Psicologia
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Navegando Psicologia por Autor "BARRETO, Gustavo de Val"
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Artigo Científico Acesso aberto A influência dos estilos parentais em crianças e adolescentes no contexto sociocultural e no seu desenvolvimento em ambiente escolar(2023-12) LEITE, Andressa Viana Nunes; CARVALHO, David Caetano de; ESTEFANY, Letícia; LAIA, Mirian Sueli de CastroO presente estudo teve por objetivo apresentar uma eventual correlação entre os estilos parentais e sua influência nas habilidades educacionais de crianças e adolescentes, no contexto sociocultural e acadêmico. Estilos parentais são o conjunto de atitudes e práticas dos pais em relação aos filhos que caracteriza a natureza da interação entre eles e que carregam consigo fatores de risco ou proteção que podem ser determinantes para a funcionalidade do indivíduo. Verificou-se a partir de revisões bibliográficas que os estilos parentais podem influenciar de forma significativa no desenvolvimento escolar da criança e do adolescente. Pais e/ou responsáveis que demonstram afeto, envolvimento, participação e impõem limites tendem a estabelecer fatores de proteção que influenciam positivamente no desenvolvimento escolar da criança e/ou adolescente.Artigo Científico Acesso aberto Análise dos benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2023-12) COSTA, Elisa dos Santos , OLIVEIRA, Kessya Vieira de, CAVALCANTE, Rafaela de Araújo.O presente trabalho, realiza através da revisão integrativa de literatura de 03 bases de dados, elencar as principais contribuições fornecidas pela Terapia Assistida por Animais, que elencados a psicoterapia, auxiliam crianças com Transtorno do Espectro Autista. Visando facilitar uma maior compreensão e entendimento do tema, busca-se exemplificar as principais áreas a serem desenvolvidas envolvendo treino de habilidades sociais e motoras, independência e desenvolvimento afetivo. Apesar de informações sobre a aplicabilidade da técnica, faz-se necessário maiores pesquisas para a comprovação da terapia e os benefícios gerais oferecidos, de modo que a técnica seja parte do plano psicoterapêutico.Artigo Científico Acesso fechado Análise dos benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).(2023-12) SANTOS , Elisa Costa dos; OLIVEIRA, Kessya Vieira de; CAVALCANTE, Rafaela de AraújoO presente trabalho, realiza através da revisão integrativa de literatura de 03 bases de dados, elencar as principais contribuições fornecidas pela Terapia Assistida por Animais, que elencados a psicoterapia, auxiliam crianças com Transtorno do Espectro Autista. Visando facilitar uma maior compreensão e entendimento do tema, busca-se exemplificar as principais áreas a serem desenvolvidas envolvendo treino de habilidades sociais e motoras, independência e desenvolvimento afetivo. Apesar de informações sobre a aplicabilidade da técnica, faz-se necessário maiores pesquisas para a comprovação da terapia e os benefícios gerais oferecidos, de modo que a técnica seja parte do plano psicoterapêutico.Artigo Científico Acesso aberto Dependência de jogos eletrônicos e saúde mental de adolescentes: contribuições da terapia cognitivo comportamental(2023-12) SOUZA, Rafaela Gonçalves de; GOMES, Gabriela Olga Durso; MOSQUEIRA, Isabella Carvalho; GURGEL, Rayanne GomesO presente artigo objetiva compreender as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) no tratamento da dependência de jogos eletrônicos que vem afetando cada vez mais a saúde mental de adolescentes no Brasil e no mundo. O estudo parte da metodologia qualitativa, que, através da revisão bibliográfica ampla da literatura, vai, por meio da natureza exploratória do estudo de caso, analisar os estudos selecionados em buscadores como: Scielo, Pepsic, Google Acadêmico, e o Portal de periódicos da Capes, acerca da temática proposta. A partir dos dados levantados foi possível notar a eficácia da TCC no tratamento da dependência de jogos eletrônicos diante, por exemplo, de uma abordagem focada no reforço das capacidades cognitivas, na identificação de crenças negativas associadas à dependência e diante de uma transformação emocional.Artigo Científico Acesso aberto Desafios Educacionais no Brasil: Rompendo com a “Educação Bancária” e Valorizando as Múltiplas Inteligências(2023-12) AMADOR, Dátamis Feliciano da Silva; TORRES, Flávio Araújo Santos; SILVA, Nathany MoreiraA educação no Brasil enfrenta diversas dificuldades no aprendizado em diferentes faixas etárias. Uma das principais questões é o impacto do método de ensino tradicional, que tem uma influência no aprendizado dos alunos. Para reparar os diversos conflitos, é necessário localizar os inúmeros métodos de ensino acessíveis e revisar as desvantagens deste modelo tradicional. Além de tudo, é fundamental refletir sobre o conceito de inteligências múltiplas, que podem executar um papel significativo na educação. Essas inteligências sugerem a transformação no ensino tradicional, essa demanda é importante conversar como podem ser consideráveis de forma mais rápida e eficaz no ambiente educacional, prosseguindo adaptando às demandas da aprendizagem conservadora.Artigo Científico Acesso aberto Modelos de intervenção da terapia cognitiva no transtorno do espectro do autismo(2023-12) SANTANA, Francis Júnio Alves; REIS, Isadora Louise Silva; STAPELFELDT, Andressa RibasEste artigo tem como objetivo apresentar um estudo de revisão integrativa, discutindo diferentes modelos de intervenção psicológica baseados na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na faixa etária da infância (0-12 anos). A revisão literária utilizou artigos acadêmicos publicados em língua portuguesa nos últimos 15 anos, consultados por meio da biblioteca digital Scielo e Google Acadêmico. Observa-se que, a partir de um diagnóstico correto baseado no atual modelo dimensional do DSM-5-TR e com estratégias direcionadas à substancialidade dos níveis de suporte apresentados por cada indivíduo, a TCC realiza um manejo clínico e intervencionista adaptável a cada caso, comprometendo-se com suas premissas básicas como a psicoeducação, regulação emocional, reestruturação cognitiva e dos padrões de comportamento. As técnicas voltadas para a parte comportamental mostram-se mais efetivas nos casos em que não é possível realizar uma análise da cognição dessas crianças e/ou quando existe comorbidade indicando comprometimento do desenvolvimento intelectual. De modo geral, os estudos recentes e as práticas da TCC mostram-se favoráveis e interessadas em contribuir cada vez mais para promover a garantia de direitos e melhorar a qualidade de vida desses pacientes, por meio de constantes atualizações no processo de tratamento do TEA.Artigo Científico Acesso aberto O envelhecimento cerebral e o impacto do abandono na terceira idade(2023-12) BONFIM, Levy Menezes de Souza; ARAÚJO, Flavia Thayná Cajueiro de; RODRIGUES, Miriam Katia LopesEste artigo abordou de forma abrangente os aspectos que envolvem o processo fisiológico do envelhecimento, com um enfoque especial na terceira idade e como esse processo afeta suas capacidades funcionais. A partir dessa perspectiva, foi realizada uma revisão da literatura sobre os efeitos do exercício físico como forma de tratamento na terceira idade, destacando seus benefícios no desenvolvimento da qualidade de vida. O envelhecimento é um fenômeno que afeta todos os seres vivos ao longo da vida, envolvendo fatores biológicos, sociais, psicológicos e fisiológicos. Na terceira idade, é comum o surgimento de problemas como depressão e lapsos de memória, que comprometem a qualidade de vida e representam um risco para os idosos e também o abandono familiar que se torna uma questão que tem diversos impactos negativos sobre o bem estar e a saúde dos idosos. Nesse contexto, a participação regular em um programa de atividade física se torna fundamental para reduzir e tratar os declínios ocasionados pelo envelhecimento, elevando a autoestima e favorecendo as funções cognitivas, contribuindo assim para um envelhecimento saudável e seguro, além de prevenir outros possíveis problemas de saúde.Artigo Científico Acesso aberto Relação entre redes sociais e trasntornos alimentares em jovens: abordagem terapêutica cognitivo-comportamental(2023-12) MACHADO, Amanda Duarte; RODRIGUES, Rafaela Elias; SILVA, Sandra Ribeiro Cardoso Marques daO artigo apresenta uma revisão sobre a relação entre redes sociais e transtornos alimentares em jovens, com abordagem terapêutica cognitivo comportamental. Foram selecionados onze artigos publicados entre 2018 e 2023 em português e inglês, que focalizasse a população jovem, conforme a classificação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde para este grupo etário. A pesquisa identificou que as redes sociais podem influenciar negativamente a imagem corporal e a alimentação dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos alimentares. A terapia cognitivo comportamental foi apontada como uma abordagem eficaz para o tratamento desses transtornos, em conjunto com as técnicas das Terapias Cognitivas de Terceira Onda. A pesquisa conclui que é importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens e que utilizem abordagens terapêuticas adequadas para o tratamento dos transtornos alimentares.Artigo Científico Acesso aberto Tratamento de transtornos alimentares na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)(2023-12) BATISTA, Keythiane Cândida Silva; COSTA, Ana Cristina Frois; FROI, Ana Cristina FroisSegundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica (SBPC), a cada ano milhões de indivíduos desenvolvem transtornos alimentares que em alguns casos podem até colocar suas vidas em risco iminente. Pode-se dizer que os Transtornos Alimentares possuem uma correlação entre saúde física e mental, e por isso, observa-se que as doenças ligadas aos TAs, são tratadas pela maior parte das pessoas como um fator estético, desconsiderando que o fator de maior relevância é a vida. Diante dessa realidade, é necessário se atentar para a importância dos tratamentos na prevenção das doenças relacionadas a esse transtorno. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) foca na maneira como as pessoas pensam e como reagem a esses pensamentos, auxiliando na mudança dos pensamentos disfuncionais. Portanto, TCC tem por base a mudança das crenças disfuncionais e desenvolvimento de reestruturação cognitiva para substituí por crenças funcionais (Beck, 2011). O tema foi sugerido devido a vivência de umas das autoras, que possuía obesidade e compulsão alimentar com início ainda na fase da infância, onde ela buscava compensar as questões de ansiedade nos alimentos. Durante o processo de emagrecimento ela observou a importância do acompanhamento psicológico e a aplicação das técnicas da abordagem da TCC para trabalhar as crenças limitantes. Além disso, levou-se em consideração também o decorrente aumento da população com doenças relacionadas aos TAs, a visibilidade e discussões sobre o tema e a preocupação dos órgãos de saúde na tratativa e conscientização da população. Por essa razão, entende-se que as técnicas da TCC são fundamentais para os profissionais que atuam com pacientes submetidos a doenças relacionadas ao TAs. Assim, o artigo em questão promove a difusão do tema entre os estudiosos da abordagem, e contribui com futuros alunos que se interessarem por explorar o assunto que está fortemente presente em nosso cotidiano.