Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Tese Acesso aberto Expatriação de atletas de alto rendimento na perspectiva do modelo temporal de transição cultural: um estudo de caso no basquetebol feminino(2013-03-20) Souza, Vania Hernandes deNo esporte contemporâneo é comum que atletas de diferentes modalidades esportivas migrem, ao longo de sua carreira, para outros países com o objetivo de alcançar um melhor desempenho esportivo, status social e financeiro, dentre outros. Entretanto, a migração internacional é um processo complexo, que envolve adaptações de vários tipos que afetam o próprio expatriado e sua família. Um dos modelos teóricos que tem sido utilizado para se compreender o processo de migração internacional de atletas é o Modelo Temporal de Transição Cultural, que postula que o processo de transição cultural deve ser investigado por meio de três fases temporais, sendo que, para cada fase há desafios e tarefas específicas: a primeira fase, denominada pré-transição, é o momento em que ocorre, ou deveria ocorrer, uma mobilização física e mental do atleta para enfrentar os desafios de uma futura transição; a segunda fase, adaptação cultural aguda, ocorre já no país de destino, e demanda a busca pelo entendimento e o ajuste à nova cultura, e requer do atleta uma adaptação psicológica e comportamental a esse novo contexto, contato e interação com o novo clube, companheiros de equipe etc. E, por fim, a terceira fase, adaptação sociocultural, ocorre quando há um ajustamento tal ao novo contexto que proporciona um sentimento de pertencimento e a criação de uma nova realidade. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de expatriação internacional, na perspectiva do Modelo Temporal de Transição Cultural, de uma atleta de basquetebol de alto rendimento, que vivenciou o processo de migração internacional, para jogar por clubes, e que também passou pelo processo de repatriação. A atleta foi entrevistada de forma individual, presencial, utilizando-se um roteiro de perguntas semiestruturadas. Como ponto de partida da investigação, para descrever o processo de migração internacional da atleta, e ilustrar todas as passagens pelos países que transitou, bem como o tempo de duração de cada transição e o tempo entre uma transição e outra, foi elaborada a Timeline (linha do tempo). Posteriormente, os dados da entrevista foram analisados de acordo com os parâmetros do Modelo Temporal de Transição Cultural, de forma a se compreender as características, conteúdo, narrativas e os aspectos psicológicos subjacentes às experiências subjetivas, expressos por seus desejos, propósitos, planos e ideais, expectativas e medos. Apesar de um crescente corpo de literatura examinando as experiências transnacionais de atletas, pouca atenção tem sido dada à experiência de retorno ao país de origem, processo conhecido como repatriação. Assim, essa tese buscou também explorar o processo de repatriação da atleta e seus desafios. Os relatos mostraram, dentro dos parâmetros do Método Temporal de Transição Cultural, que a atleta, em função de suas características pessoais, soube superar os desafios encontrados e fazer a transição cultural, apesar das características locais tanto na expatriação quanto na repatriação.Dissertação Acesso aberto Efeitos do treinamento físico combinado na função autonômica cardiovascular em um modelo experimental de doença de Parkinson(2020-09-01) Lima, Hunter Douglas de SouzaIntrodução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa debilitante, caracterizada por disfunções que comprometem o sistema motor de forma progressiva e incapacitante, entretanto sintomas não motores também estão presentes, dentre eles, a disautonomia. A disautonomia cardiovascular pode levar a distúrbios do ritmo cardíaco e da regulação do fluxo coronariano, bem como hipotensão postural ortostática. O treinamento físico pode ser uma estratégia não farmacológica importante no manejo da disautonomia cardiovascular na DP. Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento físico combinado (aeróbio e resistido) em um modelo experimental de DP nos parâmetros hemodinâmicos e na função autonômica cardiovascular. Métodos: 26 ratos Wistar foram divididos em três grupos: Controle (C, n = 6), Parkinson sedentário (PKS, n = 10) e Parkinson submetido a treinamento combinado (PKTC, n =10). A DP foi induzida por injeção intraperitoneal de Paraquat (10mg/kg), uma vez por semana, durante oito semanas nos grupos PKS e PKTC. No início, na metade e ao final do protocolo realizou-se o teste de esforço máximo (TE) em esteira e o teste carga máxima (TCM) em escada vertical. Os animais do grupo PKTC realizaram treinamento aeróbio em esteira ergométrica e treinamento resistido em escada, em dias intercalados, cinco dias por semana durante oito semanas. Após término do protocolo todos os animais foram canulados para registro direto da pressão arterial em condições basais e foram analisados a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e da pressão arterial sistólica (VPAS) e o barorreflexo espontâneo. Os dados são apresentados como média e erro padrão e analisados por meio da análise de variância (ANOVA) one way seguida de post hoc de Tukey, sendo considerados significativos valores de p inferiores a 0,05. Resultados: Não houve diferença entre os grupos tanto no TE quanto no TCM no início do protocolo. Já, ao final do protocolo, o grupo PKS apresentou menor duração no TE comparado ao grupo C e ao PKTC (PKS: 9,25 ± 0,64 vs. C: 13,05 ± 0,79 e PKTC: 14,62 ± 0,30 min). Similarmente, o grupo PKS obteve uma menor carga máxima em valores normalizados no TCM do que os grupos C e PKTC (PKS: 1,10 ± 0,04 vs. C: 1,38 ± 0,03 e PKTC: 1,39 ± 0,03 % do peso corporal). Em relação aos parâmetros hemodinâmicos, não foram observadas diferenças entres os grupos. Quanto a VFC no domínio do tempo, o desvio padrão do intervalo de pulso (PKS: 6,34 ± 0,49 vs. C: 9,69 ± 1,0 e PKTC: 9,39 ± 0,57 ms) e o RMSSD (PKS: 5,58 ± 0,37 vs. C: 7.96 ± 0,78 e PKTC: 7,46 ± 0,48 ms) foram menores no grupo PKS comparado ao grupo C e ao PKTC. Em relação à VFC no domínio da frequência em valores absolutos, o componente de baixa frequência, representativo da modulação simpática cardíaca, foi menor no grupo PKS do que nos grupos C e PKTC (PKS: 2,90 ± 0,71 vs. C: 9,43 ± 1,48 e PKTC: 6,88 ± 0,45 ms2). O componente de alta frequência, representativo da modulação autonômica parassimpática, foi menor no grupo PKS comparado ao C (PKS: 10,02 ± 1,64 vs. C: 22,78 ± 4,8; PKTC: 16,87 ± 1,96 ms2). Não houve diferença entre os grupos para o componente de muito baixa frequência. O power total, um indicativo de variabilidade total, foi menor no grupo PKS do que nos grupos C e PKTC (PKS: 28,46 ± 3,94 vs. C: 65,99 ± 13,56 e PKTC: 53,91 ± 3,89 ms2). Os componentes da VFC no domínio do tempo em valores percentuais e absolutos, bem como o balanço simpatovagal não foram diferentes entre os grupos. Também não houve diferença entre os grupos nos parâmetros da VPAS. Já o barorreflexo espontâneo, avaliado por meio do índice alfa, foi menor no grupo PKS comparado ao C (PKS: 0,59 ± 0,10 vs. C: 1,71 ± 0,31; PKTC: 1,26 ± 0,13 ms/mmHg). Conclusão: O modelo de DP utilizado nesse estudo induziu disfunção autonômica cardiovascular, uma vez que promoveu redução da VFC e das modulações simpáticas e parassimpáticas cardíacas, bem como diminuição da sensibilidade barorreflexa espontânea. O treinamento combinado foi capaz de melhorar a maioria das alterações induzidas pelo Paraquat, demonstrando ser uma estratégia não farmacológica importante para controle da disfunção autonômica cardiovascular nesse modelo de DP.Dissertação Acesso aberto Treinadoras futebol no Brasil: o processo de relação entre os atributos pessoais e o contexto ao longo da carreira(2021) Mastrocola, Ana PaulaO objetivo do presente estudo foi compreender o processo de relação entre os atributos pessoais das treinadoras de futebol no Brasil e o contexto ao longo da carreira, sob a perspectiva do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano. O modelo postula que o desenvolvimento da pessoa é resultado da interação e das modificações geradas reciprocamente entre ela e o ambiente ao qual está inserida. Participaram deste estudo oito treinadoras de futebol, brasileiras, em atuação, com idade superior a 18 anos e com o mínimo de dois anos de experiência em equipes masculinas e/ou femininas nas diferentes categorias do futebol. As treinadoras participaram de uma entrevista individual, semiestruturada de repostas abertas. A análise das entrevistas foi realizada de acordo com os procedimentos de Miles e Huberman (2004). Os resultados mostraram que as treinadoras estão inseridas em um contexto que ainda é culturalmente masculino, que apresenta resistência por parte dos homens em relação às mulheres, seja atleta ou treinadora, um ambiente no qual as treinadoras são avaliadas constantemente e a desconfiança sobre a sua competência em treinar equipes aparece com frequência. As relações interpessoais com dirigentes e comissão técnica se apresentou muitas vezes de forma negativa; porém, as relações interpessoais com a família, amigos e atletas se mostraram positivas, atraindo uma disposição geradora para o engajamento e permanência na carreira. Observou-se, também, que essas treinadoras possuem um sentimento de paixão pelo futebol e pela carreira, além de atributos pessoais (disposições, recursos e demandas) que se mostraram tão fortes que as fizeram superar as barreiras, as dificuldades e desempenhar suas tarefas com competência, permitindo, assim, a ocorrência dos processos proximais, apesar de um contexto que se apresenta de forma desfavorável às mulheres. Finalmente, pode-se considerar que não há dúvidas sobre o lugar de destaque que o futebol ocupa no mundo, mobilizando milhões de pessoas. No Brasil, chegou em 1895, trazido por Charles Miller, e logo se popularizou e transformou-se em esporte de massa no país. Entretanto, as mulheres não pertenciam a esse contexto, foram interditadas, proibidas de sua prática, assim como não pertenciam ao contexto esportivo em geral, dominado por uma sociedade predominantemente de práticas masculinas. Apesar da inserção das mulheres ter sido conflituosa, com a insistência se observou, ao longo do tempo, uma progressiva equalização de gêneros nas práticas esportivas. E, embora as assimetrias venham sendo superadas, o acesso aos cargos técnicos e diretivos ainda é um dos maiores desafios para as mulheres dentro do cenário esportivo, pois o que se vê, principalmente no futebol, é uma baixa representatividade, a existência do preconceito e a dificuldade em transpor barreiras.Dissertação Acesso aberto Efeito do intervalo de recuperação fixo e auto selecionado no treinamento de força: novas perspectivas na prescrição(2021) Santana, Wilian de JesusINTRODUÇÃO: Nas últimas décadas o intervalo de recuperação entre séries e exercícios, recebeu atenção dos pesquisadores de treinamento de força, o que tem contribuindo no entendimento dessa variável em relação a manutenção do rendimento, em especial da carga durante o treinamento de musculação. Entretanto, mesmo com a recomendação do intervalo de recuperação, sabe-se que cada indivíduo responde de modo específico ao estimulo do treinamento. Desta forma, a pergunta geradora foi: Por que manter o intervalo fixo de recuperação para pessoas com nível de treinamento e intensidades diferentes de treinamento? OBJETIVO: O presente estudo analisou a relação entre o número total de repetições no treinamento de musculação em adultos treinados, submetidos a intervalo de recuperação determinado e auto selecionado. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Foram realizadas duas análises que permitiram observar o fenômeno em questão sendo: análise 1, realizamos pelos critérios metodológicos uma revisão sistemática e meta- análise, na comparação do intervalo de recuperação fixo e auto selecionado em função do volume de treino, identificado pelo número de repetições realizados em programa de musculação. Durante o período de março a julho de 2020, foram analisados os registros de 3 bases de dados eletrônicas (Pubmed, Biblioteca Virtual da Saúde BVS, Ebsco Sportdiscus), combinando as palavras “treinamento de resistência, exercício resistido, e exercício de força”, “intervalo de recuperação, intervalo de descanso, intervalo de recuperação, intervalo auto sugerido, intervalo auto selecionado” com combinação “AND” e “OR”. Os dados reunidos de 05 estudos mostraram um grande efeito significativo a favor do grupo experimental (>2 minutos) (MD: 1.24; 95%-IC [0.78; 1.71]; z: 5.25, Q:1.08; p < 0.01). As intervenções foram conduzidas para comparar o efeito dos intervalos de recuperação que continham tempos >2 minutos e <2 minutos entre séries A meta análise demonstrou maior efeito a favor do intervalo de recuperação >2 minutos, uma vez que nos estudos em questão, esse intervalo de recuperação possibilitou maior volume de treino. Os estudos aqui apresentados demonstraram que o intervalo de recuperação entre 3 e 4 minutos são eficazes entre séries para treinamento de força com intensidades altas. A análise 2, foi desenhada na comparação entre o efeito do intervalo de recuperação auto selecionado e o intervalo determinado, em relação ao volume de treinamento de musculação em diferentes intensidades (60, 75 e 90% de 1-RM) nos exercícios supino e leg press. RESULTADOS: Encontramos redução de 68,54% no número de repetições na intensidade baixa em relação intensidade alta no exercício supino e 25,11% no leg press entre as séries com aumento do intervalo de recuperação auto selecionada em 78,93% e 37,55%, respectivamente. Em relação a percepção subjetiva de esforço, e percepção de prazer, associada à satisfação do praticante e na escala de dor associada ao desconforto não houve diferença significante entre as intensidades nos dois exercícios. CONCLUSÃO: Intervalos mais longos parecem ser melhores, no volume total do treinamento, embora não haja consenso para diferentes objetivos do treinamento frente ao intervalo de recuperação auto selecionado. Dessa forma, imaginamos que essa estratégia possa ser importante na organização do programa de exercício de musculação.Tese Acesso aberto Paulo Freire, Frantz Fanon e a Educação Física popular decolonial: uma autoetnografia na escola pública(2021) Sousa, Cláudio Aparecido deA Educação Física popular decolonial descrita neste trabalho é um conceito que tem inspiração nas teorias filosófica e educacional de Paulo Freire e Frantz Fanon, especialmente no que tange à Educação popular e ao decolonialismo, e está amparada pela concepção crítica. O objetivo da presente tese foi: Compreender como o referencial teórico de Paulo Freire, Frantz Fanon e a cultura têm influenciado a minha formação humana e a concretização da prática pedagógica da Educação Física popular decolonial na escola pública. Como opção metodológica, utilizei a autoetnografia em uma escola pública municipal da rede municipal de Santo André (SP), tendo como base os preceitos decoloniais, permitindo exercitar e refletir sobre uma maneira de construir o inédito viável na pesquisa em Educação Física. Para analisar as informações, recorri à análise temática, por permitir que acontecesse a interpretação de vários aspectos do tema de pesquisa, como, por exemplo, as reflexões sobre minhas vivências no cotidiano escolar e as possibilidades de transformações didáticas. Para analisar minha própria prática, utilizei a autoscopia, pois permitiu identificar o detalhamento dos acontecimentos das aulas de um modo mais dinâmico e reflexivo. Acredito que esta tese de doutoramento possibilitou observar que a cultura docente e a cultura escolar influenciaram a prática pedagógica em Educação Física, por meio da explicitação do “sertanejo” e da “criação dos alunos”. A análise dos examinadores críticos permitiu reconhecer que o trabalho pedagógico se aproximou e se distanciou da Educação popular e do decolonialismo, fornecendo indícios de que nenhuma prática é totalmente unânime, com suas pretensões e pautadas só em coerências. Espero que essa pesquisa não seja uma maneira de proporcionar práticas a partir de minha indicação, como se fosse uma receita. Meu intuito é fornecer alternativas político-pedagógicas para que as professoras, professores de Educação Física e as/os estudantes sejam as/os protagonistas e tenham autonomia para construir o planejamento na efetivação das práticas corporais. Almejo que a prática pedagógica reconheça as diferenças culturais, raciais, de gênero e social, para que as/os estudantes, na condição de inacabamento, possam transformar sua realidade social, em prol do “Ser Mais”, como pessoas solidárias e conscientes de que a justiça social é alcançada por intermédio da justiça cognitiva, decorrente de muita luta e esperança nos sonhos coletivos possíveis.Dissertação Acesso aberto Efeitos preventivos do treinamento resistido nas alterações metabólicas, hemodinâmicas e autonômicas em um modelo experimental de síndrome metabólica(2021) Borges, Matheus MarcucciIntrodução: A Síndrome Metabólica (SM) envolve a presença de pelo menos 3 dos seguintes fatores de risco cardiovascular: obesidade abdominal, hiperglicemia, hiperlipidemia, hipertensão arterial e resistência à insulina. Estudos têm demonstrado uma associação entre disfunção autonômica cardiovascular e a SM, sugerindo que as alterações autonômicas precedem as alterações metabólicas em um modelo de SM induzido por sobrecarga de frutose. Evidências clínicas e experimentais demonstram que o treinamento físico resistido (TR), é uma ferramenta importante para melhorar a disfunção autonômica cardiovascular em diferentes condições fisiológicas e patológicas. Objetivo: Avaliar os efeitos preventivos do TR nas alterações metabólicas, hemodinâmicas e autonômicas em um modelo de SM induzida por sobrecarga de frutose. Métodos: Foram utilizados ratos Wistar machos (8 semanas de idade), divididos em três grupos: grupo controle (GC), grupo frutose sedentário (GFS), grupo frutose treinado (GFT). Os animais dos grupos GFS e GFT foram submetidos à indução da SM por meio de sobrecarga de frutose (100g/L) na água de beber durante 10 semanas. O grupo GFT realizou o TR em escada vertical, 5 vezes por semana, durante 10 semanas, concomitantemente a administração de frutose. No início e ao final do protocolo foram mensuradasglicemia e triglicérides. Os animais foram canulados para registro direto de pressão arterial (4kHz, CODAS), avaliação da modulação autonômica cardiovascular e análise da sensibilidade barorreflexa. Posteriormente foi mensurado a resistência à insulina. Os dados foram apresentados como média e erro padrão e foram analisados através de ANOVA one way, sendo considerados significativos valores de p inferiores a 0,05. Resultados: Quanto aos parâmetros metabólicos, não houve diferença entre os grupos GC, GFS e GFT no peso corporal dos animais, bem como nos níveis plasmáticos de glicose e triglicérides, contudo, foi observado um maior peso de tecido adiposo branco e maior resistência a insulina no GFS quando comparado ao GC e GFT. A pressão arterial sistólica e diastólica foi maior no GFS comparado ao GC, enquanto a pressão arterial média também foi maior em relação ao GFT. Quanto à VFC no domínio do tempo os animais que receberam frutose e se mantiveram sedentários apresentaram menor variabilidade total em comparação com os animais controles e treinados que também consumiram frutose. No domínio da frequência, o GFS apresentou maiores valores da banda de baixa frequência, indicativo de modulação simpática, tanto para o coração quanto para os vasos, comparado ao GC e ao GFT, bem como maior a VPAS e para a sensibilidade barorreflexa espontânea, mensurada pelo índice alfa. Conclusão: A sobrecarga de frutose promoveu aumento do tecido adiposo branco, resistência à insulina, incremento nos níveis pressóricos, bem como disfunção autonômica cardiovascular, evidenciada pela redução da VFC e aumento da modulação simpática para o coração e para os vasos. Entretanto, o TR foi capaz prevenir ou atenuar essas alterações deletérias observadas tanto nos parâmetros metabólicos quanto nos hemodinâmicos e autonômicos.Tese Acesso aberto Clima Empowering e Disempowering: necessidades psicológicas básicas, motivação, intenção de continuar e bem-estar em jogadores de League of Legends(2021) Angelo, Daniela LopesRecentemente, a habilidade de jogar videogames levou à profissionalização da atividade na forma de “eSports” (esportes eletrônicos). Apesar da popularidade dos eSports, sabe-se pouco sobre seus jogadores profissionais na perspectiva psicológica. Em vista da importância do ambiente criado pelo treinador nos processos motivacionais dos atletas, este estudo teve o objetivo de investigar as características ambientais, sociais e motivacionais que favorecem jogadores de League of Legends (LoL) em ambientes competitivos de eSport, à luz das Teorias da Autodeterminação (TAD) e dos Objetivos de Realização (TOR). Para atingir tal objetivo, oito instrumentos psicométricos foram adaptados ao contexto e testados em 217 jogadores de LoL, sendo 142 amadores e 75 profissionais. As propriedades psicométricas dos instrumentos apresentaram bons índices de ajustes e adequada confiabilidade, levando à formação das variáveis latentes que compuseram os modelos estruturais utilizados para analisar os participantes. Ao comparar jogadores amadores e profissionais, a análise de invariância mostrou que os grupos não eram equivalentes e, para dar continuidade as análises, do grupo de jogadores amadores foi excluído do modelo estrutural avaliado. Foram testadas quatorze hipóteses, das quais, sete se confirmaram. O clima empowering foi preditor da satisfação das necessidades psicológicas básicas e influenciou indiretamente a motivação autônoma. A satisfação das necessidades psicológicas teve impacto significativo tanto na motivação autônoma quanto na falta de motivação que, por sua vez, explicou 56% da variância do bem-estar e da intenção futura de continuar jogando. O clima disempowering foi preditor da frustração das necessidades psicológicas básicas mas, a frustração não impactou significativamente na motivação autônoma ou na falta de motivação. Os resultados obtidos dão suporte a TAD e a TOR no contexto do eSport, por demonstrem a importância do contexto social no desenvolvimento positivo, refletido nos efeitos diretos e indiretos do clima motivacional criado pelo treinador em jogadores profissionais de LoL.Tese Acesso aberto Efeitos da suplementação aguda de nitrato no desempenho, fadiga central e fadiga periférica em corredores de rua.(2021) Santana, Jeferson OliveiraIntrodução: A corrida de rua é um esporte em constante crescimento, sendo as distâncias de 10km uma das mais praticadas por atletas recreacionais. Apesar disso, diversos atletas sentem dificuldades ao completar uma prova nesta distância. Esta dificuldade se deve a influência da fadiga central e periférica, que elevadas, prejudicam a execução de diversos exercícios físicos, como os de longa duração. Uma estratégia que pode atenuar esta fadiga é a utilização de recursos ergogênicos e um potencial recurso para esta atenuação é a suplementação de nitrato, um potente vasodilatador com diversos benefícios fisiológicos, que podem diminuir a fadiga central e periférica. Objetivo: Avaliar os efeitos da suplementação de nitrato no desempenho, fadiga central e periférica em corredores de 10km. Materiais e métodos: Estudo randomizado, cruzado e duplo-cego, onde 9 participantes com idade média de 33,63 ± 5,13anos, realizaram um teste de 10km sendo divididos em dois grupos, nitrato (NIT) e controle (CON). Foram realizadas uma coleta antes dos testes, denominado momento PRE e logo após os testes, denominado momento POS. As variáveis coletadas foram: desempenho, creatina quinase, lactato desidrogenase, concentração de lactato, nitrito plasmático e meta-hemoglobina, teste neuropsicológico de Stroop Color e teste de Trilhas. Os resultados foram expressos em média e desvio padrão. Foi realizado um teste de normalidade da amostra (Shapiro-wilk). As variáveis foram analisadas através do teste T de Student não pareado (teste de desempenho), teste ANOVA de medidas repetidas, com pós-teste de Tukey, quando necessário. O nível de significância adotada foi de p<0,05. Resultados: Na análise de performance, não houve diferenças significativas (p = 0.288). A concentração de nitrito apresentou um aumento significativo no grupo NIT, quando comparado ao grupo CON (p = 0,020) e ao momento Pré (p = 0,010). Já a meta-hemoglobina não apresentou diferenças significativas. Com relação aos sinais periféricos, o grupo NIT apresentou concentrações sanguíneas de CK menores quando comparado ao controle (p = 0.036). Além disso, o grupo CON apresentou concentrações de CK e LDH maiores, quando comparado ao momento Pré (CK: p = 0.016; LDH: p = 0.003). Na concentração de LAC, ambos os grupos apresentaram um aumento significativo quando comparados ao momento Pré (CON: p =0.001; NIT: p = 0.000). Nos sinais centrais, ambos os grupos apresentaram diminuição do tempo de execução do teste de Trilhas, quando comparado ao momento Pré (CON: p = 0.011; NIT: p = 0.001). No teste de Stroop Color, ambos os grupos apresentaram diminuição significativa no tempo de execução no terceiro teste, quando comparado ao momento Pré (CON: 0.022; NIT: 0.016). Nos dois primeiros testes, somente o grupo NIT apresentou diminuição significativa, quando comparado ao momento Pré (Teste 1: p = 0.041; Teste 2: p = 0.008). Conclusão: Com estes resultados, concluímos que a suplementação aguda de Nitrato é eficaz na melhora dos sinais centrais e periféricos de corredores de 10km.Dissertação Acesso aberto Idosos e o esporte: perfil, percepções e ressignificações a respeito da velhice e da participação em competições esportivas(2021) Manias, Bruno Fornazare.Em todo o mundo, o número de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. Com isso, inúmeros programas e eventos esportivos estão seguindo o mesmo ritmo dessa crescente explosão de idosos. Uma população idosa que está situada no extremo oposto, em relação ao que a sociedade pensa em termos de saúde e funcionalidade, dos idosos sedentários e frágeis é a dos idosos que participam de eventos e competições esportivas. Nesse sentido, questionamo-nos sobre quem são esses idosos, qual é seu perfil socioeconômico, qual é seu histórico de vida esportiva e o que faz esses seniores continuarem a praticar e a participar de competições esportivas. Portanto, o objetivo do estudo foi compreender a percepção de idosos participantes dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) pelo município de Santo André, considerando-se os determinantes associados à sua permanência e o reconhecimento de seu próprio envelhecer. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de enfoque descritivo da qual participaram 70 idosos inscritos em pelo menos duas edições dos JOMI, representando o município de Santo André. A investigação ocorreu em dois momentos distintos: mapeamento do perfil do idoso, no qual que se coletaram as informações por meio do questionário semiestruturado; e o segundo momento – a utilização da técnica de grupo focal que foi conduzida com dois grupos de idosos de ambos os gêneros (grupo 1: sexagenários, e grupo 2: septuagenários). A análise dos dados foi realizada por meio de frequência absoluta e relativa das variáveis categórica e média, desvio padrão, valores mínimos e máximos para as variáveis contínuas e, para o grupo focal, foi realizada pela técnica de codificação de dados. A análise das bases evidenciou que o perfil apresentado pelos idosos é semelhante ao de indivíduos jovens, com alto nível socioeconômico e de escolaridade, e predomínio de mulheres. Já o acesso a programas esportivos para idosos, saúde e suporte social são fatores que fazem com os que os seniores busquem e continuem praticando e participando de treinos, jogos e eventos e competições esportivas. Outro aspecto descoberto foi a necessidade de mais estímulos por parte dos profissionais que atuam com os idosos, principalmente os do grupo de maior idade. Em ambos os grupos, ficou evidente o sentimento dos pesquisados de sentirem-se atletas perante o grupo e a comunidade em que vivem. Assim, pessoas acima de 60 anos que participam de eventos e competições esportivas, representam uma população de idosos com a qual podemos aprender como manter a saúde ao longo da vida. Acreditamos que mais estudos de cunho sociológico e qualitativo devam ser realizados para compreender ainda mais essa população em crescente avanço no Brasil e no mundo.Dissertação Acesso aberto Obras didáticas para a Educação Física Escolar(2021) Santos, Daiana Machado dosUma das políticas públicas mais bem-sucedida em continuidade e abrangência, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, desde sua criação em 1985, permanece ativo e em constante aprimoramento. Em 2018, pela primeira vez, a Educação Física é inserida como um dos componentes curriculares a serem atendidos pelo programa. Todas as quatro obras que participaram da seleção foram aceitas e compuseram o catálogo de escolhas do PNLD para o ano de 2019. Entre os quatro materiais, cada escola beneficiada pelo programa tinha a incumbência de escolher apenas uma obra, a ser utilizada no quadriênio 2019-2022. Estas obras, apesar de estarem vinculadas ao PNLD, estão intituladas como um Manual do Professor/professora e não foram disponibilizadas, até o momento, aos aluno/alunas. Assim, considerando que a existência de obras didáticas, podem servir de apoio aos professor/professoraes de EF, embora não seja algo novo, estes materiais surgem nas escolas e podem ser utilizados de diferentes maneiras. O presente trabalho busca responder os seguintes problemas de pesquisa: Quaisas características das obras didáticas para a Educação Física , presentes no PNLD, atendem aos critérios expressos no Edital de convocação para o quadriênio 2019-2022? Quais concepções de Educação Física fundamentam essas obras? Para encontrar as respostas para estas perguntas, realizo este estudo com o objetivo de analisar as obras de Educação Física disponibilizadaspelo PNLD parao quadriênio 2019-2022, identificando suas características e concepções defendidas. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, caráter documental, descritiva, por meio de uma análise de conteúdo. Entre os principais resultados apontamos a relevância de inserir a EF ao PNLD, política pública educacional importante em abrangência e continuidade. As obras têm semelhanças, especialmente em organização e seleção de temas, assim como fragilidades técnicas e metodológicas. Entre as potencialidades estão uma possivel ampliação do leque de possibilidades de tematizar e problematizar a cultura corporal nos anos iniciais. Entendemos que as obras atendem, ainda que de forma frágil, aos elementos indicados no edital, porém não basta negar as obras e o PNLD, é preciso que os editais ampliem a presença de outros elementos, como por exemplo: textos de autores brasileiros negros e indígenas, práticas de matriz africana e indígena que extrapolassem apenas a capoeira e o huka-huka, mais imagens que conduzam a leitura e reflexão dos temas, presença de projetos integradores com os demais componentes, maior coerência entre a base teórica e metodológica assumida pelas obras e uma ampla revisão aos critérios expressos nos editais. Que professor/professoraes/as possam dialogar nas suas redes, pois podemos afirmar que sem a atuação docente, a qual deva ser coerente ecoesa, não há possibilidade nenhuma de sucesso, seja com ou sem o material, quadra, equipamentos.O material tem cunho ideológico, esvaziado de temas e proposições, entretanto é o professor/professora que o interpretará, o articulará a novas propostas dentro da escola e fora dela, olhando para este documentoe o articulando ao seu contexto. É preciso que os critérios de construção, avaliação e seleção dos editais sejam mais amplos e explícitos, propondo construções que empoderem, que liberte, que transforme, que de fato nas brechas o professor/professora/a professor/professoraa e o aluno/aluna/a aluno/aluna compreendam sua existência e sua potência frente a esta sociedade, ainda tão racista, machista e colonial.Tese Acesso aberto Características sociodemográficas, laborais, estilo de vida e condição de saúde de trabalhadores de indústria siderúrgica: Qual a relação com o absenteísmo?(2021) Viana, Michell VetoraciIntrodução: Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores de recursos humanos e do departamento de saúde e segurança do trabalho nas empresas, está relacionado ao afastamento do posto de trabalho por determinado tempo. Analisar este fenômeno faz-se necessário, bem como, estabelecer um modelo abrangente para reconhecer as razões da ausência, controlá-la e reduzi-lo. Objetivo: Avaliar os fatores associados ao absenteísmo por doença em trabalhadores de uma siderúrgica em Vitória, Espírito Santo/Brasil. Método: Trata-se de uma investigação observacional, analítica e transversal em que as variáveis independentes ou fatores influenciadores, características sociodemográficas, estilo de vida, características laborais, condições clínicas, estado nutricional e autoavaliação do estado de saúde. A determinação da amostra, foi não probabilística e de conveniência considerando o universo de 4.500 colaboradores e intervalo de confiança (IC) 95%, considerando um erro de 5,5% no desfecho principal, apontou mínimo de segurança para 297 indivíduos, sendo avaliados 317 indivíduos do sexo masculino (média de idade de 36,3 ± 10,05 anos), seguindo power da amostra calculado pelo software Epidat 4.2. Resultados: Os siderúrgicos que trabalhavam no setor operacional apresentaram quase quatro vezes mais chances de se afastarem por doença (OR 3,96, IC95% 1,86 – 8,44, P<0,001). Da mesma forma, os indivíduos pouco ativos tiveram quase o triplo de chances de se absterem do trabalho (OR 2,92, IC95% 1,14 – 7,46, P=0,025) e os que se autoavaliaram como tendo um estado de saúde regular ou ruim apresentaram mais que o dobro de chances de absenteísmo por doença no período analisado (OR 2,14, IC95% 1,07 – 4,29, P=0,032). Identificou-se que com o aumento da idade, há relação aumentada de mais de 1 vez de chance em HDL-c abaixo (OR 1,11, IC95% 1,06 – 1,15, p<0,001), enquanto trabalhar 12 horas ou mais aumenta em 26% a chances de ter HDL-c abaixo do recomendado (OR 0,26, IC95% 0,08 – 0,81, P=0,020). Ao avaliar os hábitos de vida, constatou-se que os colaboradores insuficientemente ativos apresentaram 3,52 vezes mais chances de HDL-c abaixo do recomendado (OR 3,52, IC95% 1,40 – 8,89, p=0,008). Após as análises múltiplas identificou-se que indivíduos pouco ativos, tem uma relação aumentada de mais de 14 vezes de chance em se autoavaliarem de ruim/muito ruim (OR 14,13, IC95% 3,34 - 59,74, p<0,001), enquanto perimetria elevada aumenta em mais de 50% a chances de se autoavaliarem ruim/muito ruim (OR 0,504, IC95% 0,23-1,10, p=0,087). Ao avaliar o estado de saúde, constatou-se que os colaboradores com HDL-c baixo apresentaram mais de 1 vez chances de se autoavaliarem ruim/muito ruim (OR 1,47, IC95% 0,731- 4,178), p=0,210). Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que o absenteísmo no setor siderúrgico desta empresa foi multifatorial. Desta forma, sugere-se às empresas que desenvolvam programas de condicionamento físico para melhora dos fatores relacionados ao absenteísmo por doença.Dissertação Acesso aberto Entre calos e percalços no investimento pedagógico na escola pública: trajetórias de professores de Educação Física(2021) Queiroz, Diego Faria deO desinvestimento pedagógico tem sido tratado, em diversos estudos, na Educação Física Escolar (EFE), como preocupante e que, de maneira, no mínimo indireta, faz questionar a qualidade do ensino ministrado no componente curricular em questão. Haja vista o multifacetado desinvestimento pedagógico na EFE, foram discutidos cinco fatores desencadeantes e que incorporam este estado: i) formação inicial e atuação profissional; ii) supervalorização do esporte como conteúdo; iii) desvalorização da EFE; iv) insatisfação financeira; v) desencanto com o magistério. Por outro lado, embora o desinvestimento esteja posto e rotineiramente seja encontrado nas escolas, principalmente as da rede pública, estudos relatam maior incidência das práticas inovadoras ou bem-sucedidas na EFE nos últimos anos, perfazendo, assim, o investimento docente. O objetivo desta pesquisa foi descrever as narrativas autobiográficas de professores de Educação Física (EF) atuantes no Ensino Básico da rede pública que investem na docência escolar. Esta pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa e no método história de vida, envolvendo informações descritivas sobre a percepção dos participantes. A amostra foi composta por dois professores e uma professora, escolhidos pelos aspectos de conveniência, intencionalidade e acessibilidade. A escolha dos participantes foi determinada considerando os aspectos de acessibilidade e instrucional. Optou-se pela utilização de entrevista semiestruturada, com perguntas que tratavam de dados pessoais, profissionais, influências e trajetória de vida, no decorrer do tempo para se tornar professor da escola pública, bem como o porquê investir no fazer pedagógico na EFE. A análise das informações coletadas teve fundamentação na análise temática, gerando os temas: a) Influenciadores da escolha docente, pela EF e EFE; b) Busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional; c) Percalços enfrentados na EFE em escola pública; d) O ser docente e a relação com o fazer pedagógico. Dentre os achados do investimento pedagógico na docência escolar, observou-se que há íntima relação com a busca constante pelo aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e apoio familiar. Entre os elementos influenciadores da docência, entender-se como um ser diferente dos ex-professores de EF, gosto por esporte e atividade física foram os mais ressaltados. Nos elementos fundamentais na docência, o refletir sobre a própria prática pedagógica e planejar as aulas, sobressaíram. Ao tomar posse de todas as informações nesta investigação, considero esses professores investidos em seus fazeres pedagógicos e comprometidos com a EF, escola, alunos e no legado que as aulas ministradas deixam.Dissertação Acesso aberto Efeitos cardiovasculares, autonômicos e metabólicocs do treinamento físico aeróbico em um modelo experimental de menopausa com aterosclerose associada ao consumo de dieta hiperlipídica(2021) Izaias, João EduardoÉ comum que a mulher pós menopausa apresente aumento de peso associado a alterações metabólicas. Tais modificações tornam essa população mais propensa ao desenvolvimento de disfunções. Nesse sentido, a aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela formação de placas de ateroma na parede arterial, processo que pode causar a obstrução das artérias. O treinamento físico tem sido considerado uma conduta não-farmacológica para redução do risco de eventos cardíacos. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos metabólicos, hemodinâmicos e autonômicos do treinamento físico em um modelo experimental de menopausa com aterosclerose associada ao consumo de dieta hiperlipídica. Para isso, foram utilizados 60 camundongos fêmeas Knockout para apoliproteína E (ApoE- KO), divididos em 5 grupos experimentais (n=12 em cada): controle sedentário tratado com dieta normolipídica (CSN 9); grupo Ooferectomizado sedentário tratado com 9 meses de uso de dieta normolipídica (OSN 9), grupo Ooferectomizado treinado tratado com 9 meses de uso de dieta normolipídica (OTN 9), grupo Ooferectomizado sedentário tratado com 9 meses de uso de dieta hiperlipídica (OSD 9) e grupo Ooferectomizado treinado tratado com 9 meses de uso de dieta hiperlipídica (OTD 9). A medida de glicemia e o teste de tolerância oral à glicose (OGTT) foram realizados ao 7 mês de uso de dieta e ao final do protocolo (9° mês de uso de dieta). O treinamento físico teve início na metade do 7o mês de uso de dieta, com duração de 6 semanas, intensidade moderada (50-70% do máximo obtido no teste de esforço), com sessões de 1 hora por dia, 5 dias por semana. Ao final do estudo, os animais foram submetidos a ecocardiografia para análise da morfologia e função cardíaca, e à canulação para registro direto de pressão arterial, análise da sensibilidade barorreflexa e da modulação autonômica cardiovascular. A análise dos dados foi realizada através do software GraphPad Prisma (versão 8.0). A média aritmética e o erro padrão da média (EPM) foram calculados para todas as variáveis estudadas. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para que verificar a normalidade dos resultados. Após o período experimental os valores obtidos foram analisados pelo teste de variância de dois fatores (ANOVA Two-way), seguido de post hoc de Tukey. O nível de significância utilizado em todas as análises foi de 5%. Foi observado aumento do tecido adiposo branco do grupo OSD 9 (vs. grupos alimentados com dieta normolipídica), peso corporal final do grupo OSD 9 (vs. todos os outros grupos), e o grupo OTD 9 apresentou diminuição deste valor de peso corporal. Além disso, os grupos treinados apresentaram melhora da capacidade funcional quando comparado ao OSD 9. Os grupos treinados apresentaram maior banda de alta frequência do intervalo de pulso quando comparado aos sedentários. A conclusão do estudo é de que a combinação de privação ovariana e dieta em camundongos ApoE-KO traz prejuízos em relação ao aumento de peso corporal, acúmulo de tecido adiposo, capacidade funcional, diminuição do tônus vagal. O treinamento físico mostra efeitos benéficos nos parâmetros de peso corporal, capacidade funcional e melhora de tônus vagal em que a privação ovariana e dieta hiperlipídica foi negativo.Dissertação Acesso aberto Efeitos do uso prévio de propionato de testosterona sobre a morfologia do músculo gastrocnêmio de ratos Wistar adultos submetidos ao treinamento resistido(2021) Carmo, Ítalo Márcio Lourenço doPara alcançar o aumento da força e massa muscular, tanto atletas de alto rendimento quanto praticantes recreacionais utilizam o treinamento resistido (TR) como forma de buscar tais desfechos. Além disso, estratégias, como o uso de esteroides androgênicos anabolizantes (EAA), são utilizadas concomitantemente com o TR para potencializar o efeito sobre o aumento da massa muscular. Entretanto, não está claro na literatura científica se a administração prévia de EAA potencializaria as alterações morfofuncionais adquiridas durante um período a posteori de TR. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos do uso prévio de EAA associado ao TR sobre a morfologia do músculo gastrocnêmio de ratos Wistar jovens. Ratos Wistar machos, com idade entre 3 à 4 meses, foram divididos em 4 grupos: grupo CI - controle inicial dos procedimentos. (n = 7); grupo CT4 – controle experimental submetido à administração prévia de propionato de testosterona durante 4 semanas (n = 7); grupo TRT - administração prévia de propionato de testosterona durante 4 semanas e submetidos ao protocolo de treinamento resistido (n = 7); grupo RT - submetidos ao protocolo de treinamento resistido (n = 7). Inicialmente, todos os grupos foram submetidos ao protocolo de adaptação ao equipamento de treinamento, familiarização e testes de carga carregada máxima (TCCM). O TCCM foi aplicado antes e após o período de TR. O TR (10 escaladas/sessão, carga de 60%TCCM, 3x/semana, 120 segundos de pausa) foi realizado em modelo de treinamento resistido em escada (TRE) durante 10 semanas. A administração de propionato de testosterona (PT) foi feita 2x/semana com dose de 10 mg/kg do animal. Os grupos CT4, e TRT, foram submetidos a administração prévia de EAA somente por 4 semanas. Após o período de experimentação, os animais foram eutanasiados em câmara de gás, e o músculo gastrocnêmio do membro inferior direito retirado e preparados para análise em microscopia de luz e histoquímica. Logo após o término do TRE, quantificamos a carga máxima carregada e a razão peso do músculo/peso corporal do animal. Para as análises morfológicas usamos a morfometria para medir a área de secção transversa das fibras do tipo I, IIa e IIx e estereologia para estimar a densidade numérica das fibras do tipo I, IIa, IIx e mionúcleos. Os dados foram analisados estatisticamente usando média e desvio padrão. Para comparar o peso corporal inicial e final de cada grupo utilizamos análise de variância de duas vias (2-way ANOVA post hoc Bonferroni). Para comparar a massa muscular entre os grupos usamos análise de variância para uma via (1-way ANOVA post hoc Tukey). Para comparar os grupos TRT e RT no desfecho volume total de carga final utilizamos teste-t de Student para amostras independentes. Para comparação do volume de carga e carga por escalada ao longo das 10 semanas de TRE entre e dentro dos grupos TRT e RT usamos 2-way ANOVA para medidas repetidas (post hoc Tukey). Para comparar os momentos T1, T2 e T3 do TCCM dentro e entre os grupos TRT e TR, utilizamos 2-way ANOVA para medidas repetidas (post hoc Tukey). Para análise dos desfechos ASTf e N/f, utilizamos 1-way ANOVA (post hoc Tukey). Os seguintes resultados significativos foram encontrados: 1) a administração de PT por 4 semanas aumentou a razão N/f sem alterar o tamanho da ASTf do músculo Gastrocnêmio e a capacidade de carregar carga dos roedores; 2) a administração de PT não alterou a massa da próstata e nem testículos dos roedores; 3) a administração prévia de PT, por curto prazo, potencializou o aumento da ASTf média do Gastrocnêmio após 10 semanas de TRE. Assim, podemos concluir que a administração de PT, por curto prazo, prévia ao TR é capaz de elicitar maior razão N/f e tamanho da ASTf média do músculo Gastrocnêmio de ratos Wistar adultos jovens do que treinamento resistido isolado.Dissertação Acesso aberto Educação Física na Educação Infantil e formação continuada: reflexões de professores e professoras(2021) Souza, Mirvane Dias deO objetivo da pesquisa foi compreender os significados e sentidos que professores e professoras de Educação Física na Educação Infantil atribuem à estratégia de grupos de estudo no processo de formação continuada da rede municipal de Santo André. Mais especificamente, a pesquisa buscou: compreender a concepção de Educação Física na Educação Infantil de professores e professoras que atuam na Educação Infantil do Município de Santo André e descrever e interpretar a visão dos professores e das professoras de Educação Física sobre o papel de suas experiências formativas em grupo de estudos no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Trata-se de pesquisa qualitativa de enfoque descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta foram: 1. questionário online 2. entrevistas em grupo focal por meio de videoconferência. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da estratégia de análise temática. Os sujeitos foram recrutados na rede de contatos da pesquisadora que também é professora da referida rede de educação, com anuência da responsável pela formação continuada dos professores de Educação Física do Município. Participaram da pesquisa 2 professores e 5 professoras que formaram um grupo de estudo em 2019, dentro do processo formativo da rede municipal cuja temática era a Educação Física na Educação Infantil. A análise dos resultados evidenciou que os professores e professoras fundamentam a Educação Física na Educação Infantil em referenciais da psicologia do desenvolvimento e da psicomotricidade; reconhecem, entretanto que é preciso avançar nessa concepção, buscando estratégias de escuta das crianças; valorizam a formação continuada institucional como momento de aquisição de saberes e troca de experiências; reconhecem a dificuldade de compreensão sobre como deve funcionar um grupo de estudos, mas valorizam a experiência como estratégia formativa que permite a reflexão colaborativa sobre a prática potencializada pela diversidade de pontos de vista entre os docentes e pela troca de práticas e reflexões por meio de aplicativo de mensagens, mas advogam que é necessário aperfeiçoar o planejamento do trabalho formativo. Segundo os sujeitos, o grupo de estudos que se concretizou em 2019 foi limitado por atropelos do calendário de atividades como a realização dos jogos escolares, momentos burocráticos, falta de clareza sobre seus objetivos, espaço e tempo inadequado e descontinuidade entre as sessões; sugerem que a formação em grupo de estudo se efetive a partir de planejamento mais efetivo e de acompanhamento mais próximo da coordenação.Tese Acesso aberto Análise multifatorial do comportamento de risco relacionado à atividade física e indicadores saúde de policiais militares do Estado de Mato Grosso(2021) Ferraz, Almir de FrançaINTRODUÇÃO: O comportamento humano pode ser analisado de forma multifatorial em função de diferentes desfechos associados à saúde e estilo de vida de adultos. OBJETIVO: Identificar e analisar os principais comportamentos multivariados dos componentes da saúde e atividade física de policiais militares no Estado de Mato Grosso/Brasil. METODOLOGIA: A coleta de dados foi realizada por meio da amostra de conveniência baseada no cálculo amostral de cochran, composta por 270 policiais militares das Unidades Policiais Militares operacionais e administrativas da PMMT, utilizando a amostra masculina. Todos os avaliados foram submetidos as medidas antropométricas e análise da composição corporal, indicadores bioquímicos (hemácias, glicemia, leucócitos, cortisol, HDL, LDL e interleucina-6 IL-6) e medidas hemodinâmicas da pressão arterial. Os indicadores relacionados ao estilo e hábitos de vida foram determinados pelo: AUDIT (relacionado ao consumo e grau de dependência ao álcool; protocolo de Fargerström, relacionados aos hábitos tabagista; IPAQ, determina o nível de atividade física; Histórico familiar associados as doenças crônicas (diabetes, hipertensão e câncer); indicador de sono, pelo protocolo de Pittsburgh. Os indicadores de aptidão física foram determinados pelos testes neuromotores (barra fixa, flexão de braço, força abdominal, força de membros superiores e força de preensão manual), além da aptidão cardiorrespiratória pela corrida de doze minutos. A análise dos dados foi realizada pela Técnica de Correlação Matricial, Análise de Componentes Principais e Análise Fatorial Exploratória que formatou a estatística (Software SPSS e R®) referente às dimensões, componentes principais, fatoriais para explicação da associação dos fenômenos e agrupamentos das 50 variáveis, divididos em três dimensões de análises. RESULTADOS: Baseado nas análises encontramos as características dos fatores dos comportamentos principais, que compõe por meio das dimensões por porcentagem estratificada para explicação das interferências na saúde e doenças, com destaque na primeira abordagem: 1. Composição corporal, nutricional e indicadores bioquímicos explicam em 30% o impacto da saúde/doença de PMs, 2. Desempenho Físico com 18%, 3. Metabolismo-saúde 8% e a 4. Aptidão física relacionada à saúde com 6%, que o fator total de explicação resulta em 62% de implicação na saúde e desenvolvimento de doenças. Em outros aspectos relacionados à saúde, qualidade de vida e doenças de PMs, a determinação da porcentagem foi alterada de explicação de cada comportamento, os quais obtivemos os seguintes resultados: 1. Atividade Física e Aspectos de Saúde na Qualidade de Vida explicam em 11% o impacto da saúde/doença de PMs, 2. Aspectos de Fatores de Risco Metabólico com 10%, 3. Prevalência dos aspectos Epidemiológicos e Ambiente de Trabalho em 10%, 4. Aptidão física relacionada à saúde com 8% e a 5. Prevalência de Limitação Física e Emocional com 6%. Implicando na explicação no contexto da saúde e desenvolvimento de doenças no total da dimensão de 47%. Os comportamentos principais de saúde, aptidão física e atividade física dos PMs (PO e PE), são explicados em 78,17% para os policiais do policiamento ostensivo e 76,38% para os policiais do policiamento especializado, no contexto de influência comportamental de manutenção da saúde e desenvolvimento de doenças. O componente que foi destaque, nesse estudo, foi o Componente Principal 1 - PC1 (componente de exercício físico) em ambos os grupos, denominado por características essencialmente voltadas à aptidão física (desempenho físico) que explicou em 38,10% para policiais do policiamento ostensivo e 27,42% para os policiais do policiamento especializado, na questão de interferência da saúde- doença. No agrupamento das multivariaveis, constatou-se que policiais do policiamento especializado tem o perfil mais homogêneo e agrupado que policiais do policiamento ostensivo, esses possuem características distintas em três grupos. A multidimensionalidade do comportamento é uma importante análise para identificação e estratégias para atuação em conjunto com o corpo de profissionais para resultar em melhoria da saúde tornando-os fisicamente ativos para prevenção de doenças, como forma constatar, quais são as manifestações multivariadas que ocorre no nosso corpo. CONCLUSÃO: A análise fatorial destacou que a composição corporal, atividade física e marcadores bioquímicos são componentes influenciadores na manutenção da saúde e doenças de profissionais da Segurança Pública, que alinhados às necessidades da prática de exercícios físicos proporcionam adaptações importantes na diminuição de riscos à saúde desta população.Tese Acesso aberto Formação contínua em Educação Física em face da perspectiva inclusiva: experiências perceptivas no Brasil e em Portugal(2021) Morais, Milena Pedro deA formação profissional é um dos grandes nós do processo de inclusão escolar, pois muitas vezes o professor não se sente seguro para atuar. Entende-se que a autoeficácia é concebida pela crença na confiança que o professor apresenta para desenvolver atitudes positivas para com o estudante com deficiência. O objetivo desse estudo foi discutir a formação continuada em face da perspectiva inclusiva, de professores de EducaçãoFísica Escolar atuantes na Educação Básica em Portugal e no Brasil. Este estudo caracteriza-se como um Estudo de Caso com a abordagem de Métodos Mistos para coleta e análise de informações. Foram participantes 26 professores de Educação Física Escolar, sendo 13 professores portugueses, dentre estes 5 participantes atuantes em escolas públicas portuguesas e 8 participantes Recém-Licenciados em Educação Física e 13 brasileiros, sendo 5 participantes atuantes na rede municipal de ensino de Itanhaém (São Paulo/Brasil) e 8 participantes Recém-Licenciados em Educação Física, selecionados por acessibilidade. A coleta de informações aconteceu em dois momentos. No primeiro momento ocorreu a aplicação do questionário Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva (EAE-EFI) e a realização da entrevista semiestruturada, com professores portugueses e no segundo momento, o mesmo procedimento foi realizado com professores brasileiros. A coleta de informações aconteceu tanto presencialmente quanto por meio de vias midiáticas através das plataformas online SurveyMonkey e Plataforma Zoom. A análise das informações do questionário foi realizada com o software para análises estatísticas “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS 30.0) e da entrevista semiestruturada que ocorreu com técnica da análise de conteúdo, sendo estas informações organizadas com software N’Vivo 13 para Windows. Observamos que os professores Recém – Licenciados portugueses percebem-se mais competentes e com maior qualidade na experiência ao atuarem com estudantes com Deficiência Física e Deficiência Visual. Já os professores Recém – Licenciados brasileiros tem estas percepções na atuação com estudantes com Deficiência Intelectual. Entretanto, os professores de ambos os países que não são Recém – Licenciados, sentem-se mais competentes e com maior qualidade na experiência na ação docente com estudantes com Deficiência Intelectual. Vimos ainda que diversas barreiras estruturais, atitudinais e legislativas representam um entrave perante a efetividade de um ensino inclusivo nas aulas de Educação Física Escolar, entre estas estão a indisponibilidade de recursos pedagógicos e humanos, materiais e sobretudo formativos que levam os professores a se questionarem o quanto se sentem eficazes para promover uma ação pedagógica mais equitativa. Com a precária oferta de formação continuada, tanto os professores portugueses quanto os brasileiros buscam parceria com os professores de Educação Especial atuantes nas escolas e compartilham experiências com outros professores de Educação Física. Este movimento é apontado pelos professores como uma ação pedagógica para suprir o processo formativo que a Educação Inclusiva demanda. A Inclusão escolar em ambos os países não é um projeto político, mas sim um projeto pedagógico que está unicamente nas mãos dos professores. Portanto, a formação continuada em contexto escolar inclusivo não é uma política pública.Dissertação Acesso aberto Efeitos do uso de 2,4-dinitrofenol sob o tecido adiposo, massa muscular, desempenho e parâmetros bioquímicos associado ao exercício físico aeróbico em ratos adultos(2021) Araujo, Iago Portolani deIntrodução: Os atletas usam e fazem mau uso de medicamentos para o aumento do desempenho esportivo, pelos mesmos motivos de não atletas. Essas substâncias são utilizadas muitas vezes para o aumento do desempenho esportivo, através de melhora na força, velocidade e agilidade e para diminuir o tempo de fadiga. De acordo com a WADA-AMA/IOC (World Anti-Doping Agency/International Olympic Committee) doping é o uso de substâncias ou métodos que possuem a finalidade de aumentar o desempenho no esporte, sendo que, muitas destas substâncias apresentam potencial risco a saúde do atleta. Um exemplo dessas substâncias é o 2,4-dinitrofenol, um desacoplador da cadeia respiratória, uma substância que impede a formação de ATP, dissipando a energia em forma de calor. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo geral, verificar os efeitos do dinitrofenol nos parâmetros bioquímicos e no peso dos órgãos associado ao exercício físico aeróbico. Metodologia: foram utilizados 36 ratos do tipo Wistar, machos, saudáveis, adultos com 3 meses de idade, água e ração ad libitum. Foram segregados nos seguintes grupos: P – grupo placebo, PE – grupo placebo mais exercício físico, D5 – grupo dinitrofenol 5mg/kg e DE5 – grupo dinitrofenol 5mg/kg mais exercício físico, sendo que cada grupo teve um total de nove animais. Os animais foram submetidos ao exercício aeróbico cinco vezes na semana por um período de 30 minutos a 60% da velocidade máxima durante 14 dias. Foram analisados os testes de velocidade inicial e final, peso inicial e final, peso do tecido adiposo epididimal, músculo gastrocnêmio, do fígado e dos rins, também foram analisadas as funções hepáticas (TGO, TGP e Gama GT), funções renais (creatinina e ureia), perfil lipídico (Triglicérides, colesterol total), albumina e a glicemia. Foi feito um teste de Análise de variância de duas vias para comparar a velocidade e um teste de análise de variância de uma via para comparar as outras variáveis. Em todos os testes foi realizado um pós teste de Tukey com uma significância determinada a p<0,05. Resultados: Foram analisados os parâmetros mencionados e observou-se que o grupo PE obteve uma velocidade máxima final média de (1,7 ± 0,07), com uma diferença estatística (p = 0,00006) em relação ao momento antes e diferença estatística (p = 0,0002) em relação ao grupo placebo. O grupo DE5 obteve uma velocidade máxima final (1,9 ± 0,07), apresentando também uma diferença estatística em relação ao momento antes (p = 0,0000007) e uma diferença estatística em relação ao grupo placebo (p = 0,0000004). O grupo D5 possuiu um peso relativo do musculo gastrocnêmio de (0,0056g ± 0,0001), apresentando uma diferença estatística (valor de p = 0,02). O grupo DE5 apresentou um valor de (154 mg/dL ± 10) de glicemia, onde o mesmo grupo apresentou uma diferença estatística significativa (p = 0,02) em relação ao grupo placebo. Conclusão: Conclui-se que a dose de 5mg/kg de dinitrofenol promoveu mesmo que não significativamente, uma redução do tecido adiposo sem alteração dos parâmetros bioquímicos e alterações dos pesos dos órgãos. Entretanto a combinação do exercício aeróbico com o uso do dinitrofenol não gerou nenhum efeito de potencialização na redução de gordura.Dissertação Acesso aberto Diálogo de Saberes na Formação e na Prática Pedagógica de Professores de Educação Física Mestres de Capoeira(2021) Oliveira, André Luis Rocha de.A Capoeira é uma manifestação cultural Afro-Brasileira presente em escolas, projetos sociais, clubes, academias e no esporte competitivo, sendo praticada atualmente por pessoas de todas as idades e etnias. A preparação de professores para atuar com Capoeira acontece em duas instâncias formativas: a tradição cultural, sob orientação de Mestres de Capoeira e na formação acadêmica em cursos de graduação em Educação Física. Por desejo dos profissionais e ou exigências do mundo do trabalho, a escola de ofício e a graduação acadêmica se encontraram. Estudos da área têm discutido que a integração dos saberes culturais e acadêmicos pode favorecer a qualidade da formação destes profissionais, mas pouco se sabe sobre como os professores mobilizam e integram os conhecimentos advindos dos saberes culturais e dos conhecimentos acadêmicos. Tendo em vista a relação entre a melhoria da formação dos professores e do ensino da Capoeira para diferentes públicos, o objetivo do trabalho foi: analisar os saberes que professores e Mestres de Capoeira, formados em Educação Física, mobilizam em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, o trabalho pretendeu: descrever e analisar os saberes da história de vida, da formação profissional na tradição da Capoeira e na graduação de Educação Física e da experiência de trabalho que professores e Mestres mobilizam em suas práticas de ensino e analisar se há preponderância entre os saberes construídos. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de abordagem qualitativa, mediadas por videoconferência, dadas as condições de segurança sanitária advindas da pandemia de COVID 19. Foram sujeitos da investigação 8 professores e Mestres de Capoeira, formados em Educação Física e pela Capoeira que atuam com pessoas de todas as idades em academias próprias, há pelo menos 5 anos, sendo 7 homens e 1 mulher. Os sujeitos foram recrutados de forma intencional na rede de contato do pesquisador. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, depois transcritas, gerando o corpus de dados verbais analisado por meio da identificação e descrição do conteúdo temático conforme referencial teórico metodológico da análise de conteúdo temático. Os professores compreendem que a fusão dos saberes experienciais e do campo científico são positivas. No entanto, a sua concepção pedagógica enxerga a Educação Física como uma caixa de ferramentas que é acionada quando preciso. O curso contribui para o desenvolvimento teórico e prático dos sujeitos trazendo mais cientificidade. Essa articulação é capaz de gerar uma mutação no próprio modelo de ofício aprendido pelos sujeitos ao longo dos anos. Constatamos que a proximidade com a educação formal leva os professores a uma confluência direta com os saberes de ofício da Capoeira. Concluímos que a Educação Física é um verdadeiro filtro dos saberes da experiência, onde a Educação Física é vista como uma grande peneira e desse extrato os sujeitos reconstroem suas práticas, porém essa reconstrução é feita também pelos saberes de ofício da Capoeira com um aporte didático-metodológico da Educação Física.Dissertação Acesso aberto Aspectos socias na saúde como tema Educação Física Escolar: uma investigação sobre a própria prática(2021) Mantovani, Thiago Villa LobosOs impactos dos determinantes sociais na condição de vida da população vêm sendo discutidos nas últimas décadas. O aumento da vulnerabilidade social e a consequente diminuição da qualidade de vida é um desses impactos. Nesse contexto, a Educação Física tem sido apontada como um dos componentes do currículo que podem contribuir para conscientizar os/as estudantes sobre a temática Saúde. Entretanto, há uma abundância de estudos que relacionam saúde e atividade física, apenas com a intenção de estabelecer uma relação de causa e efeito entre exercício físico e saúde, negligenciando as influências sociais na saúde individual e coletiva. Soma-se a este cenário as incertezas do trabalho docente deste professor/a na formação de um cidadão crítico que compreenda diversos determinantes de saúde e possa resistir, enfrentar e agir no seu ambiente. Como professor de Educação Física, acredito que seja meu papel trazer o tema saúde como conteúdo das aulas. Partindo dessa premissa, em meu percurso docente venho construindo práticas pedagógicas que estimulem meus alunos e alunas a refletirem sobre os aspectos sociais sobre a saúde. Mas, quais são as assunções, as características e os impactos da prática que tenho construído? Como posso aperfeiçoá-la? Em busca de respostas para essas perguntas, ainda pouco descritas na literatura da área, realizo a presente pesquisa com o objetivo de elaborar, implementar e avaliar uma proposta didática para o ensino de temas relacionados à saúde nas aulas de Educação Física e autoestudo minhas ações durante a elaboração, implementação e avaliação da proposta didática, refletindo sobre minhas concepções sobre saúde, os conteúdos selecionados e meu aperfeiçoamento como professor utilizando como metodologia de pesquisa o autoestudo. Conclui-se que esta prática pedagógica contextualizada possibilitou aos alunos o desenvolvimento da consciência crítica na identificação das vulnerabilidades sociais e na sua relação com a saúde. Embora realizada remotamente, a atividade permeou o diálogo trazendo questões problematizadoras e estimulando discussões na busca pela identificação das incoerências de discursos unicamente biológicos para obtenção da saúde, assim como estimulou também o aprofundamento na análise de determinantes sociais diversificados presentes na sociedade e na vida dos alunos, a priori, generalizados e, a posteriori, em suas relações com as culturas corporais. Entendo existir quatro fases em minha vida de entendimento da temática saúde nas aulas de Educação Física avançando neste estudo na compreensão de como desenvolve-la numa perspectiva social, com analise dos determinantes sociais.
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