Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Autor "ARAÚJO, Fanny Schroeder de Freitas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar: a importância da interação espacial no processo de aprendizado(2023-12) SILVA, Giovana Duarte Purcino daO presente trabalho trata da concepção de um projeto de arquitetura escolar na periferia da zona sul de São Paulo, no distrito de Parelheiros. Entende-se que o ambiente escolar é capaz de influenciar o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo infantil através da interação espacial. Por essa razão, o embasamento teórico da pesquisa consiste na análise da teoria interacionista piagetiana associada aos conceitos de psicologia ambiental. Aponta-se, ainda, que o modelo tradicional construtivo das escolas não se atenta em proporcionar elementos que induzam a interação criança-espaço e são apresentadas estratégias arquitetônicas para promover e viabilizar este processo. O objetivo principal do desenvolvimento deste trabalho é o projeto de uma escola de ensino fundamental que atende 540 alunos, está integrada ao seu entorno e promove espaços comunitários e sustentáveis.