Ciências Biológicas- Licenciatura
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Navegando Ciências Biológicas- Licenciatura por Autor "Brizola Yared, Yalin"
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Artigo Científico Acesso fechado A abordagem da Educação Sexual na BNCC: uma analise documental a partir da interface com a área das ciências da natureza(2022-12-07) Neves, Talita MachadoA sexualidade é uma dimensão do ser humano e ao longo da vida acontece uma Educação Sexual não formal, influenciada pelo meio na qual cada indivíduo vive. Na escola, por meio do convívio dos colegas, é o espaço onde ocorre maior manifestação da sexualidade, principalmente entre adolescentes, por isso, torna-se importante sua abordagem de forma intencional. Entretanto, na última década, o Brasil enfrenta um fortalecimento de movimentos fundamentalistas e repressivos, que buscam cercear direitos conquistados no campo da sexualidade ao longo da história. Um desses reflexos, foi a retirada dos termos “orientação sexual” e “gênero” da Base Nacional Comum Curricular, sendo esta atitude capaz de influenciar a atuação docente em abordagens intencionais de Educação Sexual. Então, por meio disso, o presente estudo investigou como a sexualidade e a Educação Sexual são abordadas, particularmente na área de conhecimento das Ciências da Natureza, nos anos finais do ensino fundamental, na Base Nacional Comum Curricular do ano de 2018, à luz das vertentes pedagógicas. De natureza qualitativa, configurou-se fundamentalmente em uma pesquisa documental, de caráter exploratório descritivo, que utilizou o método dialético de análise da realidade. E a análise seguiu os passos da análise de conteúdo pautada em Bardin (2014). A elaboração dos indicadores derivada da análise das vertentes pedagógicas cunhadas por Nunes (1996). Como resultado foi possível registrar que há o predomínio da vertente médico-biologista como paradigma orientador da Educação Sexual proposta pelo documento; ocorre restrição aos profissionais da Ciências Biológicas como docente responsável e autorizado por esta ação formal; porém, que há “vestígios” que possibilitam, pelo aporte legal, a abordagem da Educação Sexual formal pautada na vertente dialética e política com vistas à emancipação dos sujeitos envolvidos e na transformação da realidade concreta.Artigo Científico Compreensão de discentes sobre a unidade de aprendizagem ‘prática no ensino de ciências e biologia’: uma análise sob a perspectiva da educação emancipatória(2022-06) Da Ré Alves, Gabriel; Brizola Yared, YalinEsta pesquisa objetiva desvelar os processos ocorridos em uma Unidade de Aprendizagem (UA) de formação inicial de professores intitulada “Prática no Ensino de Ciências e Biologia”, ofertada na licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL. A análise corresponde a interpretação de uma avaliação formativa anônima realizada entre os anos de 2017 e 2021 com os/as acadêmicos/as participantes. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva. Os dados foram explorados à luz das categorias a priori Educação Emancipatória, Humanizadora e Sensibilizadora. Foram utilizados os relatos dos estudantes para investigar se no modelo didático-metodológico efetivado houve ocorrência de processos emancipatórios, assim como de habilidades de pensamento complexo, crítico, reflexivo e dialógico, considerando o contexto vivido em cada ano. Pelas análises, poder inferir que os movimentos pedagógicos e didático-metodológicos da UA foram intencionalmente orientados por uma concepção crítica e progressista. E os resultados apontaram para vivências emancipatórias, humanizadoras e sensibilizadoras, e que o processo proporcionou atividades que efetivamente promoveram o pensamento crítico, criativo e reflexivo.