parassimpático e melhorando a função cardiovascular. Em conclusão, este estudo destaca a importância da hereditariedade e do estilo de vida ativo na modulação autonômica cardiovascular de indivíduos com HF de DP. Os achados reforçam a necessidade de estratégias preventivas e terapêuticas que incluam a prática regular de atividade física para a melhoria da saúde cardiovascular e autonômica desses indivíduos.
  • Dissertação Acesso aberto
    Liderança de treinadores do basquetebol brasileiro: uma análise centrada na Pirâmide do Sucesso de Jonh Wooden
    (2023-02-27) Oliveira, AlessandraSantos de
    Ao longo dos anos o basquetebol brasileiro foi destaque em território nacional e internacional ao conquistar títulos em “Campeonatos Mundiais” e “Jogos Olímpicos” nas categorias feminina e masculina. Além dos atletas, os treinadores foram essenciais para tais conquistas. Os treinadores são o alicerce de uma equipe esportiva pois, desde a formação do atleta até o seu desempenho em alto rendimento, o ensino, o desenvolvimento e o aprimoramento dos aspectos físicos, técnicos e táticos estão atrelados aos aspectos psicológicos, por isso os treinadores têm um papel fundamental na carreira esportiva do atleta. Devido à importância do treinador no cenário esportivo, sendo a peça fundamental de uma equipe, alguns questionamentos surgiram em relação à sua liderança, bem como sobre princípios e valores que norteiam a sua prática. Portanto, o propósito deste estudo é compreender o processo do desenvolvimento de liderança de um treinador de basquetebol brasileiro, tendo por base o livro A Pirâmide do Sucesso de John Wooden. A estrutura da pesquisa consiste em duas partes, sendo a primeira direcionada a compreender o processo do desenvolvimento da sua liderança, bem como a sua formação como treinador, por meio dos relatos sobre fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de sua vida, e de fontes bibliográficas. Neste sentido foi construída a linha de tempo da cronologia de vida do treinador entrevistado. Na segunda parte do estudo foi estruturada uma entrevista que tem como base um questionário semiestruturado com perguntas baseadas nos atributos predispostos na Pirâmide do Sucesso de John Wooden, na qual o entrevistado pode expor livremente seus pensamentos, experiência e filosofia em relação a cada um dos temas que formam a pirâmide. O resultado demonstra que o processo de desenvolvimento do treinador está atrelado à aprendizagem adquirida ao longo da vida e que as experiências vivenciadas auxiliaram a construir a sua própria filosofia, resultando na evolução do processo de formação como treinador. A filosofia de um treinador é baseada em um conjunto de condutas, sendo um processo dificultoso, ocorrendo por meio de experiências vivenciadas e de seus impactos, modificando-se ao longo dos anos, refletindo no seu comando. O caráter e a conduta são pontos fundamentais ligados aos atributos que constam na pirâmide. Refletindo no relato do entrevistado, não diferem dos relatos de John Wooden, descritos no livro A Pirâmide do Sucesso de John Wooden. Portanto, conclui-se que a liderança é desenvolvida ao longo da vida, atrelada ao contexto social e esportivo, com base em valores, condutas e crenças que permeiam, ao longo da vida, os atributos que constituem a pirâmide e estão atrelados a estudos científicos na Psicologia do Esporte, estudos relacionados a autodeterminação, autoconfiança, coesão, motivação, robustez mental e otimismo, características primordias no esporte e na vida.
  • Tese Acesso aberto
    Desenvolvimento e treinamento da Robustez Mental em atletas jovens: um programa de intervenção psicológica
    (2023-03-29) Corrêa, Mariana de Freitas
    Entender como os atletas desenvolvem e melhoram suas capacidades psíquicas é um grande desafio para a Psicologia do Esporte. Porque alguns atletas lidam melhor com situações de adversidade e fracassos enquanto outros sucumbem ou porque alguns parecem não se abalar com situações inesperadas são alguns questionamentos instigantes dessa área. O construto Robustez Mental (RM), é apontado como um componente fundamental do desempenho esportivo e pesquisadores da área tem realizado inúmeras pesquisas para entender como esse construto pode ser desenvolvido em atletas. No entanto, há uma carência de estudos sobre programas específicos para o desenvolvimento da RM em atletas jovens brasileiros. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um programa de treinamento psicológico, voltado para o desenvolvimento da robustez mental, utilizando-se para tal dos princípios do modelo teórico dos 4 C’s (controle, compromisso, confiança e desafio). Para tanto foi realizado um estudo de natureza descritiva, exploratória, quase experimental, utilizando-se de informações quantitativas para compreender aspectos psicológicos do comportamento de atletas. Participaram do estudo atletas de categorias de base, com idades entre 14 e 15 anos, das modalidades de voleibol e basquetebol, do sexo feminino. Foram incluídos atletas com pelo menos um ano de experiência na modalidade, federados, que participam de competições oficiais regularmente e, excluídos aqueles atletas afastados, por qualquer motivo e que não estevam comparecendo ao clube no momento da pesquisa. O programa teve duração de 12 semanas e os atletas foram avaliados no início e ao final das intervenções, bem como, após 1 mês do final do programa de acordo com segmento follow-up. Utilizou-se para as avaliações os instrumentos: Escala de Robustez Mental para o esporte – RME, Escala Breve de Resiliência – BRS e Teste de orientação de vida para o esporte LOT-R. Para analisar os dados foram utilizados os testes ANOVA, para comparar as diferenças entre os três momentos de avaliação (pré, pós, 1 mês) e o teste t de student para comparar os grupos de basquetebol e voleibol. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Para todas as avaliações o nível de significância adotado foi de (p<0,05). Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no grupo de basquete em todas as variáveis avaliadas e diferenças significativas quando comparados os grupos, experimental e controle. Os índices de effect size foram altos (acima de 0.80). Desta maneira, podemos concluir que o programa aplicado de 12 semanas foi eficaz para desenvolver a Robustez Mental em atletas jovens.
  • Tese Acesso aberto
    Rodas de conversa sobre a gestão escolar democrática e a educação física escolar: um diálogo necessário pós pandemia
    (2023-04-04) Brito, Rafael de
    A Gestão Escolar Democrática (GED) tem como um de seus pilares o diálogo aberto e horizontal, fator que aproxima todos os atores envolvidos no processo social, pedagógico e administrativo da unidade escolar. Neste ambiente, a Educação Física Escolar (EFE) tem o mesmo valor social e pedagógico que é aferido aos demais componentes curriculares. Com a pandemia causada pelo vírus da COVID-19, ocorreu o isolamento social e este fenômeno impactou diretamente o procedimento pedagógico convencional, resultando em perdas consideráveis no processo de ensino-aprendizagem. Documentos orientadores da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo e a pressão por bons resultados nas avaliações externas, com forte apelo tecnicista, sugerem redução das abordagens da EFE e ampliação de carga horária nos demais componentes curriculares. Diante deste contexto, se faz necessário problematizar como a gestão escolar democrática organizará suas ações em prol da participação de todos (gestão, corpo docente e discente, funcionários e comunidade) nos projetos pedagógicos e culturais acerca da EFE. Assim, essa investigação teve por objetivo colaborar para a reflexão das práticas e compreender como os atores sociais têm se organizado na continuidade das ações de gestão democrática na EFE pós pandemia. A investigação teve como proposta metodológica um estudo qualitativo do tipo descritivo, com abordagem participativa e aconteceu na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professor Florestan Fernandes, localizada em São Bernardo do Campo/SP. Participaram do estudo voluntários de ambos os gêneros organizados em três grupos, sendo: - G1 (Gestão Escolar): formado por Diretora, Vice-Diretora e Coordenador Pedagógico;- G2 (Profissionais da docência): duas professoras e um professor de Educação Física; - G3 (Estudantes): divididos em representantes do primeiro ciclo do ensino fundamental I (1o ao 3o ano) e representantes do segundo ciclo do ensino fundamental II (4o e 5o ano). A produção de dados contou com o desenvolvimento de três encontros de rodas de conversa orquestrados por uma proposta pedagógica democrática e dialógica. Os dados produzidos foram conduzidos à análise de codificações, separada em três etapas, sendo dois ciclos principais e uma etapa intermediária. A primeira etapa é a codificação In Vivo, inicialmente atribuída aos blocos de dados criados pelo pesquisador a partir das vozes dos participantes. Em seguida, os códigos foram agrupados em códigos mais abrangentes, dando sequência ao processo de codificação. O passo posterior foi o intermediário, a tematização dos dados, resultado do processo inicial de codificação. O segundo ciclo de codificação, que partiu dos resultados do primeiro ciclo, após o processo intermediário de tematização dos dados, foi mais detalhado, com exigência de maior habilidade analítica do pesquisador e visa classificar, priorizar, integrar, sintetizar, abstrair, conceitualizar. A pesquisa se mostrou relevante para problematizar e tentar compreender as diversas possibilidades de manter ou até mesmo de ampliar as ações da Educação Física Escolar em um momento atípico, pós pandemia, em que os documentos oficiais reforçam cobranças relacionadas aos conteúdos de outros componentes curriculares em detrimento da, não menos importante, EFE, componente curricular que precisa ter sua relevância reconhecida na formação do ser completo, auxiliando no desenvolvimento de corpos conscientes.
  • Tese Acesso aberto
    Expatriação de atletas de alto rendimento na perspectiva do modelo temporal de transição cultural: um estudo de caso no basquetebol feminino
    (2013-03-20) Souza, Vania Hernandes de
    No esporte contemporâneo é comum que atletas de diferentes modalidades esportivas migrem, ao longo de sua carreira, para outros países com o objetivo de alcançar um melhor desempenho esportivo, status social e financeiro, dentre outros. Entretanto, a migração internacional é um processo complexo, que envolve adaptações de vários tipos que afetam o próprio expatriado e sua família. Um dos modelos teóricos que tem sido utilizado para se compreender o processo de migração internacional de atletas é o Modelo Temporal de Transição Cultural, que postula que o processo de transição cultural deve ser investigado por meio de três fases temporais, sendo que, para cada fase há desafios e tarefas específicas: a primeira fase, denominada pré-transição, é o momento em que ocorre, ou deveria ocorrer, uma mobilização física e mental do atleta para enfrentar os desafios de uma futura transição; a segunda fase, adaptação cultural aguda, ocorre já no país de destino, e demanda a busca pelo entendimento e o ajuste à nova cultura, e requer do atleta uma adaptação psicológica e comportamental a esse novo contexto, contato e interação com o novo clube, companheiros de equipe etc. E, por fim, a terceira fase, adaptação sociocultural, ocorre quando há um ajustamento tal ao novo contexto que proporciona um sentimento de pertencimento e a criação de uma nova realidade. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de expatriação internacional, na perspectiva do Modelo Temporal de Transição Cultural, de uma atleta de basquetebol de alto rendimento, que vivenciou o processo de migração internacional, para jogar por clubes, e que também passou pelo processo de repatriação. A atleta foi entrevistada de forma individual, presencial, utilizando-se um roteiro de perguntas semiestruturadas. Como ponto de partida da investigação, para descrever o processo de migração internacional da atleta, e ilustrar todas as passagens pelos países que transitou, bem como o tempo de duração de cada transição e o tempo entre uma transição e outra, foi elaborada a Timeline (linha do tempo). Posteriormente, os dados da entrevista foram analisados de acordo com os parâmetros do Modelo Temporal de Transição Cultural, de forma a se compreender as características, conteúdo, narrativas e os aspectos psicológicos subjacentes às experiências subjetivas, expressos por seus desejos, propósitos, planos e ideais, expectativas e medos. Apesar de um crescente corpo de literatura examinando as experiências transnacionais de atletas, pouca atenção tem sido dada à experiência de retorno ao país de origem, processo conhecido como repatriação. Assim, essa tese buscou também explorar o processo de repatriação da atleta e seus desafios. Os relatos mostraram, dentro dos parâmetros do Método Temporal de Transição Cultural, que a atleta, em função de suas características pessoais, soube superar os desafios encontrados e fazer a transição cultural, apesar das características locais tanto na expatriação quanto na repatriação.
  • Dissertação Acesso aberto
    Atuação com Projetos: percepções de professores de educação física na educação infantil.
    (2022-12-09) Coresma, Leandro de Castro
    Existem inúmeras formas de organizar as práticas pedagógicas na escola e a atuação com projetos na Educação Física, na Educação Infantil, também tem sido explorada. Conhecer essa realidade nos levou a traçar o objetivo de compreender como os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil desenvolvem suas práticas pedagógicas baseadas em projetos. A pesquisa foi de cunho descritivo qualitativo e utilizou como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada com dez professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil e fundamentam suas ações pedagógicas em trabalhos com projetos. Os participantes foram selecionados de forma intencional por acessibilidade e indicação de terceiros. As entrevistas foram feitas através de plataforma digital e após a transcrição literal procedeu-se a análise de conteúdo. Emergiram três categorias: Planejando: aproximações dos professores com os projetos; Atuação com as crianças: elas participam dos projetos?; Dificuldades do fazer pedagógico. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa apresentam distintas maneiras de organizar suas práticas por meio de projetos. Utilizam-se de questões norteadoras, temas pré-determinados, temas transversais, tematizações, conhecimento prévio para configurarem seus projetos. Em relação aos modos de participação das crianças, os docentes pesquisados consideram os saberes das crianças através da escuta e das participações das produções das aulas e apontam que enfrentam dificuldades para estruturarem a prática pedagógica por conta da falta de investimento financeiro e apoio pedagógico por parte do núcleo gestor das suas respectivas unidades escolares. Ficou entendido que projetos é um termo polissêmico, com diferentes atuações, mas com finalidades semelhantes, o que nos leva a crer que os professores não seguem uma linha específica de atuação com projetos devido à falta de compreensão do que significa de fato atuar com projetos.