Ciências Biológicas- Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas- Licenciatura por Autor "Diogo, Debora Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Os impactos no processo de aprendizagem dos estudantes no ensino médio devido ao ensino remoto: uma revisão bibliográfica(2022-06-27) Diogo, Debora GonçalvesConforme os inúmeros estudos apontam, a pandemia COVID-19 trouxe impactos a todos os setores: econômico, político, social, saúde, educação, entre outros. Na educação, nos anos de 2020 e início de 2021, uma das alternativas para continuar o processo de ensino e aprendizagem foi o ensino remoto. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi verificar os impactos no processo de aprendizagem dos estudantes no ensino médio devido ao ensino remoto. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os preceitos de caráter exploratório, por meio de uma revisão bibliográfica. Quanto ao procedimento da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico através de artigos publicados sobre o tema, durante os anos de 2020 e maio de 2022. Para coleta de dados foram utilizadas as bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Research gate. As palavras chaves que foram utilizadas são: Covid-19, pandemia, ensino remoto, estudantes, ensino-aprendizagem e ensino médio. Logo após, foi realizado uma leitura analítica com a finalidade de agrupar as informações contidas nas fontes pesquisadas, de forma que estas definiram possíveis soluções para o problema de pesquisa. Através desta pesquisa, conseguiu-se na data de 23 de março de 2022, um total de 24.276 resumos catalogados nas três bases de dados, com os respectivos filtros citados na metodologia. Dentre eles, 24.100 estavam no Google Acadêmico, 76 no Scielo e 100 no Research Gate. Posteriormente, foram excluídos os artigos duplicados, encontrados entre as três bases, evitando assim a repetição das obras. Após a exclusão dos trabalhos, na etapa de pré-seleção, restaram ao todo 246 artigos para serem submetidos a leitura dos resumos, relacionando-os com o tema proposto no projeto. Por fim, foram selecionados e submetidos a leitura crítica 6 artigos, sendo 2 de cada base de dados, que poderiam responder aos objetivos gerais e específicos do trabalho. Após a análise dos artigos selecionados pode-se perceber, por se tratar de um fato recente, a base de dados sobre os assuntos abordados é um pouco ainda escassa e não tão profunda em detalhes. Com este estudo pode-se levantar as dificuldades enfrentadas pelos professores para trabalhar o ensino remoto, a eficiência e eficácia do ensino remoto, como o ensino remoto impactou na aprendizagem dos estudantes e algumas vantagens desse tipo de ensino.