Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Autor "ARAÚJO, Fanny Schroeder de Freitas"
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Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar: a importância da interação espacial no processo de aprendizado(2023-12) SILVA, Giovana Duarte Purcino daO presente trabalho trata da concepção de um projeto de arquitetura escolar na periferia da zona sul de São Paulo, no distrito de Parelheiros. Entende-se que o ambiente escolar é capaz de influenciar o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo infantil através da interação espacial. Por essa razão, o embasamento teórico da pesquisa consiste na análise da teoria interacionista piagetiana associada aos conceitos de psicologia ambiental. Aponta-se, ainda, que o modelo tradicional construtivo das escolas não se atenta em proporcionar elementos que induzam a interação criança-espaço e são apresentadas estratégias arquitetônicas para promover e viabilizar este processo. O objetivo principal do desenvolvimento deste trabalho é o projeto de uma escola de ensino fundamental que atende 540 alunos, está integrada ao seu entorno e promove espaços comunitários e sustentáveis.Monografia Acesso fechado Edifício para acolhimento institucional de crianças e adolescentes.(2024-06) ROCHA, Nelise Belizario MoulinProjeto arquitetônico de um edifício voltado ao serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, com implantação na Zona Norte de São Paulo, capital, no Bairro Vila Guilherme, com o objetivo de, não só atender a princípios utilitários, mas considerar a influência que o próprio edifício terá na formação da personalidade dos acolhidos, propiciando a eles bem-estar, qualidade de vida e um lar, de fato. O partido do projeto foi elaborado a partir de correlações entre teorias da Psicologia Ambiental e da Neuroarquitetura, conforme referencial teórico, enfatizando o uso de formas curvas nas fachadas, associadas a avaliações emocionais mais positivas do que as linhas retas e angulosas; o uso de materiais naturais; a integração dos ambientes externo e interno; a ideia de prospecto e refúgio, oferecendo vistas amplas e refúgios acessíveis; e a acessibilidade; proporcionando liberdade, tranquilidade e segurança, essenciais para o desenvolvimento e a recuperação das energias dos acolhidos. Seu programa de necessidades respeita, ainda, os parâmetros e espaços mínimos das Orientações Técnicas do CONANDA/2008.