Educação Física- Bacharelado
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Navegando Educação Física- Bacharelado por Autor "Andreis, Rafael"
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Artigo Científico Acesso aberto Clube-empresa e associação esportiva no futebol: considerações sobre suas diferenças e semelhanças(2017) Vieira, Alexandre BottaroO objetivo desta pesquisa é identificar as diferenças e semelhanças organizacionais e estruturais entre associação esportiva e clube-empresa no futebol. Quanto ao método, foi realizada pesquisa qualitativa e descritiva sobre o tema, buscando através da literatura, conteúdo que venha a explicar como funcionam os clubes de futebol. Nesse estudo conclui-se que as semelhanças estruturais nos modelos estão nos itens relacionados a departamentos e custos, já que possuem as mesmas estruturas. Em relação às diferenças, o modelo de Clube-Empresa acaba sendo mais completo, com a criação de um número maior de departamentos e consequentemente de novos custos. As semelhanças organizacionais foram vistas na concepção dos modelos, onde o Clube-Empresa trata de um modelo parecido mas profissionalizado de Associações Esportivas. Comparando os modelos de gestão, vimos que nas Associações temos gestão voluntária, não especializada e parcial, já nos Clubes-Empresa vemos gestores remunerados, especializados e trabalhando em horário integral.Monografia Acesso aberto Fatores que restringem a frequência dos torcedores nos estádios dos clubes de futebol em Santa Catarina(2016) Stähelin, Gabriela PaulineO futebol é, sem dúvidas, o esporte que mais atrai torcedores no Brasil, movimentando em torno de trinta bilhões de reais por ano. Mesmo dentro desse valor, o país está longe de aproveitar todo seu potencial. Para isso cabe aos clubes e seus gestores uma administração de qualidade para entender melhor o perfil do seu consumidor. Com uma crescente na média de público nos estádios dos clubes brasileiros, o estado de Santa Catarina segue um caminho contrário e através disto, esta pesquisa buscará entender os motivos que afastam o torcedor do estádio dos principais times do estado. A pesquisa se caracterizou de natureza explicativa e aplicada, com objetivo descritivo e com abordagem quantitativa. A importância desse tipo de pesquisa se dá pela falta de estudos abordando as barreiras de consumo no mercado esportivo e para que os clubes consigam mensurar e qualificar suas estratégias de gestão no que se refere à média de público, com isso pretendeu-se esclarecer e identificar os fatores que restringem a frequência de torcedores nos estádios dos clubes de Santa Catarina, além de identificar o perfil do consumidor esportivo no estado. O levantamento dos dados foi obtido através da aplicação de um questionário online formulado através de uma escala de Likert de 7 pontos, em seguida foi enviado aos clubes e, a partir destes, encaminhado aos seus torcedores. Participaram desta pesquisa os sócio-torcedores e adeptos de seis clubes de futebol profissional de Santa Catarina e obteve-se uma amostra de 4.976 participantes. Para analisar e descrever os dados foi utilizada a estatística descritiva com parâmetros de frequência relativa e absoluta, através de gráficos e tabelas. Ao final o estudo concluiu que os fatores mais expressivos na restrição do torcedor de comparecer aos estádios são custos, programação esportiva e compromissos. Além disto, sugerem-se novas pesquisas para que sejam analisadas as variáveis de forma mais específica sobre as restrições de frequênciaArtigo Científico Acesso fechado Fatores relevantes que influenciam a renovação de contratos em uma academia(2017) Henn, RafaelCom o aumento do público nas academias, desenvolveu-se um estabelecimento com fins lucrativos, e assim, os profissionais de educação física passaram a ocupar o seu lugar com técnicas eficientes de treinamento, revolucionando o fitness no Brasil. As pesquisas sobre o grau de importância dos clientes desse mercado são de suma importância para a sobrevivência das empresas. Para detectar os fatores internos e externos dos indivíduos foram investigados os motivos de adesão e desistência da prática de atividade física, e apontaram diversas razões para se exercitar: dentre elas a satisfação, que é uma das maiores dificuldades encontradas nas empresas fitness, onde a cada cliente perdido por insatisfação com o atendimento, o gasto para trazê-lo de volta é no mínimo oito vezes maior que conquistar um novo cliente. A melhor linha de defesa a ser adotada por essas empresas é a manutenção de seus clientes. O principal objetivo desse estudo foi o de identificar fatores relevantes que influenciam a renovação de contratos em uma academia de Florianópolis. Foram analisados no período de abril e maio de 2017, os alunos que renovaram o contrato. Estes foram informados da pesquisa e convidados a responderem os questionários durante o ato da renovação, onde os mesmos efetivaram a renovação de contrato em um ambiente isolado de outras pessoas, e responderam a pesquisa em formato de entrevista utilizando um tablete através de um questionário online com o formato do Google Docs. Concluiu-se que dentre os tópicos abordados o setor pessoal (funcionários) tornasse o mais importante na hora da renovação. Sabendo disso os gestores poderão identificar seus pontos que devem ser melhorados e investimentos a serem feitos para evitar essa rotatividade alta que o mercado apresenta, e sim fidelizar o cliente.Monografia Acesso aberto Motivos da não adesão de adolescentes ao futsal extracurricular(2012) Burato, Leonardo dos SantosSendo o futebol um das modalidades mais praticadas no mundo e sabendo que adolescentes estão cada vez mais inativos fisicamente, sedentários e obesos o presente estudo objetivou investigar os motivos da não adesão de adolescentes do Colégio Catarinense ao futsal.extracurricular. Esta pesquisa caracterizou-se por ser uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva do tipo de levantamento. Participaram da pesquisa 138 alunos, sendo 70 meninos e 68 meninas com idade entre 13 e 17 anos. O instrumento utilizado foi o questionário IMAAD (Inquérito de Motivação para Ausência de Atividade Desportiva), validado por Fernandes (2005) e adaptado para o presente estudo, no qual é composto por 39 itens, onde as respostas são dadas numa escalada de Likert onde: 1"discordo plenamente", 2 "discordo", 3 "nem concordo, nem discordo", 4 "concordo" e 5 "concordo plenamente". Pôde-se verificar que a falta de tempo foi o fator mais relatado pelo qual os adolescentes não praticam futsal extracurricular e o fator de menor importância foi ética/incompetência. Quando comparados meninos e meninas, o fator desinteresse pelo esforço físico foi o que evidenciou maior diferença entre os gêneros. Dada a escassez de estudos com esta temática, evidencia-se a necessidade de novas investigações em diferentes contextos.Monografia Acesso aberto Qualidade dos serviços em um estádio de futebol em dias de jogos: um estudo de caso(2017) Deslfino, Augusto BotelhoO futebol é um esporte de âmbito mundial que leva milhões de torcedores aos estádios movidos por um sentimento: paixão pelo seu clube. Além da relação afetiva, cada vez mais, os clubes de futebol procuram fortalecer as suas relações comerciais com os torcedores, tratando o mesmo como um cliente. Com base nisto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados em um estádio de futebol em dias de jogos. Os participantes da pesquisa foram 280 torcedores adeptos de um clube de futebol profissional de Santa Catarina. O instrumento de pesquisa foi um questionário, que aborda a satisfação do torcedor em relação às instalações e aos serviços oferecidos pelo clube, tais como: Bares, banheiros, estacionamento, portões de acesso, central de atendimento ao torcedor, mensalidade dos associados, acomodação no estádio e ambulantes. O questionário foi aplicado vislumbrando-se elucidar a satisfação com a qualidade dos serviços prestados em um estádio de futebol em dias de jogos. Os dados foram coletados através de um questionário online enviado ao clube. Para análise dos dados foram utilizados recursos da estatística descritiva. A pesquisa revelou que trata-se de um público jovem, de sexo predominantemente masculino, que possui um alto nível de escolaridade. A maioria dos usuários é sócia do clube, com uma renda relativamente alta. Em relação aos serviços, os torcedores aprovaram a forma como o clube gere os espaços. Com relação aos ambulantes, houve um equilíbrio no nível de satisfação dos torcedores, assim como nos bares e banheiros. No setor do estacionamento, nem todos utilizam este setor. Na questão dos portões de acesso e secretaria, houve aprovação dos serviços prestados. Quanto às mensalidades e acomodações, houve uma alta satisfação dos serviços. Para finalizar, verificou-se com este estudo que os resultados substanciais podem trazer ao clube uma melhor organização de serviços disponibilizados no Estádio e espera-se que haja uma proliferação dos estudos futuros para um melhor entendimento nesta área, recomendam-se novos estudos envolvendo um maior número de torcedores adeptos ao clube.Artigo Científico Acesso embargado Satisfação do cliente de uma academia em Florianópolis(2017) Dambroz, Ramon Ferreira: O objetivo desta pesquisa foi analisar a satisfação dos clientes de uma academia de musculação localizada em Florianópolis. O instrumento utilizado foi adaptado de Aguiar (2007), o qual avaliou a satisfação dos clientes em diferentes aspectos: estrutura física e equipamentos, serviços, pessoal, conforto e conveniência e preço. A amostra foi constituída por 72 pessoas e os dados foram coletados no mês de outubro entre os dias 3 a 17. Analisando os resultados, conclui-se que, no caso investigado, a amostra apresentou um alto nível de satisfação com todos os tópicos avaliados. Os clientes da academia declaram-se totalmente satisfeito / parcialmente satisfeito com os aspectos “estrutura física e equipamentos” (93,1%), “preço” (95,8%), “conforto e conveniência” (96%), “pessoal” (98,4%). E como aspecto de menor índice de satisfação, “serviços” onde (87,5%) dos clientes da academia, estavam totalmente satisfeito / parcialmente satisfeito.